+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Cisco 2500 Series

    Olá camaradas.

    adquiri anteontem um Cisco série 2500.
    que acontece é que a minha área aqui está meio carente de pessoas capazes de configurá-lo.
    O cara da embratel esteve aqui pra configura-lo e mesmo ele não sabia...
    Estou com algumas dúvidas em relação aos parâmetros que me foi passado para configuração desse router.

    eles não me passaram valor de DLCI. a atendente sequer sabe o que é isso.
    me passaram bloco de ip (ex: 200.123.123.50/28) máscara/28. também me passaram ip cliente (ex: 188.88.99.10) e ip embratel (ex: 188.88.99.9), ambos com máscara 255.255.255.252.

    fiz a configuração entrando com ambos os ips na serial0. consigo serial up mas protocol down. isso tentando em frame-relay. configurei em ppp e consigo serial up e protocol up, mas não dá ping pra lugar nenhum.

    minha dúvida é, onde aloco esses ips e, como configuro gateway e dns, no caso da conexão ppp.
    outra coisa é se é realmente necessário configurar a ethernet0 com ip embratel ou posso usar ip da minha rede interna.

    grato a atençãod e vcs

  2. #2

    Padrão

    Bem primeiro na serial 0 vai ficar o ip que a operadora te forneceu com masc .252. ai o gateway será o outro ip, que será o ip do roteador da operadora masc. 252. ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 ip_rot_operadora. Na interface ethernet será um ip a sua escolha /28 e este ip será o gateway do pc ligado ao roteador. Agora o restante de conf. como tipo de protocolo ai é a operadora que tem de lhe fornecer com certeza

  3. #3

    Padrão

    seguinte... na serial0 vc poe o ip

    ip address 188.88.99.10 255.255.255.252

    configura para ppp ...

    dps adiciona a rota padrao
    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 188.88.99.9

    feito isso.. configure o ip da LAN do router...

    seu router ta pronto

  4. #4

    Padrão

    fala alexandre!

    consegui fazer funcionar. daquele jeito que vc falou mesmo. mas tive de zerar o final da mascara de sub-rede.

    agora to brigando com a Embratel pelo DNS


    valeu camarada!

  5. #5

    Padrão

    opa !!

    zerou a mascara como ? 255.255.255.0 ? tem q ver se nao vai ter problema para voce acessar algum link que esteja neste mesmo bloco