+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Upgrade de uma instalação antiga do CACTI

    Olá Pessoal!!

    Estou com uma dúvida aqui sobre um upgrade que preciso fazer...
    Aqui em uma filial da minha empresa uma vez a alguns anos atraz instalamos
    um servidor linux com CACTI para monitorar os equipamentos da nossa rede e
    acabei deixando a manutenção do servidor na mão de uma pessoa da filial.

    Acabou que essa manutenção não aconteceu e o CACTI esta super antigo assim como muitas coisas do sistema!
    Agora se eu tento fazer um "apt-get upgrade" me aparece uma lista enorme mas
    dizendo que "foram deixados para traz"! Somente se eu faço um "apt-get dist-upgrade" eu consigo ver os upgrades começarem!

    Só que são tantos upgrades (180MB), atualizando entre eles MySQL, PHP, CACTI e PERL!
    Será que executando essa operação poderia resultar em uma perda dos meus dados do CACTI (graficos, base de dados, e arquivos rrd)??

    Alguém já fez algum upgrade grande assim??
    Esse procedimento irá passar meu sistema de Sarge para Etch!

    Valeu!!

    André

  2. #2

    Padrão

    Então companheiro, tu até pode fazer isso, mas aconselho a fazer um backup da sua base de dados antes, com o mysqldump. agora se for para atualizar somente o cacti pega no site a versão atual e ofical.
    acho que seria até mais facil, vc atualizar seu sistema via source. famoso ./configure && make && make install.
    Qualquer coisa posta ae, detalhe esse servidor roda só o cacti.

  3. #3

    Padrão

    Opa!! Então... esse servidor só roda o cacti mesmo...
    Porém ele possui graficos bem importantes que os ISPs daqui consultam
    para verificar o consumo dos nossos usuários! Então já viu neh!!

    Se da algum pau nesse cacti vai ser um problemão!

    Eu pensei tb em fazer a atualização pegando o source no site do cacti
    e só atualizar a parte da pagina mesmo (deixando o mysql, php e perl sem atualizar)
    mas como a primeira instalação do CACTI foi feita com APT, ele faz vários links para diretórios onde estao os RRAs e outras coisas...

    Acho que seria tranquilo de fazer isso somente criando os mesmos links para o novo diretório do site do CACTI não??

  4. #4

    Padrão

    Fui dar uma olhada no site do cacti e vi as instruções de upgrade...
    Acho que vai ser mais simples fazendo pelo source!!

    Valeu!!

  5. #5

    Padrão

    Bom... só para fechar esse tópico aqui...
    Eu acabei fazendo o upgrade do cacti utilizando o APT mesmo...
    Fiz um "apt-get dist upgrade" e ele atualizou todo meu sistema incluindo o cacti e não tive problema algum!