Enlace perfeito em 2,4Ghz

Tenho pensado bastante sobre a possibilidade de tornar uma rede 2,4Ghz, com toda poluição, interferências e problemas conhecidos que ela está sujeita, o mais estável possível.

Como conseguir que nossos clientes naveguem com qualidade e estabilidade?
Como conseguir uma lantência aceitavel e constante? Um thoughput desejado, sem ter que recorrer a 5,8ghz? Muita gente resolve de cara pular para 5,8Ghz tentado resolver os problemas com enlaces longos, não é ruim poder bancar um monte de rádio com maior lagura de banda e menos sujeito a interferrências.

Mas aqui não estou querendo saber com conseguir melhores resultados com novos equipamentos e sim botar para funcionar com qualidade o que se tem em mão.

Mas a final qual seria os parâmentros ideais para uma rede de forma geral? Bom, largura de banda e latência com certeza devem ser hunanimidades, tempo UP, manter a rede estavel sem quedas, sempre disponivel e claro perda de pacotes.

Sabe-se que as TELE da vida tem aditivos de garantia de qualidade, com garantias minias de certos parâmetros da rede. Seria legal poder tentar fazer algo relacionado a isso em nossas redes. O grande beneficiado seria o proprio dono da rede.

Vamos lá, qual o ping ideal em uma rede 2,4ghz e com conseguir? Com um enlace de 500 metros consigo pings de 3 ms constante em ptp usando dois rádios Zinwell g-120 plus e duas direcionais Aquarios de 24 dbi, com zero de perda de pacotes, não testei o througput, mas irei fazer. Quero chegar a uma distância minima entre os POPS e também em relação a OMNI e os clientes, para que fiquem com RSSI abaixo 70dbm, que tal entre 65 e 67? Sei que muita gente colocar clientes acima de 70dbm e funcina, mas vez outra tem variações.

Vou montar pontos para teste desses parâmetros, tipo começar com 500mt e depois 1000 metros para chegar a uma distancia ideal, espero não tá dizendo e falando bobagem, mas não custa nada tentar.

Se alguém já tiver feito algo, gostaria de conhecer os resultados, e assim que tiver os meus resultados seja lá quais forem postarei aqui.

Grato pela sua colaboração