+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguém tirou SCM sem consultoria?

    Pessoal, bom dia!
    Gostaria de saber se algum dos amigos tirou a licença SCM sem auxilio de uma consultoria externa. A licença já é cara e se tiver que contratar alguém de fora fica aumenta em pelo menos 50%. Outra coisa, alguém sabe se é obrigatória a contratação de um engenheiro eletrônico ou se é possível um contrato de prestação de serviço com o engenheiro no lugar da contratação como funcionário?
    Muito Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Olha, para tirar uma SCM você precisa, dentre um monte de papéis, um projeto feito por engenheiro. No mais vc precisará ter registro no CREA e, por isso, terá que ter um engenheiro responsável pela empresa.

    Dessa forma, vc nao tem como contratar um engenheiro para prestação de serviço para ser SCM.

    Pela Lei Federal 4950-A de 1966 o valor mínimo a ser pago pelo engenheiro é de 06 salários mínimos mensais para 06 horas de trabalho (procura no google pelo número da lei).

    Não sei se você é engenheiro e pode assinar o próprio projeto ou não . Em qualquer caso o trabalho é tão grande para saber como proceder nesse processo que vale a pena pagar para um engenheiro que já sabe...

    Espero ter ajudado.
    Atenciosamente
    Fabricio

  3. #3

    Padrão

    contrate um técnico em eletronica ou eletrica que tenha crea, daí passa. A negociaçao de valores fica a criterio dos dois, sem interferencia do crea.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    contrate um técnico em eletronica ou eletrica que tenha crea, daí passa. A negociaçao de valores fica a criterio dos dois, sem interferencia do crea.
    Como assim técnico em eletrônica? Não precisa ser engenheiro eletrônico? Tem certeza disso?

  5. #5

    Padrão

    o engenheiro vai fazer o projeto, mas no crea voce pode inscrever um tecnico como responsavel. Eu fiz assim e foi aprovado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    o engenheiro vai fazer o projeto, mas no crea voce pode inscrever um tecnico como responsavel. Eu fiz assim e foi aprovado.
    Entendi, fica bem mais barato do que manter um engenheiro. E me diz uma coisa, vc contratou uma dessas empresas (ou pessoa) que dá acessoria para tirar a SCM? Algumas fornecem o projeto básico.
    Obrigado pela resposta.

  7. #7

    Padrão

    Sim contratei um engenheiro que presta consultoria em scm(custo total de R$5.000). Ele me deu toda orientação para que a documentaçao fique correta, é bem complicado. Ele tambem vai fazer o projeto das estacoes(incluido no preço).
    Quando meu contador me entregou os documentos da empresa todos em dia mais o crea que fiz por conta, eu enviei tudo para o consultor levar ate a anatel e fazer o protocolo. Hoje recebi resposta que houve nova movimentaçao do processo, agora já está nas mãos da procuradoria, pelo que entendi toda documentaçao está correta.
    Informe-se no crea do seu estado(aqui é RS) eles darão todas as informaçoes para fazer o cadastro da empresa, diga que é para provedor de internet e que o tecnico apenas vai ser responsavel por isso. Eu paguei menos de 200,00 pila e fiz apenas um contrato com um tecnico em eletronica(01 salario minimo). Mas preste atençao nas exigencias: carga horaria de 5h/semana, domicilio e deslocamento compativel com seu caso, etc.

  8. #8

    Padrão consultoria

    é muito complicado todo este processo pra fazer sem consultoria já que a anatel exige q o processo seja elaborado por profissional habilitado, fiz com um engenheiro aqui de curitiba, ja saiu meu ato e tudo..preço acessível..to satisfeito..

  9. #9

    Padrão tempo do processo

    postem ae qto tempo levou o processo de vcs?? so pra gente te uma ideia..
    abs...

  10. #10

    Padrão

    Olha, o meu demorou acho que 14 meses... +- isso.
    Eu arrumei um amigo que tinha um amigo, que tinha um amigo que era assessor de um parlamentar. Assim, quando o processo ficava parado por mais de 03 meses eu ligava pro cara.

    NO MESMO DIA O PROCESSO ANDAVA!!
    Meu, esse país é uma vergonha..

    Não posso dizer quem é o parlamentar, claro. Mas nem adianta pq ele nao foi reeleito..

  11. #11

    Padrão

    Nós entramos com toda documentaçao em inicio de setembro, semana passada foi aprovado, estou por receber o oficio a respeito. O processo nunca ficou parado por mais de uma semana, foram 15 movimentaçoes até agora. Acho que o importante é enviar toda documentacao corretamente, pois se for arquivado por falta de documentos, demora para desengavetar.

  12. #12

    Padrão

    Acho que ultimamente a ANATEL tem cuidado melhor disso! Em 2003/2004 era fogo meu!

    Abraço!
    Fabricio

  13. #13

    Padrão uma duvida

    amigos quanto em media e esse serviço de terceiros de acessoria, quanto custa em media???
    e não tem uma lei que diz que a anatel tem 45 dias para te mandar a licença aprovada