+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Aceleração na rede wireless utilizando os protocolos (WCCP e OSPF)

    Oi pessoal,

    Estou querendo da uma melhorada na minha rede wireless, para isso quero implantar dois ótimos protocolo que são o WCCP para ser utilizado no meu proxy e o OSPF para fazer um roteamento mais preciso e rápido, mais nem tudo na vida e fácil!!, já procurei muito exemplos de como utilizar estes protocolos, e também tenho alguma duvidas que não foi esclarecidas. Gostaria que alguém deste fórum me ajudasse tanto nas duvidas como tb na implantação desta infra-estrutura nova na minha rede.


    1. WCCP – Tenho um cisco 2600 com 6Mb Embratel, e um servidor Dell800 com 03 HD SCSI 70Gb com 2.5Gb de ram, minha duvida e o seguinte!, este servidor deve ficar entre o cisco e o Switch onde será ligado nas demais maquinas?, e por algum motivo o Proxy para de funcionar como meu acesso vai ficar?, sei que vou ficar sem acesso, qual seria uma alternativa mais rápida p/ redirecionar o trafego sem ter que perder tempo?, Tipo uma coisa automática!!!

    Ex.: [Link] -------- [Cisco 2600] -------- [Proxy] -------- [Switch] -------- [Clientes]

    2. OSPF – Estou precisando acelera minha rede wireless, fiquei sabendo que este seria o melhor protocolo p/ isso!, porem não tenho idéia de como utilizar ele e nem de como configura o mesmo, hj tenho 01 servidor com gateway utilizado o sistema myauth do Patrick Brandão, qual seria o melhor caminho p/ agilizar esta minha rede?, e como configura o protocolo no linux OSPF?

    /----------- [AP – Mikrotik]
    |
    Ex.: [Myauth] -------- [Switch] --------|-----------[AP – StarOS]
    |
    \----------- [AP – Mikrotik]

    Grato,
    Última edição por Good_speed; 29-09-2007 às 20:27.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    O WCCP, normalmente é utilizado para o cisco encaminhar as requisições ao proxy, de maneira transparente e normalmente mais rápido e com a vantagem dos hosts "debaixo" do proxy sairem com seus próprios IPs.

    Implantando WCCP na Hierarquia de Proxies da RNP

    Linux: Squid com WCCP [Artigo]

    http://www.cisco.com/warp/public/732...P_Overview.ppt

    O OSPF é um protocolo de roteamento avançado que irá permitir a divulgação de rotas estáticas e dinâmicas de maneira mais eficiente, com a vantagem de, se bem configurado, implementar redundância.

    Open Shortest Path First - Wikipedia, the free encyclopedia

    Cisco - OSPF Design Guide

    Tutorial de TCP/IP – Parte 15 – Protocolos de Roteamento Dinâmico - OSPF

    Não posso afirmar até que ponto, tais protocolos irão lhe ajudar a acelerar sua rede, só posso afirmar que utilizando-se dos mesmos terá uma rede mais profissional, melhor gerenciada e de mais estabilidade.

  3. #3

    Padrão

    para implementar WCCP vc precisa criar um tunel GRE (ip_gre) entre o servidor e o router, o que aconselho é voce ter outra fast ethernet no router ligada direto no server..
    supondo que voce tenha 2 fast e para o squid (FastEthernet0/1 ligado no servidor squid e FastEthernet0/2 onde voce 'alimenta' os servidores)

    ai voce configurar o router assim:

    Código :
    ip [B]wccp[/B] web-cache redirect-list 190
    interface FastEthernet0/1
     description web-proxy
     ip address 10.15.163.10 255.255.255.252
     duplex auto
     speed auto
     media-type rj45
     no negotiation auto
    interface FastEthernet 0/2
      ip [B]wccp[/B] web-cache redirect out
     
    access-list 190 permit tcp 10.15.128.0 0.0.63.255 any eq www
    access-list 190 permit tcp 10.15.128.0 0.0.63.255 any eq 8000
    access-list 190 permit tcp 10.15.128.0 0.0.63.255 any eq 8080

    no squid.conf

    Código :
    [B]wccp[/B]2_router 10.15.163.10
    [B]wccp[/B]_version 4
    [B]wccp[/B]2_forwarding_method 1
    [B]wccp[/B]2_return_method 1
    [B]wccp[/B]2_service standard 0
    na interface que ta ligada no squid vc sobe o modulo ip_gre e cria um tunel com o ip da FE0/1 !!

    feito isso.. basta iniciar o squid e verificar se ha trafego no tunel !!

    peguei isso la do wiki..

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    O WCCP, normalmente é utilizado para o cisco encaminhar as requisições ao proxy, de maneira transparente e normalmente mais rápido e com a vantagem dos hosts "debaixo" do proxy sairem com seus próprios IPs.

    Implantando WCCP na Hierarquia de Proxies da RNP

    Linux: Squid com WCCP [Artigo]

    http://www.cisco.com/warp/public/732...P_Overview.ppt

    O OSPF é um protocolo de roteamento avançado que irá permitir a divulgação de rotas estáticas e dinâmicas de maneira mais eficiente, com a vantagem de, se bem configurado, implementar redundância.

    Open Shortest Path First - Wikipedia, the free encyclopedia

    Cisco - OSPF Design Guide

    Tutorial de TCP/IP – Parte 15 – Protocolos de Roteamento Dinâmico - OSPF

    Não posso afirmar até que ponto, tais protocolos irão lhe ajudar a acelerar sua rede, só posso afirmar que utilizando-se dos mesmos terá uma rede mais profissional, melhor gerenciada e de mais estabilidade.
    Oi Sergio,

    Quanto tempo?, cara obrigado pelas dicas. vou da uma estutada aqui nisso tudo q vc me mandou!!!

    Grato,

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    para implementar WCCP vc precisa criar um tunel GRE (ip_gre) entre o servidor e o router, o que aconselho é voce ter outra fast ethernet no router ligada direto no server..
    supondo que voce tenha 2 fast e para o squid (FastEthernet0/1 ligado no servidor squid e FastEthernet0/2 onde voce 'alimenta' os servidores)

    ai voce configurar o router assim:

    Código :
    ip [B]wccp[/B] web-cache redirect-list 190
    interface FastEthernet0/1
     description web-proxy
     ip address 10.15.163.10 255.255.255.252
     duplex auto
     speed auto
     media-type rj45
     no negotiation auto
    interface FastEthernet 0/2
      ip [B]wccp[/B] web-cache redirect out
     
    access-list 190 permit tcp 10.15.128.0 0.0.63.255 any eq www
    access-list 190 permit tcp 10.15.128.0 0.0.63.255 any eq 8000
    access-list 190 permit tcp 10.15.128.0 0.0.63.255 any eq 8080

    no squid.conf

    Código :
    [B]wccp[/B]2_router 10.15.163.10
    [B]wccp[/B]_version 4
    [B]wccp[/B]2_forwarding_method 1
    [B]wccp[/B]2_return_method 1
    [B]wccp[/B]2_service standard 0
    na interface que ta ligada no squid vc sobe o modulo ip_gre e cria um tunel com o ip da FE0/1 !!

    feito isso.. basta iniciar o squid e verificar se ha trafego no tunel !!

    peguei isso la do wiki..
    ,

    Oi Alexandre,

    E muito bom contar com amigos como vc e o sergio nesta horas. muito obrigado!!!