+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida sobre Madwifi ( Linux como AP ) em modo outdoor.

    Tenho um AP feito com linux e placas dwl 510.

    Nos clientes sem trafego os pings ficam 1 a 3 ms, os clientes estão a no maximo 3 km de distancia. Mas quando a trafego começa, começa tambem a perder muitos pacotes.

    Porem as configurações estão default.

    seto 11M de rate
    18 dbm potencia ( não vai mais que isso nem a pau )
    modo B
    tenho block relay

    Notei que tem uma opção no modulo para outdoor
    cat /proc/sys/dev/ath/outdoor = 0

    E verifiquei que pode ser usado tanto o zero que é default como o 1.

    tenho que abilitar o modo outdoor ? no caso de usar como provedor wireless ?

    tem mais algo a abilitar ou configurações que melhoram o uso autdoor ?

    sei que tem a opção do ack mas ele seta uma unica distancia e fico na duvidade de como seria o modo dinamic então ( para qualquer distancia outdoor )

    Tendo em vista que tenho clientes entre 100 metros e 3 km.


    No mikrotik tem o modo dinamic, mas gostei tanto do linux como AP que se conseguir como ele vou ficar muito grato a todos.

    Com o mikrotik a cpu + placas + antenas eram as mesma e funcionava legal sem perda de pacotes mesmo com trafego.

    Se puderem ajudar, vai ser muito bom a todos da comunidade open source.


    abraços e muito obrigado.

  2. #2

    Padrão

    coloca outdoor = 1

    e seta o ack para um valor tipo 4km !!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    coloca outdoor = 1

    e seta o ack para um valor tipo 4km !!
    Voce ja usou desta forma ? é melhor mesmo ?


    Tipo eu coloco o ack para 4000 metros e quem esta mais perto continua com sinal bom ?




    valeu pela atenção.

  4. #4

    Padrão

    o ack nao é para controle de sinal.. ACK é para controle de temporização de espera do pacote ..

    ja usei o madwifi.. e tambem o hostap.. ambos funcionam blz !!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o ack nao é para controle de sinal.. ACK é para controle de temporização de espera do pacote ..

    ja usei o madwifi.. e tambem o hostap.. ambos funcionam blz !!

    Correto, e melhora a temporização mesmo dos clientes pertos como os longes no caso de usar para 4000 metros ?

    Fiz essas perguntas pelo fato do site do madwifi não esclarecer estas duvidas e nem mencionar o uso do modulo com a opção outdoor setado para 1.


    Ai fiquei na duvida de mudar e ter problemas ( no caso piorar ), já que esta cpu já esta em produção para um grupo de clientes com trafego pequeno ainda, mas vai aumentar e quero já deixar redondinho.
    Última edição por easyBSD; 20-10-2007 às 08:51.