Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    tiago, na sua regra onde tem port 3126? é pq é a sua porta do proxy? pq no meu caso uso a porta 3128 entao devo mudar ali? é isso? ou o que?

    gostaria de lembrar ao meu ver acho util esse recurso como expliquei em um outro post, nao entregando full para o cliente mas sim, fazendo esse recurso no gateway da rede, e fazendo mais um controle de banda no AP, onde eu limitaria em 384 kbps, no meu caso, ou seja, o que estiver no proxy ira 3 vezes mais rapido do que o normal, o que nao seria um exagero assim, vou fazer testes, como falei, talvez eu ate coloque 256 kbps no lugar de 384, mas acho que ira ajudar sim, posso estar errado porem vou testar.

    parabes tiago boa contribuição, assim que der vou testar tbem

    ha no caso o ap que eu me refiro é um Mikrotik AP ta legal,,,
    Bom dia amigos, n respondi antes pq fui desestressar um pouco :d fui pescar esse final de senaman :d

    jhonnyp, a porta 3126 é a do meu proxy, no seu caso vc coloca 3128 e quem estiver usando outro tipo de porta mude de acordo com sua necessidade.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por undrtkr Ver Post
    acho q dessa forma q vc descreveu nao vai adiantar muito, pq o mikrotik ainda nao sabe se vem do disco, ou se vem da internet, só vai saber q ta saindo do proxy

    o que o mikrotik na versao 3 faz, é marcar la no PROXY os pacotes com acertos (HITS) pq esses sim vem do disco, e depois tirar o controle de velocidade desses pacotes

    na sua demonstracao, todos os pacotes q vierem do proxy independente se vem do disco ou da internet seram sem velocidade,

    é uma boa saida para acelerar navegacao e deixar o resto com controle mais baixo
    mas vai acelerar tudo vier do proxy, e nao só o que vem do disco
    Bom dia amigo.
    Tu ja testou a regra ?
    Teste ela e vc vai ver como que funciona, vc esta certo do que disse mesmo, mas testei e testei varias vezes, cria essa regra ai com ela acima de tudo e cria um regra baixo dela com o controle de banda do seu cliente normal, e teste as paginas que estão em cache para vc ver, n da muita diferença n, agora os arquivos grande que estão em cache é um tiro. A versão 3 n mexi ainda, estou esperando ela ficar mais estavel...

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Bom dia amigo.
    Tu ja testou a regra ?
    Teste ela e vc vai ver como que funciona, vc esta certo do que disse mesmo, mas testei e testei varias vezes, cria essa regra ai com ela acima de tudo e cria um regra baixo dela com o controle de banda do seu cliente normal, e teste as paginas que estão em cache para vc ver, n da muita diferença n, agora os arquivos grande que estão em cache é um tiro. A versão 3 n mexi ainda, estou esperando ela ficar mais estavel...
    sim, os arquivos em cache ficam rapido mesmo, meu cache ta para arquivos até 32mb, entao tudo q ja foi baxado de links estaticos vem rapido

    o problema é quando um cliente começa um download q nao ta em cache, ele come quase toda banda e fica ruim para os outros, até o download dele terminar... seria interessante se só afetasse a navegacao

    nesse momento to tentando criar um filtro para que q downloads maiores q 32mb passe com limite de banda (to quebrando a cabeça ainda hehehe)

    outra coisa, eu comprei uma licenca e instalei a V3RC5 aqui, o web-proxy dela ta mto legal, e ainda marca os pacotes q vem do cache, eh uma maravilha

    só falta botar em funcionando e ver se nao vai dar pau!

  4. #24

    Padrão

    amigo não use a versao 3 ainda em produção em seus clientes , pois ela tem bug no controle de banda, nao controla a bando do cliente correto.
    eu tenho a lincença do mikrotik original em todos os meus servidores e sempre baixei em um aki pra testar da versão 3.0 rc2 ate a rc5 e ainda nao esta corrigida. entao se vc usar e tentar configura as regras para o cache full nao vai adiantar...



    Citação Postado originalmente por undrtkr Ver Post
    sim, os arquivos em cache ficam rapido mesmo, meu cache ta para arquivos até 32mb, entao tudo q ja foi baxado de links estaticos vem rapido

    o problema é quando um cliente começa um download q nao ta em cache, ele come quase toda banda e fica ruim para os outros, até o download dele terminar... seria interessante se só afetasse a navegacao

    nesse momento to tentando criar um filtro para que q downloads maiores q 32mb passe com limite de banda (to quebrando a cabeça ainda hehehe)

    outra coisa, eu comprei uma licenca e instalei a V3RC5 aqui, o web-proxy dela ta mto legal, e ainda marca os pacotes q vem do cache, eh uma maravilha

    só falta botar em funcionando e ver se nao vai dar pau!

  5. #25

    Padrão

    aqui testei e nao ta funcionando nao...
    ate marca os pacotes, masss nao veim nada a full
    e o queues nao marca nada de atividade...
    vou postar aqui as minhas configuraçoes, se estiver algo mal, por favor digao se posive onde, dai eu continuo os testes, mas ate o momento nada!!

    0 X chain=output protocol=tcp src-port=3129 action=mark-connection
    new-connection-mark=proxyC passthrough=yes

    1 X chain=output connection-mark=proxyC action=mark-packet
    new-packet-mark=proxyF passthrough=no



    0 name="CACHE FULL" target-addresses=0.0.0.0/0 dst-address=0.0.0.0/0
    interface=all parent=none packet-marks="" direction=both priority=8
    queue=default/default limit-at=0/0 max-limit=0/0
    total-queue=default-small


    ta alguma coisa errada ???
    meu proxy ta na porta 3129 ok

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    aqui testei e nao ta funcionando nao...
    ate marca os pacotes, masss nao veim nada a full
    e o queues nao marca nada de atividade...
    vou postar aqui as minhas configuraçoes, se estiver algo mal, por favor digao se posive onde, dai eu continuo os testes, mas ate o momento nada!!

    0 X chain=output protocol=tcp src-port=3129 action=mark-connection
    new-connection-mark=proxyC passthrough=yes

    1 X chain=output connection-mark=proxyC action=mark-packet
    new-packet-mark=proxyF passthrough=no



    0 name="CACHE FULL" target-addresses=0.0.0.0/0 dst-address=0.0.0.0/0
    interface=all parent=none packet-marks="" direction=both priority=8
    queue=default/default limit-at=0/0 max-limit=0/0
    total-queue=default-small


    ta alguma coisa errada ???
    meu proxy ta na porta 3129 ok
    Sim, sua regra do /queue simple esta errado, pode ver ai no
    packet-mark="" <<< esta faltando o fluxo, no caso seria packet-mark="proxyF"

    Muda ai...

  7. #27

    Padrão

    Volto a dizer que o proxy full no mt funciona sim, e 100% ao meu ver, logico que caso alguem tenha mais algum tipo de marcação de pacotes e algum configuração de QoS no /queue tree pode chegar a influenciar no cache full, agora vai de cada um de vcs ajustar de acordo com a necessidade de cada um e de acordo com as configurações de cada um.

    Como ja foi falado por alguns amigos aqui mesmo no forum, n vejo grande vantagens usar o cache full em redes wireless, mas em uma rede cabeada seria um grande negocio.

    Fiz um video so para mostrar para os senhores que funciona sim o cache full e ele sabe exatamente o que é do disco e o que é da internet, n vou entrar ao merito de como o fluxo dos dados corre dentro do mikrotik nesse momento, primeiro que é bem complexo, e segundo tomaria muito tempo para explanar tudo, a cada vez mais iria ter mais duvidas e duvidas, so para os senhores terem um idéia, vc entendendo como que os fluxos de dados passam por dentro do mikrotik vc pode fazer qualquer coisa com eles, basta saber por onde ele vem e para onde ele vai, um outro exemplo interessante que tenho é, filtrar varios sites de faz medição de velocidade e deixar que quando os clientes forem fazer teste de velocidade neles dar o maximo d banda que tem no seu link, nesse caso aqueles caras que ficam o tempo inteiro fazendo teste de velocidade, sempre vai dar alto e por ai vai....

    Video de um cache full no mikrotik - tamanho do video 9182Kb
    >>> LinuxAP - Cache Full <<<
    Última edição por tiagomatias; 24-09-2007 às 22:09.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Volto a dizer que o proxy full no mt funciona sim, e 100% ao meu ver, logico que caso alguem tenha mais algum tipo de marcação de pacotes e algum configuração de QoS no /queue tree pode chegar a influenciar no cache full, agora vai de cada um de vcs ajustar de acordo com a necessidade de cada um e de acordo com as configurações de cada um.

    Como ja foi falado por alguns amigos aqui mesmo no forum, n vejo grande vantagens usar o cache full em redes wireless, mas em uma rede cabeada seria um grande negocio.

    Fiz um video so para mostrar para os senhores que funciona sim o cache full e ele sabe exatamente o que é do disco e o que é da internet, n vou entrar ao merito de como o fluxo dos dados corre dentro do mikrotik nesse momento, primeiro que é bem complexo, e segundo tomaria muito tempo para explanar tudo, a cada vez mais iria ter mais duvidas e duvidas, so para os senhores terem um idéia, vc entendendo como que os fluxos de dados passam por dentro do mikrotik vc pode fazer qualquer coisa com eles, basta saber por onde ele vem e para onde ele vai, um outro exemplo interessante que tenho é, filtrar varios sites de faz medição de velocidade e deixar que quando os clientes forem fazer teste de velocidade neles dar o maximo d banda que tem no seu link, nesse caso aqueles caras que ficam o tempo inteiro fazendo teste de velocidade, sempre vai dar alto e por ai vai....

    Video de um cache full no mikrotik - tamanho do video 9182Kb
    >>> LinuxAP - Cache Full <<<
    opa Matias, vc podia passar bem detalhamente todos as regras q vc usou pra rodar do jeito q esta no seu video

    pq aqui nao acontece como no seu video, acontece q qualquer download via porta 80 vem sem controle, soh o q vem via FTP ou outro protocolo q nao seja HTTP eh q vem com controle

    no seu video provavelmente a iso do linux q vc tentou baxar veio deu m FTP por isso foi controlada a velocidade, ja o MSN vem de um HTTP e no caso passa a full, no seu caso veio do cache

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por undrtkr Ver Post
    opa Matias, vc podia passar bem detalhamente todos as regras q vc usou pra rodar do jeito q esta no seu video

    pq aqui nao acontece como no seu video, acontece q qualquer download via porta 80 vem sem controle, soh o q vem via FTP ou outro protocolo q nao seja HTTP eh q vem com controle

    no seu video provavelmente a iso do linux q vc tentou baxar veio deu m FTP por isso foi controlada a velocidade, ja o MSN vem de um HTTP e no caso passa a full, no seu caso veio do cache
    undrtkr, infelizmente como disse anterior mente pode ser que vc tenha alguma outra marcação que possa estar influenciando nos seus testes, tenho certeza que funciona nomalmente o cache, de uma revisada ai, vou postar aqui um foto do arquivo novamente para vc ver que é da porta 80, ok

    A respeito do que eu fiz no cache full, ja foi postado anteriormente, ok

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cache_full_download.jpg
Visualizações:	254
Tamanho: 	104,2 KB
ID:      	1131  

  10. #30

    Padrão

    colega tiagomatias, você utiliza proxy transparent?
    tmb fiz tudo como vc diz, mas o q acontece é realmente o q vem do proxy vem full, mas quando o arquivo não está no, a queue utilizada continua sendo ainda a do proxy.

    Observei então em firewall>connections q quase tudo com destino a porta 80 tmb está sendo marcada pela regra do mangle, daí pergunto se vc utiliza o proxy transparent com o redirecionamento da porta 80 para a do proxy, pois acho o pro tá aí.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagomatias Ver Post
    Volto a dizer que o proxy full no mt funciona sim, e 100% ao meu ver, logico que caso alguem tenha mais algum tipo de marcação de pacotes e algum configuração de QoS no /queue tree pode chegar a influenciar no cache full, agora vai de cada um de vcs ajustar de acordo com a necessidade de cada um e de acordo com as configurações de cada um.

    Como ja foi falado por alguns amigos aqui mesmo no forum, n vejo grande vantagens usar o cache full em redes wireless, mas em uma rede cabeada seria um grande negocio.

    Fiz um video so para mostrar para os senhores que funciona sim o cache full e ele sabe exatamente o que é do disco e o que é da internet, n vou entrar ao merito de como o fluxo dos dados corre dentro do mikrotik nesse momento, primeiro que é bem complexo, e segundo tomaria muito tempo para explanar tudo, a cada vez mais iria ter mais duvidas e duvidas, so para os senhores terem um idéia, vc entendendo como que os fluxos de dados passam por dentro do mikrotik vc pode fazer qualquer coisa com eles, basta saber por onde ele vem e para onde ele vai, um outro exemplo interessante que tenho é, filtrar varios sites de faz medição de velocidade e deixar que quando os clientes forem fazer teste de velocidade neles dar o maximo d banda que tem no seu link, nesse caso aqueles caras que ficam o tempo inteiro fazendo teste de velocidade, sempre vai dar alto e por ai vai....

    Video de um cache full no mikrotik - tamanho do video 9182Kb
    >>> LinuxAP - Cache Full <<<
    thiago, se n for pedir muito vc pode passar a regra de filtrar os sites de teste de velocidade? essa regra sim muito me interessa.
    valew

  12. #32
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    entao ... seguinte eu consegui fazer funciona bem muito bem ainda mais com uns clientes meus donos de provedores com menos de um mega de link...
    eu principalmente to usando num servidor meu e ta otimo ate agora mas to usando as configuracoes que nosso amigo tiagomatias postou
    ok
    abracos.....

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    colega tiagomatias, você utiliza proxy transparent?
    tmb fiz tudo como vc diz, mas o q acontece é realmente o q vem do proxy vem full, mas quando o arquivo não está no, a queue utilizada continua sendo ainda a do proxy.

    Observei então em firewall>connections q quase tudo com destino a porta 80 tmb está sendo marcada pela regra do mangle, daí pergunto se vc utiliza o proxy transparent com o redirecionamento da porta 80 para a do proxy, pois acho o pro tá aí.
    Utilizo sim proxy transparente.

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    entao ... seguinte eu consegui fazer funciona bem muito bem ainda mais com uns clientes meus donos de provedores com menos de um mega de link...
    eu principalmente to usando num servidor meu e ta otimo ate agora mas to usando as configuracoes que nosso amigo tiagomatias postou
    ok
    abracos.....
    Ótimo amigo.

    Bom por mim topico encerrado e funcionando.

    Quem quiser usar cache full na versão 2.9.x esta ai como fazer, pq a versão V3 vai demorar um bocado para estar pronta

  15. #35

    Padrão

    sobre fluxos pra galera entender apenas o que importa

    o fluxo input e output sao pacotes entrando e saindo do mikrotik.

    por isto fazendo um mangle com marcação de output da pra saber que é um pacote vindo do proprio mikrotik e nao da internet.


    pro pessoal não ficar tão voando de como a regra funciona

  16. #36

    Padrão

    pois e aqui funcionou e tive picos no ap de mais de 2.5mb ou seja , levei baita susto..
    agora noa sei o que fazer, deixar ou nao cache full.
    funciona, mas nao sei se ajuda ou atrapalha...
    vou esperar o pessoal testar melhor, e depois desidir se vale a pena ou nao, aqui eu teva guardndo arquivos de ate 1mb, se tiver arquivos maiores, acho que daria problemas sim...

  17. #37
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    mas ai amigo e so setar o tamanho do arquivo armazenado eu setei em 25 mega por causa do msn e atualizacoes de anti virus nao precisa de arquivos maiores que esse pois 50% dos downloads sao doq MSN, PLUGINS, WINAMP, ETC...
    sao esses e pelos testes que realizei um dowload de um arquivo de 25 mega demora en torno de umminuto nao afetando o desempenho da rede....

  18. #38

    Padrão

    Comigo ainda não foi...faço tudo certo...conferi minhas regras, até desabilitei os mangles e deixei apenas as duas do proxy full e mesmo assim não rolou.
    Aqui acontece q quase tudo tá sendo marcado como vindo proxy, então dei um torch na interface dos clientes e é como se tudo realmente estivesse vindo do proxy. Naveguei em sites diferentes baixei coisas nunca baixadas e fica e toch sempre aponta vindo do proxy.

    O q pode está errado com meu sistema, fiquei preocupado agora!
    A porta q uso para o proxy é a 8029.

    http://img166.imageshack.us/img166/7...age1ty4.th.gif

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kryseck Ver Post
    Comigo ainda não foi...faço tudo certo...conferi minhas regras, até desabilitei os mangles e deixei apenas as duas do proxy full e mesmo assim não rolou.
    Aqui acontece q quase tudo tá sendo marcado como vindo proxy, então dei um torch na interface dos clientes e é como se tudo realmente estivesse vindo do proxy. Naveguei em sites diferentes baixei coisas nunca baixadas e fica e toch sempre aponta vindo do proxy.

    O q pode está errado com meu sistema, fiquei preocupado agora!
    A porta q uso para o proxy é a 8029.

    http://img166.imageshack.us/img166/7...age1ty4.th.gif
    Vc esta usando proxy transparente ? pq quando usado o proxy transparente, mesmo o arquivo sendo baixado direto do HD em cache se vc olhar em torch ele mostra como se estivesse vindo da net e não como esta aparecendo esse seu ai direto do proxy, posta suas configuraçòes do web-proxy e do NAT DST-NAT para vermos como que esta fazendo.

  20. #40

    Padrão

    eu gostaria de saber se tem como eu configurar para os clientes q eu tenho via cabo usarem o cache full e os wifi n, pq seria super interessante pra mim issu , obrigado pela atençao ..