+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Raios

    Bom dia a todos, na minha cidade começou as chuvas, com muitos raios. Ainda não tenho para raios, mais, estou providenciando, vai ficar um pouco caro, mais melhor que perder os esquipamentos na torre. As caixas são metalicas e isso já é uma proteção do tipo Gaiola de Faradey. MInha dúvida é o seguinte.

    Ontem chuveu muito aqui, com muitos raios e um SWL-3300, travou, desliguei e liguei denovo voltou ao normal. Um centelhador evitaria esse problema? O centelhador é homologado?

    Um para-raios de Franklin protege realmente? Alguém tem instalado e funcionou, caiu algum raio direto na torre?

    Alguém usa mais alguma proteção fora o para-raios? Algum protetor de surtos nos cabos de rede?

    Desde já, grato a todos!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Além de para raios, a Clamper - Página Inicial possui alguns sistemas anti-surto. Eles possuem atendimento especializado para consultas de projetos.

    Fora isso os links abaixo tratam sobre a questão de aterramento:

    http://www.fisica-potierj.pro.br/Sob...terramento.pdf

    O que é Aterramento Elétrico?

  3. #3

    Wink

    [QUOTE=Josue Guedes;281571]Bom dia a todos, na minha cidade começou as chuvas, com muitos raios. Ainda não tenho para raios, mais, estou providenciando, vai ficar um pouco caro, mais melhor que perder os esquipamentos na torre. As caixas são metalicas e isso já é uma proteção do tipo Gaiola de Faradey. MInha dúvida é o seguinte.

    Ontem chuveu muito aqui, com muitos raios e um SWL-3300, travou, desliguei e liguei denovo voltou ao normal. Um centelhador evitaria esse problema? O centelhador é homologado?

    Um para-raios de Franklin protege realmente? Alguém tem instalado e funcionou, caiu algum raio direto na torre?

    Alguém usa mais alguma proteção fora o para-raios? Algum protetor de surtos nos cabos de rede?

    Tua gaiola de Faradey não adianta de nada se a descarga ocorre pelos cabos também;
    A torre tem que estar aterrada para caixa ajudar a proteger;
    O sentelhador ajuda até para fazer as conecxões do pigtail e o cabo da antena na caixa hermetica, mas não é garantia de 100% que não vai ter prejuizo;
    Já vi vários centelhadores, mas nenhum com selo da anatel;
    Com certeza um para-raios bem instalado proteje, mas mesmo com ele vc poderá ter prejuízos, pois depende da intensidade da descarga entre outros fatores;
    Se com para-raios vc não está coberto 100%, imagina sem!
    O caro do pára raios é o cabo de cobre nú, depois o mastro. Acessórios e isoladores tem um custo relativamente baixo. A mão de obra conta muito também, se tiver disposição e EPI´S pode meter a mão na massa.
    As emendas e conecxõs tem que ser com solda exotermica.

  4. #4

    Padrão

    faça um para raio e faça a mediçaõ do mesmo.. dps nao deixe seu material fazendo contato direto com a torre. coloque um espaçador de porcelana.. entre a torre e a caixa...

  5. #5

    Padrão

    cara..

    quando você diz "pára-raios frankiln" esse é apenas o "captor", pára-raios é o conjunto todo...

    aqui eu fiz da seguinte forma, coloquei o pára-raios isolado da torre com seu aterramento, 6 hastes de 2,4m e cabo de cobre nu 25mm, a torre com uma baste de 7,42, e os equipamentos com seu aterramento separado também, ficam isolados da torre...

    o aterramento não foi medido com terrômetro ainda, mas farei isso...

  6. #6

    Padrão

    Bom dia a todos, grato pelos esclarecimentos, um amigo engenheiro, recomendou o seguinte: Para-Raios de Franklin, com seu devido aterramento, cabo de cobre nú 35mm (achei um exagero! Também é caro de mais!) Ele recomendou também o aterramento para a torre com o mesmo cabo, mais ligando no mesmo aterramento do para-raios, ele explicou que tem que ser assim devido possível diferença de potencial que pode haver entre dois aterramentos diferentes, causando um verdadeiro caos caso ocorra o raio. Ele disse que não é necessário isolar o para-raios da torre já que estarão no mesmo aterramento. Achei tudo isso muito estranho. Quem explicou isso é responsável por uma grande empresa na minha cidade e fez o para-raios da torre da Telemar aqui. O que vocês acham?

  7. #7

    Padrão

    aqui estou usando a torre como aterramento.. nao adianta colocar cabo de cobre.. ainda mais nú.. povo ROUBA uhauhauhauh aqui ta foda :P

    ai os equipamentos ficam isolados da torre.. e seja o que deus quiser :P

  8. #8

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Bom dia a todos, grato pelos esclarecimentos, um amigo engenheiro, recomendou o seguinte: Para-Raios de Franklin, com seu devido aterramento, cabo de cobre nú 35mm (achei um exagero! Também é caro de mais!) Ele recomendou também o aterramento para a torre com o mesmo cabo, mais ligando no mesmo aterramento do para-raios, ele explicou que tem que ser assim devido possível diferença de potencial que pode haver entre dois aterramentos diferentes, causando um verdadeiro caos caso ocorra o raio. Ele disse que não é necessário isolar o para-raios da torre já que estarão no mesmo aterramento. Achei tudo isso muito estranho. Quem explicou isso é responsável por uma grande empresa na minha cidade e fez o para-raios da torre da Telemar aqui. O que vocês acham?
    Concordo, é exatamente isso. Para-raios aterrado, torre aterrada, caixa hermética, gabinete ou bastidor tudo aterrado. Porém desce um cabo do para-raios e outro dos equipamentos. No solo, após serem conectados as hastes estes aterramentos são interligados justamente para não ocorrer a diferença de potencial.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Bom dia a todos, grato pelos esclarecimentos, um amigo engenheiro, recomendou o seguinte: Para-Raios de Franklin, com seu devido aterramento, cabo de cobre nú 35mm (achei um exagero! Também é caro de mais!) Ele recomendou também o aterramento para a torre com o mesmo cabo, mais ligando no mesmo aterramento do para-raios, ele explicou que tem que ser assim devido possível diferença de potencial que pode haver entre dois aterramentos diferentes, causando um verdadeiro caos caso ocorra o raio. Ele disse que não é necessário isolar o para-raios da torre já que estarão no mesmo aterramento. Achei tudo isso muito estranho. Quem explicou isso é responsável por uma grande empresa na minha cidade e fez o para-raios da torre da Telemar aqui. O que vocês acham?
    Seu amigo esta certo!
    Perfeito quando ele comenta sobre a dif. de potencial!!!
    Faz como ele disse q fica joia.
    Aproveita e pede o terrometro dele emprestado..rsrsr

  10. #10

    Padrão

    Beleza então, só preparar o bolso para comprar cabo de cobre! Ainda bem que esse cabo vai ficar no quintal de uma casa, assim pelo menos ficará um pouco protegido contra roubo. Ele vai emprestar o terrômetro para medir!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    aqui estou usando a torre como aterramento.. nao adianta colocar cabo de cobre.. ainda mais nú.. povo ROUBA uhauhauhauh aqui ta foda :P

    ai os equipamentos ficam isolados da torre.. e seja o que deus quiser :P
    Que isso cara! Te roubaram o cabo ai !? Isso é triste mesmo! Esse problema Anatel não resolve né! Pior que nem a polícia resolve também. Sem comentários.....

  12. #12

    Padrão

    Sei que talves não resolva, mas pra dificultar, os ultimos tres metros do cobre nú vc coloca dentro de um tubo de aço galvanizado. O normal é tubo de PVC.

  13. #13

    Padrão

    os nego subiram 30 dos 40 metros de uma torre minha aqui, por causa desta merda

    se eles me ligase e pedi-se o dinheiro eu dava

  14. #14

    Padrão

    seria legal se caisse um raio bem na hora que os fdp estivessem roubando.. hehehe

  15. #15

    Padrão

    Aqui na minha cidade eles roubam até fio comun 10mm para vender cobre. Ontem eu conversei com o pessoal que está me dando suporte, ele me disse que eu posso passar ele todo dentro de um cano de pvc, até chegar na torre, isso vai dar mais seguraça, ou até mesmo mais lucro para o ladrão, pois ai ele leva o cano também! rsrsrsrs

    Brincadeiras a parte, essa história de roubo de cabo é irritante, pois aqui na minha cidade custa R$10,70 o metro, 30 metros, mais ou menos R$300,00, é muita grana!

    Mais, aqui vai ter que ser dentro do cano mesmo pois esse cabo vai passar na área de uma casa, seria melhor ele ficar isolado.

  16. #16

    Padrão

    aqui alem dos cabos de cobre do para-raio eles levam os cabos de energia, sao 400 metros de cabo rigido... entao como sao 2 fases.. 800 metros ...

    tie que fazer uma valeta e mandar concreto em cima.. nunca mais roubaram os cabos de energia.. porem se eu precisar mexer... ja era