+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conversa de voz e video MSN e Skype

    galera,
    ta acontecendo o seguinte comigo:

    tenho hoje uma sobra na minha rede em horario de pico de 512k e de noite, depois das 10 horas, 1mb +/-...
    o que acontece é que alguns clientes, não importando o horario quando eles conectam o msn e tentam falar com alguem (geralmente eh fora do pais ) a imagem até fica legal mas a voz ou chega aqui ou chega la picotado...
    o link deles eh de 256k, ja até liberei 300k pra eles, mas nao ajuda muito!!

    alguem sabe algumas regras pra priorizar o trafego de video e som do msn e skype??

    pq tao me reclamando legal mesmo..

    desde ja agradeço a todoss!

  2. #2

    Padrão

    Vamo lá... essa historia é mais complicada do que parece...

    MSN usa H.323 para transmitir voz, já o Skype usa um protocolo proprietario.

    Voce tem q priorizar sim a voz, o video jah nao é tao importante se ocorrer pequenas falhas na rede.

    Como nao tenho como testar aqui fica dificil de analisar essas soluções, ja que nao da para saber exatamente o que é usado, mas bom, procure fazer regras q priorizam o H.323 , o RTP, e o protocolo do Skype.

    Agora fica a pergunta, a voz está picotando em qual sentido? Até porque eles estão usando programas proprietarios nao da para saber qual codec esta sendo utilizado. Entretanto vale a pena voce deixar a rede "limpa" na ponta do cliente, para realizar o teste.... de repente o cara esta fazendo alguma "besteira" enquanto ta tentando comunicar via voz/video, so que no video as falhas nao sao percebidas (ate mesmo o usuario já esta 'acostumado' a lerdeza do video via internet, e da para entender o video mesmo travando um pouco), já a parte da voz a sensibilidade é na hora, e o povo reclama mesmo, até mesmo porque nao da para entender.

    Na sua rede ta tendo perda de pacote?

  3. #3

    Padrão

    cara, peda de pacote nao tem nao... a rde ta limpa sim...
    mas acho q fica bom soh priorizando o trafego da voz!

    como q eu faria essa priorização? teria que testar aqui protocolo e portas usadas pelo msn e skype e marcar elas e fazer uma queue tree?

    o q seria esse H.323, como funciona e como priorizo??


    desde ja, agradeço amigo!

  4. #4

    Padrão

    Sim, acho que usando uma fila do tipo PQ (Priority Queue) resolve facil, ja q tu tens banda disponivel.

    O H.323 é uma suite de protocolos designada para transmissão de audio/video na Internet.

    Bom, aconselho o seguinte, a analisar o trafego gerado de voz via MSN e Skype e ver o que esta passando lá... porque se forem todos com pacotes RTP fica mais facil de bolar uma regra para esse protocolo.