+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MKT faz WebProxy em Computador remoto sem necessidade do Squid?

    Pessoal,
    Estou começando no MKT e vou subir uma routerboard na minha torre, mas por questões de economia de energia eu irei utilizar o meu nobreak apenas na routerboard, modem e switch.
    Minha dúvida é em relação ao WebProxy, eu gostaria de configurar o MKT para fazer cache em um HD no meu computador. Mas este computador não seria um servidor nem nada, ficaria ligado para meu uso e para servir como cache, mas caso caia a energia o MKT continua funcionando normalmente, apenas ignorando o cache. Minha dúvida é: o MKT faria este tipo de cache? Ou eu teria que usar o Squid ou algum gerenciador de proxy para tal?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Abutre69 Ver Post
    Pessoal,
    Estou começando no MKT e vou subir uma routerboard na minha torre, mas por questões de economia de energia eu irei utilizar o meu nobreak apenas na routerboard, modem e switch.
    Minha dúvida é em relação ao WebProxy, eu gostaria de configurar o MKT para fazer cache em um HD no meu computador. Mas este computador não seria um servidor nem nada, ficaria ligado para meu uso e para servir como cache, mas caso caia a energia o MKT continua funcionando normalmente, apenas ignorando o cache. Minha dúvida é: o MKT faria este tipo de cache? Ou eu teria que usar o Squid ou algum gerenciador de proxy para tal?
    O mt tem a opção de jogar os clientes para consultat o cache squid de outra maquina remota, e da tmb para fazer ume regra que caso essa maquina remota n responder por alguns segundo desabilitamos a regra do redirecionamento do proxy, mas so tem um detalhe ai na sua ideia, usar a maquina com windows ao mesmo tempo, fora de questão.... se quiser fazer o squid em maquina remota vai legal mas ela tera que ser dedicada apenas para squid e com linux de preferencia
    Se tem como vc fazer isso n windows, sinceramente n sei, mas deve ter sim, se ha vantagem, não nenhuma... ainda mais que vc ficara usando os recursos do windows ao mesmo tempo, se so o windows ja é uma porcaria imagina agora jodando algum programa para fazer cache ao mesmo tempo
    Outra coisa se vc fazer isso sua net vai ficar uma carroça, pq se essa maquina tiver lentidão a net dos clientes tmb ficara lenta, e por ai vai....

  3. #3

    Padrão

    Tiago, obrigado pela resposta.
    Eu uso o ISA server no Server 2003 para fazer controle de usuarios, firewall, banda, cache, etc. Não tenho muito do que reclamar, é um ótimo sistema, estável, bom nível de segurança, muito fácil de configurar, mas é um sistema muito bom para empresas, onde vc controla o que o usuario ve, o que o usuario faz... mas para provedor, tem que ser linux, por exemplo o mikrotik, que é específico para provedores, onde vc tem que liberar o máximo de acesso ao usuario à internet (pra nao dizer total acesso) e ter um nível máximo de segurança na rede e tb ter o máximo de controle sobre cada cliente. Sou usuario windows, e conheço muito pouco de linux, mas já me convenci de que, nesta area, ou vc aprende linux, ou vc ta fora. Logo, vou pendurar uma routerboard na torre, no inicio sem cache ou tentar utilizar o cache do ISA server, e posteriormente vou preparar uma maquina linux com squid pra fazer cache.
    Quanto ao consumo de energia... realmente vou ter que me virar pra arrumar um nobreak descente :-), se quizer ser profissional, tem que ser desta maneira.
    Me ficou uma dúvida, caso eu configura o mikrotik AP num computador com HD e tudo, eu consigo configurar o cache pelo mikrotik neste HD? Ou o MKT não faz cache por si só?
    Valeu pela dica
    abraços