+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interligação de 2 redes

    Ola a todos. Eu tenho a seguinte situação. Minha rede normal, com conexão com a internet, que serve para os ..computadores do escritório. É uma rede normal, onde tem modem ligado no servidor de internet, e o servidor de internet ligado no switch. Nessa rede, o ip é classe C 192.168.7.X . Até ae nenhum problema. Porém, eu tenho uma "segunda rede" composta apenas de um modem que abastece 4 aparelhos voips. Porém, esse modem está fora da rede do escritório, ou seja, não passa pelo firewall do servidor, onde tem conexão direta com a net. Seu ip é classe A 10.1.1.X. Porém, sempre que tenho que dar manutenção, ou fazer testes nos aparelhos voip's, eu preciso conectar um notebook no switch do modem que tem voip.
    O que eu gostaria de saber, é se tem como "juntá-los " de uma forma que eu consiga acessar o modem do voip sem ter que conectar o notebook ao switch deste modem. Porém, não posso misturar os links dos modens e não posso deixar, que o acesso da minha rede do escritório, afete a internet do modem dedicado para o voip. Tem como fazer isso ?


    []'s, Renato

  2. #2

    Padrão

    Então uma maneira de você fazer isso é colocar uma outra placa de rede no seu gateway (firewall) conectada a rede onde estao seus modems VoIP e permitir o trafego de ida e volta de sua rede privada para a rede voip.

    Você nao precisa necessariamente de outra placa de rede, se seu switch suporta vlans é bem facil fazer tambem criando uma outra interface virtual no seu linux. De qualquer maneira você vai precisar que seu gateway conheça essa rede.

    []'s