+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Permissões Diretório HOME

    Boa noite galera, pesquisei no google e por aqui mas não consegui achar uma solução. Seguinte em um servidor que tem o serviço de ftp e hospedagem de paginas do pessoal aqui da escola onde trabalho esses dias começou a dar problemas quando acessava o ftp dos usuarios, os que tinham a pasta no HOME criada e com arquivos la dentro não conseguiam altera-los, e quem não tem diretorio criado ainda, o linux não deixa mais criar, fui verificar e estava o HOME com todas as permissões trocadas e o dono e o grupo tambem estava alterado, tentei varias coisas dentro do meu alcance, mas nada deu certo. Será que alguem poderia me ajudar?
    Desde ja obrigado

  2. #2

    Padrão

    Saudações vcasali,
    Isso aí não se altera sozinho não, alguém alterou essas permissões e donos e gurpos.
    Veja bem como está a segurança nesse servidor, se o firewall tá bem configurado, se os usuários de ftp não tem shell válido, se possível use secure ftp ao invés de ftp.
    Veja o histórico dos comandos dos usuários e do root, veja as últimas conexões nessa máquina. Se vc não descobrir qual administrador fez a cagada, isso pode ter sido de um lammer também.
    Volta ao que deveria ser o dono e grupo dos diretórios no home que o ftp já deve voltar ao normal.
    Se foi invasão a máquina tá comprometida, vc vai ter que reinstalá-la, se não foi isso aí já resolve.

    abraço.

  3. #3

    Padrão

    ola joseguilherme, tentei voltar ao que eram as permissões no home mas não ta dando muito certo, tentei logar no servidor com um usuário comum e ele não cria o diretório no home pra ele ele e coloca o / como home temporário para o usuario novo, não tem jeito, qual seriam as permissões padrão para mim aplicar no home para tentar ver se ele deixa os usuarios criarem o diretório.
    Obrigado pela ajuda pessoal.

  4. #4

    Padrão

    O problema é o seguinte, isso que vc disse de ele colocar o / como diretório home, é pq o usuário continua sem acesso ao home dele.
    A permissão comum para o diretório home é 750 ou 755. Sendo que o dono tem que ser o usuário e o grupo o grupo do usuário.
    Então vc vai usar dois comandos pra consertar isso, o chmod para alterar as permissões e chown para trocar o dono e o grupo.
    Exemplificando, diretório home do usuario ze:
    Código :
    chmod -R 750 /home/ze 
    chown -R ze.ze /home/ze
    A opção -R é para aplicar as mudanças recursivamente (em todos os subdiretórios).

    tentae, abraço.