+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotip em torre com 3 placas em modo ap numa bridge e controle de banda

    Boa tarde colegas!

    Tenho na minha única torre, um computador com mikrotik e 3 placas atheros pci AR5212, nos canais 1, 6 e 11 e com nomes de rede ffnetwork0, ffnetwork1 e ffnetwork2, "unidos" em uma bridge1 para que qualquer cliente, independente em qual rede tenha se conectado, possa comunicar-se com meu servidor linux com o link que fica no escritório e conecta-se com a torre como um cliente através de um rádio zinwell g120 com clone mac ativado.
    Até aí tudo bem, meu problema esta no controle de banda, tenho utilizado htb-tools para controle de downloads e está ótimo, mas para upload não está legal, embora pareça estar controlando corretamente, se a partir de um cliente tento enviar um arquivo para um servidor ftp qualquer ocorrem muitas quedas de conexão e raramente arquivos maiores de 500KB vão sem problemas.
    Pensei então em utilizar o controle de banda do próprio mikrotik na torre, mas acredito que o queue não funcione em uma bridge, pois gostaria de controlar banda por ip.
    Imagino que até possa existir uma solução, mas não tenho certeza de qual, não queria ter que trocar meu servidor linux por um mikrotik lá no escritório, onde tenho o link, mas se não tiver outro meio, vou ter que fazê-lo.
    Obrigado a todos pela atenção.

  2. #2

    Padrão

    amigo, aqui tenho varios mk´s ap´s em bridge e todos fazem controle de velocidade, sem problemas.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    como o alex citou, o mk controla sim a banda mesmo sendo somente bridge, por ip como vc quer. Quanto ao ftp, pesquise algo com o modulo de mascaramento (NAT), não sei te explicar direito, mas parece que tem q carregar um módulo para que seja processado corretamente o NAT... pesquisa aí, ou aguarda a dica do pessoal mais experiente que eu...

  4. #4

    Padrão

    Quanto ao modulo ftp que o xandemartini falou.. Esta em ip -> firewall -> service ports so ativar o modulo, vai ter mais alguns outros modulos também que cabe voce ativar ou nao para o correto funcionamento.

  5. #5

    Padrão

    Olá gente, primeiramente muito obrigado pela atenção. Bom, citei ftp por ser uma forma de envio de arquivos que eu consigo visualizar o processo de envio através do filezilla. O problema é que mesmo para dar upload de fotos para o orkut ou mesmo arquivos em anexo de email é um "parto". Claro que estou falando quando estou controlando banda lá no meu servidor que não está na torre e é um "cliente" da torre e utilizando o htb-tools. Ainda não estou controlando banda pelo mikrotik e era isto que gostaria de fazer. Aliás, estou tentando fazer este controle em um piloto que não é a minha torre real e sim meu computador reserva para trocar na torre se ocorrer algum dano.

    Vou voltar ao mikrotik 2.9.27 e ver se consigo algum progresso novamente.

    Ah! Ali na tela de queue fala em burst, não mexi em nada ali e cito que normalmente tenho disponibilizado 36k de up e 160k de down para meus clientes.

    Valeu mesmo pela atenção.

  6. #6

    Padrão

    pesquisa aqui e vc vai achar muito sobre burst, eu mesmo abri um topico, e os colegas me ajudarao muito sobre ese assunto, e so pesquisar, boa sorte!.

  7. #7

    Padrão

    Ola,

    Amigão como mencionado pelos amigos o MK faz o controle de banda mesmo em bridge coisa que a principio até me surpreendeu... Voce pode usar o Hotstop do MK tem vários tutoriais, pode colocar login em página, grupo de controle de banada, inclusive criar um grupo pra os clientes cortados aonde vai exibir ao invez de uma tela de login, uma msg informando que está suspenso o serviço.

    O burst é uma ferramenta legal, ele serve pra vc dar mais velocidade para o seu cliente a cada XX minutos durante XX segundos... Ou seja, o cliente tem uma impressão de estar navegando mais rápido, pois quando ele abre um site este abre muito mais rápido, até na hora de fazer testes de velocidade em sites que baixam arquivos pequenos como o RJnet, vai dar sempre bem auto o teste...

    É bom voce ler bem sobre a ferramenta, configurar diacordo com a sua sobra de banda e ficar sempre observando a sua rede (O MK é ótimo pq vc sempre vê o uso total da porta, o uso por clientes e etc...) e caso começe a faltar banda vc diminui os segundos de burst caso sobre banda, até voce instalar mais clientes, não custa nada dar um burstzinho

    Espero ter ajudado.

    Abraços.