+ Responder ao Tópico



  1. #1
    blahh
    Visitante

    Padrão Problema com Iptables

    seguinte, no meu firewall tenho uma regra para bloquear o jabber com layer7:

    iptables -A FORWARD -m layer7 --l7proto jabber -j DROP

    só que quero liberar determinado servidor jabber para que as maquinas tenham acesso a ele...

    como minha politica é DROP, ou seja, bloqueio tudo e libero so o que eu quero fiz o seguinte:

    substitui a regra acima por:
    iptables -A FORWARD -m layer7 --l7proto jabber ! -d xxx.xxx.xx.x -j DROP

    mas o bloqueio para o servidor que liberei na excessão continua....
    Última edição por blahh; 24-09-2007 às 16:06.

  2. #2

    Padrão

    blah, voce precisa utilizar a ordem de verificacao e aplicacao das regras no iptables, que diz o seguinte: na chain em questao, regra por regra é verificada. se determinado pacote bater com determinada regra, as demais serao ignoradas. Isso nao se aplica apenas para destinos de LOG, onde a regra que bate com o mesmo pacote a seguir podera ser lida. Logo, no seu caso, crie regras liberando os servidores jabber que voce precisa, deixando pra bloquear por ultimo.


    iptables -A FORWARD -m layer7 --l7proto jabber -d ip_servidor_1 -j ACCEPT
    iptables -A FORWARD -m layer7 --l7proto jabber -d ip_servidor_2 -j ACCEPT
    iptables -A FORWARD -m layer7 --l7proto jabber -d ip_servidor_3 -j ACCEPT
    iptables -A FORWARD -m layer7 --l7proto jabber -j DROP

    Assim, se a conexao for para o servidor 1, 2 ou 3, a regra ACCEPT será aplicada, e o kernel nao irá verificar a proxima regra, que é DROP. Caso a conexao seja para qualquer outro servidor JAbber que nao s 3 primeiros, ele irá negar.

    Espero ter ajudado.

    Fabio
    LPIC

  3. #3
    blahh
    Visitante

    Padrão

    cara, eu ja tinha testado desse jeito, mas não funciona, ele bloqueia geral....

  4. #4

    Padrão

    Voce tem outras regras além dessas para o protocolo Jabber ?

  5. #5

    Padrão

    Se vc tá bloqueando tudo blahh, provavelmente deve estar faltando a regra de volta.
    Vc liberou o dst, e o src pra quando voltar do server jabber?