+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre HD SATA e SAMBA

    Montei um maquina com processador C2D + 2GB + HD SATA II. Instalei o Debian Etch e configurei o SAMBA. Só que tem horas que as estações ficam lentas ao tentar acessar arquivos desse servidor (docs texto, planilhas, banco de dados e etc), executar aplicativos (clipper) ou quando imprimem (cups). Estou achando que é alguma incompatibilidade do HD SATA II com o SAMBA. Será que pode ser isso? Pergunto, pois já testei tudo (switchs, cabos e placas de rede) e não encontrei nada de errado. E sem falar que a maquina anterior a essa era um PIV 3.0 + 512MB + HD IDE configurada com os mesmos serviços, utilizava o CL9 e nunca tive problema algum. O que pode ser?

    Obrigado e aguardo qualquer ajuda, pois o "bicho" tá pegando pra mim...

  2. #2

    Padrão

    SATA com o SAMBA nao vai ter nada nao..

    talvez pode ser alguma configuração..

    tenta olhar em horario de pico.. o top
    veja se nao tem algum processo consumindo a cpu toda

    tambem tem o comando

    iostat -x

    que mostra a % de utilização do I/O do hd !!

  3. #3

    Padrão

    Rapaz... o HD é novinho ??

    esses dias eu tava com um problema parecidíssimo referente à lentidao no nosso sistema ( COBOL ). Eu uso o samba... havia configurado de tudo, até descobrir que meu HD tava indo pro pau... troquei o hd e nao tive mais problemas... graças a Deus.


    Tem outra coisa, o tráfego na rede... será que nao é muita gente fazendo solicitaçoes no servidor e está tendo um tráfego muito alto ??

    sua rede é 100 ou giga ??

    vlw

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    SATA com o SAMBA nao vai ter nada nao..

    talvez pode ser alguma configuração..

    tenta olhar em horario de pico.. o top
    veja se nao tem algum processo consumindo a cpu toda

    tambem tem o comando

    iostat -x

    que mostra a % de utilização do I/O do hd !!
    Entendido! Mas é como falei anteriormente: já verifiquei tudo...

    No meu Debian não tem esse "iostat". Será que você sabe qual pacote ele pertence?

    Obrigado pela atenção e aguardo retorno.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mastellaro Ver Post
    Rapaz... o HD é novinho ??

    esses dias eu tava com um problema parecidíssimo referente à lentidao no nosso sistema ( COBOL ). Eu uso o samba... havia configurado de tudo, até descobrir que meu HD tava indo pro pau... troquei o hd e nao tive mais problemas... graças a Deus.


    Tem outra coisa, o tráfego na rede... será que nao é muita gente fazendo solicitaçoes no servidor e está tendo um tráfego muito alto ??

    sua rede é 100 ou giga ??

    vlw
    mastellaro,

    A máquina é toda nova!

    Quanto ao tráfego... descartei essa possibilidade devido o problema ocorrer tanto com um , dez ou vinte usuário logados na máquina.

    A rede é toda de 100 mpbs.

    Muito obrigado pela atenção e qualquer coisa me dê um toque.