Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace ponto a ponto 55 Km Aceito (e preciso) de sugestões

    Caros amigos estou pensando em fazer um enlace ponto a ponto de 55Km, gostaria de sugestões sobre que padrão utilizar, e que tipo de equipamento, estou pensando em colocar um mkt padrão 5.8Ghz com as pcis da ateros, estou com duvidas em tudo, portanto aberto para sugestões sobre qual radio utilizar e que tipo de antena. Gostaria de saber de quem ja fez pois afinal é im investimento pesado pra não dar certo.

  2. #2

    Padrão

    Oi Amigo , como é a tua visada nesses 55 km ?

  3. #3

    Padrão

    Amigo, lembrando q visada é tudo sugiru a seguinte utilizacao....
    antena direcional outdoor hyperlink que tenha um ótimo ganho tipo 33 dbi,
    Mk com cartoes d-link chip atheros ou os radios terabean..
    2 micros novos de preferencia na torre,rrsss pra nao ficar dando pau né,,,,
    Com essa configuraçao vc tera um link 100 % e poderá aproveitar todos os beneficios de conectividade wireless em longas distancias além de throughput maiores através de sua zona sem fio outdoor...

    Espero ter ajuda.....

    Grande abraço e nao esquece de postar os resultados ai em parcero.......

  4. #4

    Padrão

    A minha visada é de parcial pra limpa pois estou no ponto A 120m do nivel do mar e do ponto B a 80m sem predios ou motanhas no caminho.

  5. #5

    Padrão

    visada parcial eh causada por obstaculos ou pq esta muito distante e vc nao consegue enxergar o outro ponto?
    Pra voce conseguir 55km vc vai precisar de antenas hyperlink de boa qualidade e cartoes ubiquiti de 400mw.
    Ou se prefirir algo mais profissional, podes tentar solucoes com long rages ou algo do genero.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    visada parcial eh causada por obstaculos ou pq esta muito distante e vc nao consegue enxergar o outro ponto?
    Pra voce conseguir 55km vc vai precisar de antenas hyperlink de boa qualidade e cartoes ubiquiti de 400mw.
    Ou se prefirir algo mais profissional, podes tentar solucoes com long rages ou algo do genero.
    Então vc acha q o ubiquiti de 400mw eu consigo ? vc conhece alguem que tenha conseguido esta distancia com este cartão ?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliochapnet Ver Post
    Amigo, lembrando q visada é tudo sugiru a seguinte utilizacao....
    antena direcional outdoor hyperlink que tenha um ótimo ganho tipo 33 dbi,
    Mk com cartoes d-link chip atheros ou os radios terabean..
    2 micros novos de preferencia na torre,rrsss pra nao ficar dando pau né,,,,
    Com essa configuraçao vc tera um link 100 % e poderá aproveitar todos os beneficios de conectividade wireless em longas distancias além de throughput maiores através de sua zona sem fio outdoor...

    Espero ter ajuda.....

    Grande abraço e nao esquece de postar os resultados ai em parcero.......
    Cara estou super ansioso pra botar isso em pratica, me diz ai vc acha q as dlink g530 dão conta do recado, eu gostei da ideia do achiodi de usar o obiquiti que tem 400 mw mais acho q está potencia é pouca. Vc acha q eu consigo chegar lá com a esta potencia com antenas de 33 dbi da hyp ?

  8. #8

    Padrão

    Ja me falaram que fecharam 60km com esses cartoes e antenas de alto ganho. Eu nao fechei essa distancia entao nao posso te garantir 100%
    Se vc analisar uma long range, ela tem 250mw e fecha essas distancias...
    Entao pela logica com 400mw vc tambem teria que fechar. O maximo que fechei foram 20km com antenas de 26db da zirok e pcis dlink ag530 com um otimo throughput, na casa dos 12mb.
    Mas acredito que com os ubiquits e as antenas da hyper vc fecha essa distancia numa boa... Vais passar um certo trabalho pra alinhas, mas consegue fechar sim!

  9. #9

    Padrão

    boa tarde..........como andei lendo ai vi q nosso amigo precisa... fazer um ponto meio longe ja usei o radio long rage e fiz um pmp..de 65 km.....com antenas hyperlink..de 33 dbi.......e ja vi outro ponto com router mikrotik. 5.8.e com mesma antena...e funcionou bem.....aqui na outra cidade q to agora aqui no Mato Grosso.......usamos nos nossos pontos.....q interligamos as fazendas com a cidade radio Mikrotik 900 mhz...e ja fiz 44 km sem visada...então...veja ai certinho....altura das torres..e tire os pontos com GPS.....e veja e estude certo..qual quer duvida estamos aqui..pra ajudar....pergunte..sem medo....desde ja agradeço...a todos.....até mais.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gaucholrv Ver Post
    boa tarde..........como andei lendo ai vi q nosso amigo precisa... fazer um ponto meio longe ja usei o radio long rage e fiz um pmp..de 65 km.....com antenas hyperlink..de 33 dbi.......e ja vi outro ponto com router mikrotik. 5.8.e com mesma antena...e funcionou bem.....aqui na outra cidade q to agora aqui no Mato Grosso.......usamos nos nossos pontos.....q interligamos as fazendas com a cidade radio Mikrotik 900 mhz...e ja fiz 44 km sem visada...então...veja ai certinho....altura das torres..e tire os pontos com GPS.....e veja e estude certo..qual quer duvida estamos aqui..pra ajudar....pergunte..sem medo....desde ja agradeço...a todos.....até mais.
    Caro amigo muito obrigado pela antenção, bem eu estou certo de que irei usar antenas de 33 dbi de preferencia hyper link agora estou na duvida sobre usar 5.8ghz ou 900 caso use 5.8 tenho 03 opções - 01 cartões ubiquiti no mkt- 02 terabem long rage - 03 ovilink wla500, estou gostando do custo e da ideia de usar um ovisilink mais será q ele aguenta. Tenho que decidir isso até sab que segunto to comprando claro q de preferencia o menor custo .DESDE JÀ OBRIGADO

  11. #11

    Padrão

    Nunca usei esse ovislink...mas se vc for fazer um ponto a ponto com essa distancia melhor vc usar um radio mais potente...ou como posso falar...robusto.....pois vc vai ter q ter uma responsabilidade maior sobre esse ponto....é melhor vc gastar um pouco mais em uma coisa...mais cara e funcionar perfeitamnete. sem te dar problemas mais pra frente...tambem nao querendo falar mal do radio ovislink......mas como quero dizer eu usei aqui mkt..e lon ranges..e tive boas respostas...e poucos problemas..e nao precisei me deslocar para dar suporte..pois a rede ta funcionando bem.......entendo seu caso mas.....foi uma ídéia minha não sei se conseguiu enteder alguma coisa...rs.mas.tudo bem..precisar to por aqui....até mais.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gaucholrv Ver Post
    Nunca usei esse ovislink...mas se vc for fazer um ponto a ponto com essa distancia melhor vc usar um radio mais potente...ou como posso falar...robusto.....pois vc vai ter q ter uma responsabilidade maior sobre esse ponto....é melhor vc gastar um pouco mais em uma coisa...mais cara e funcionar perfeitamnete. sem te dar problemas mais pra frente...tambem nao querendo falar mal do radio ovislink......mas como quero dizer eu usei aqui mkt..e lon ranges..e tive boas respostas...e poucos problemas..e nao precisei me deslocar para dar suporte..pois a rede ta funcionando bem.......entendo seu caso mas.....foi uma ídéia minha não sei se conseguiu enteder alguma coisa...rs.mas.tudo bem..precisar to por aqui....até mais.

    Caro amigo deixa eu ver se entendi direito vc mesclou long rage com mkt como fez isso ? Será que daria certo um teramax numa ponta e na outra um mkt com um cartão 5.8 ateros ?Baixaria muito o custo .

  13. #13
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    sou a favor de usar mikrotik com RB 133c ou rb532 com cartoes senao de 5.8 tenho de 69 km com visada perfeita to satisfeito com o ptp sinal em -62 com ping de 2ms
    trongh de 9mbps
    abracos.....

  14. #14

    Padrão

    Bem amigos muito obrigado por todas as dicas foram de uma enorme importancia, sem isso teria sido muito dificil, bem minha decisão estarei utilizando um par de kod 2000 ( mkt level 4) com 02 antenas pluton de 37dbi e acredito que vai atender a minha necessidade bem, Estou pensando um pouco por q este kod 2000 é um mkt com 02 cartoes ateros estou pensando será que eu montar um pc/mkt com 02 cartões ateros teria o mesmo rendimento ????????

    segue o link do kod 2000
    American Explorer

  15. #15

    Padrão Resposta ao enlece ponto a ponto 55 km

    Olá amigo, se vc quer uma coisa de qualidade e com garantia lifetime, procure produtos da motorolla, mais basicamente CANOPY eles não dão pau e, principalmente é fácil de configurar e é MOTOROLA é claro. Uso atualmente para um tráfego de 7 megas e é perefeito e, como disse a garantia é eterna.
    É caro mais vale a pena.
    entre neste sitio e veja: Motorola Wireless Broadband Solutions

  16. #16
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vou te passar uma experiência que tive,

    64kms, visada total.

    Lado A : Zirok 33dbi Solida (Bem agarrada, apontada com GPS) + MK Routerboard 133 com 1 cartão Ubiquit 5.8 400mw + 3 mts LMR400.

    Lado B: Zirok 33dbi Solida + MK Routerboard + 1 Cartao ubiquit 5.8 400mw.

    Througput :
    Maximun: 8mb's
    Average: 5,5mbs
    minimun: 4mb.

    ou seja, vocÊ não vai gastar muito (porque Zirok é Muito barata)
    e ela funciona viu!

    Claro , acredito que com Hyperlink 33db você consiga + througput cerca de uns 10mb.

    mas, vai do que você precisa e de quanto quer gastar!

    acredito que 2.300 você faça esse ptp com zirok,
    ja com hyper, você salta pra casa dos 8 a 9 mil.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juliochapnet Ver Post
    Amigo, lembrando q visada é tudo sugiru a seguinte utilizacao....
    antena direcional outdoor hyperlink que tenha um ótimo ganho tipo 33 dbi,
    Mk com cartoes d-link chip atheros ou os radios terabean..
    2 micros novos de preferencia na torre,rrsss pra nao ficar dando pau né,,,,
    Com essa configuraçao vc tera um link 100 % e poderá aproveitar todos os beneficios de conectividade wireless em longas distancias além de throughput maiores através de sua zona sem fio outdoor...

    Espero ter ajuda.....

    Grande abraço e nao esquece de postar os resultados ai em parcero.......
    Caro julio eu recebi de um fornecedor a ideia de usar os kodama kod 2000 com antenas pluton de 37dbi parabolas vasadas de 1.8 m de diametro, sendo que o kodama usa mkt com chips ateros bem parecida com a configuração que vc me passou, mais tipo ele me afirma que o kod da tranquilo mais fico com medo de fazer um mkt e não rolar, tipo dizem que estes adaptadores não dão toda a potencia pro cartão, então vou pedir a sua opinião vc encararia o kod 2000 que sai por 1750 com 02 wlans ou ia pra montar um mkt com chips ateros, vc ja fez ou viu funcionar algum enlace com este hardaware ??? Desde já agradeço.

  18. #18

    Padrão

    vc nao vai precisar de toda a potencia do cartao... acredito que usando 250mw vc ja fecha esse enlace... essas antenas me parecem meio exageradas tambem!

  19. #19

    Padrão

    Ai rapaziada muito obrigado mais agora estou nesta situação pelo radio mobile vi que não tenho visada, optei por usar um kod2000 um radio da kodama com cartão senão de 200mw e antenas pluton de 37 dbi mais estou na seguinte situação o link mostra q da certo porem nunca mechi com este software antes portanto to postanto a imagem do programa pra quem quiser conferir e falar . Desde já obrigado.

    https://under-linux.org/gallery/showphoto.php/photo/227

  20. #20

    Smile 2.4 Ou 5.8

    No Radio Mobile vc informou a frequencia de 2.4 ghz, 2400 a 2450, vc deveria informar d 5725 a 5850.

    mas adiantando sem uma repetidora seu link nao vai funcionar. pois qdo vc informar a frequencia correta vc vai notar que o sinal vai fechar mais ainda.