+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois Cartões

    PessoALL,

    Eu posso colocar dois cartões no Mikrotik e apenas uma antena omni? Como faço isso, se é um T que faz essa fusão, como se chama e se tens uma foto por favor posta para mim ver.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Voe quer ter 2 essid numa omni só?

  3. #3

    Padrão

    Pedro, não sei a melhor forma de fazer, já vi dizer que posso colocar um unico SSID para os dois cartões e tambem vi dizer que é melhor trabalhar com SSID diferentes.

    Como disse só preciso usar os dois cartões na mesma omni, da melhor forma.
    Última edição por EdilsonLSouza; 30-09-2007 às 12:56.

  4. #4

    Padrão

    Tem uns divisores de potencia no mercado que unem uma saida a duas antenas, mas o inverso não é recomendável porque voce estara colocando em risco a saida dos equipamentos.

    Voce quer fazer um sistem redundante? tipo se um cartao falhar o outro assume?

  5. #5

    Padrão

    Bom pedro, nesse caso vou ficar apenas com um cartão, porque iria comprar outro cartão se fosse o caso de usar na mesma omni, mas como não pode compro o cartão quando eu mudar para paneis de 90º ai coloco o segundo cartão. obrigado.

  6. #6

    Padrão

    É isso...

    O melhor a fazer é voce jogar dois cartoes em dois paineis.

    mas lembre-se de coloca-los em frequencias que nao interfiram na outra, ex. 1, 6 e 11 e numa distancia de 1 metro.

  7. #7

    Padrão

    acho que ele deve ter pegado algum post voando


    vc utiliza 2 SSID iguais em AP diferente em canais diferentes em antenas direntes para realizar o ROMING


    isso para quemtiver o melhor sinal para fazer a melhor cobertura. e muito bom se der pau num radio o outro continua e o cliente nao cai

  8. #8

    Padrão

    Mas tem um pequeno problema com relação a isso...

    Os clientes que tem placa vai ficar com aquele balaozinho incomodando toda hora avisando que a conexao de rede sem fio está conectada, porque a placa fica dando preferencia e escaneando o melhor sinal.

    O ideal é deixar um parado esperando o outro parar.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Mas tem um pequeno problema com relação a isso...

    Os clientes que tem placa vai ficar com aquele balaozinho incomodando toda hora avisando que a conexao de rede sem fio está conectada, porque a placa fica dando preferencia e escaneando o melhor sinal.

    O ideal é deixar um parado esperando o outro parar.
    Bom dia Srs.

    É muito bom trocarmos essas ideias para sanar duvidas quanto ao uso de equipamentos, isso eleva muito a nivel do forum. Portanto aproveitando o tema, pergunto ao amigo Pedro, se essa distancia de 1 metro entre as antenas se é com relação as costas/costa (no caso de setorial) ou se em relação a altura onde estao colocadas na torre?.
    Antecipadamente agradeço.
    Última edição por Mirandapb; 01-10-2007 às 06:14.

  10. #10

    Padrão

    veja só...

    um círculo tem 360º se voce vai por 2 antenas de 90º voce tem que calcular o anglo imaginário delas de modo que 2 formem 180º ou seja meio círculo.

    Para isso o ideal é mante-las 1 metro distante uma da outra.

    Isso vale também pra antenas omnidirecionais de ate 12db.

    Existe uma coisa chamada onda estacionária, é algo como potencia concentrada no local que pode danificar o setor de rf ou o cartao da outra antena e vice-versa.

  11. #11

    Padrão

    Pelo que analisei, seria melhor vc usar um mare 2 cards, e duas setoriais de 180", ficaria qualidade total.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    É isso...

    O melhor a fazer é voce jogar dois cartoes em dois paineis.

    mas lembre-se de coloca-los em frequencias que nao interfiram na outra, ex. 1, 6 e 11 e numa distancia de 1 metro.
    Pedro, cada cartão tem duas saida, uma wlan e uma auxiliar, não seria cada cartão duas paineis.

  13. #13

    Padrão

    Olhe, os Samsungs tem cartoes com 2 saidas, mesmo assim voce so pode usar um essid.

    essa ideia de colocar 2 radios ou um radio com 2 cartoes em duas setoriais de 180º graus é muito boa.

    aqui na base principal eu uso uma omni de 15db da Ideal com um cartao de 200mw pra atender os mais distantes e um painel de 90º com cartao de 32 para os clientes pertinho e fica muito bom

    A omni está a 1m de distancia e logo abaixo o painel da Visiontec.

  14. #14

    Padrão

    Bom, como não vou investir agora em paineis, terei que usar apenas um cartão com a omni? ou posso usar uma omni e uma painel para o mesmo cartão usando o mesmo essid?

  15. #15

    Padrão

    Sim, voce pode usar um cartao, tanto pra a omini como o painel, mas ai chama-se de desperdício.

    Se voce comprar uma omni de 15db e um cartao de 200mw ja está de bom tamanho.

    Ou ate mesmo se voce por um bom radio é mais que suficiente pra cobrir 30 clientes numa boa.