+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PID do SAMBA com altíssimo uso da CPU, tem como identificar ?

    Bom dia a todos,


    Reclamaram de lentidao em meu sistema ( COBOL )... aí fui verificar meus processos, vi que tinha um PID do SAMBA com cerca 93% de uso da minha CPU...e os outros 10 PIDs do samba estavam com menos de 1%... apenas esse muito alto...matei o processo e aparentemente resolveu....

    A minha dúvida é a seguinte... tem como eu identificar a que maquina dentro da minha rede que esse PID se refere ??

    Se usássemos usuários diferentes para acesso ao samba ficaria fácil... mas usamos o mesmo usuário pra todos...


    Estou no aguardo, obrigado

  2. #2

    Wink

    Mastellaro, boa noite amigo ....
    Sou programador Cobol há muitos anos. Já tive um problema desse tipo numa rede na época usando a distro Conectiva. De repente o sistema foi tornando lento, e o consumo de cpu exagerado. Fui verificar, e o samba estava gerando um log muito grande, a ponto de travar o sistema, e deixar apenas o superusuário entrar.
    Notei então que uma instrução no programa cobol, tinha uma leitura para alteração de um registro. Acontece que colocamos que quem tivesse acesso ao registro, ele entrava em lock. Ou seja, somente um usuário acessava aquele registro, e bloqueava o acesso a outros usuários. Enquanto isso, os outros usuários que quisessem acessar o mesmo registro, recebia um status de registro bloqueado. Mas a instrução no programa, fazia com o programa ficasse tentando ler o mesmo registro até ele ser liberado. E isso fez com que o consumo de cpu ficasse alto, a ponto de travar o servidor.
    Não sei se é esse o seu caso.
    Um grande abraço, sucessos e felicidades .....
    Última edição por pssgyn; 22-10-2007 às 23:46.

  3. #3

    Padrão

    pssgyn, bom dia!!

    rapaz, fizemos um teste ontem na empresa e constatei o seguinte: as máquinas que estavam gerando um processo muito pesado estavam com os sistemas operacionais Windows XP e / ou Windows 2003... e os módulos do programa usados sao recomendados para Win98. Eu achei estranho e falei pro técnico local trocar os S.Os e verificar.... aparentemente resolveu.. nao tive mais reclamaçao de lentidao nos determinados setores...

    Mas digo que essa informaçao que voce me passou é de grande proveito... irei imprimí-la e passá-la aos programdores.... pode ser que ainda nao tenhamos esse problema.... mas que, caso isso venha a acontecer, já estaremos preparados.

    Valeu Kra,

    Merece um agradecimento...

  4. #4

    Wink

    Mastellaro, bom dia .......
    Sinceramente, volto a insisitir. Não tem nada a ver com xp ou 2003.
    Eu tenho sistemas rodando nesses S.O. e rodam uma beleza.
    O Cobol é uma das poucas linguagens que não está nem aí para sistema operacional.
    Não é atoa que ainda é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Principalmente em Mainframe. Aí é o ambiente do Cobol mesmo.
    Apesar de ser cansativo programar em Cobol, ela não influencia no sistema operacional.
    Roda em qualque treco.
    No linux então, é uma maravilha ............. Se você ver o Cobol for Linux é bem interessante.
    Pode ter certeza, não é o sistema operacional. Perdão, mas tem alguma instrução no Cobol causando isso.
    Desculpe-me por favor a minha insistência ................
    O Cobol roda muitíssimo bem no xp e no 2003, assim como no Linux ..............
    Um grande abraço e que Deus te abençõe. Mas volto a insistir. Não é o sistema operacional.
    O Cobol é maravilhoso. Ainda é ........... Que digam os programadores Cobol.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pssgyn Ver Post
    Mastellaro, bom dia .......
    Sinceramente, volto a insisitir. Não tem nada a ver com xp ou 2003.
    Eu tenho sistemas rodando nesses S.O. e rodam uma beleza.
    O Cobol é uma das poucas linguagens que não está nem aí para sistema operacional.
    Não é atoa que ainda é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. Principalmente em Mainframe. Aí é o ambiente do Cobol mesmo.
    Apesar de ser cansativo programar em Cobol, ela não influencia no sistema operacional.
    Roda em qualque treco.
    No linux então, é uma maravilha ............. Se você ver o Cobol for Linux é bem interessante.
    Pode ter certeza, não é o sistema operacional. Perdão, mas tem alguma instrução no Cobol causando isso.
    Desculpe-me por favor a minha insistência ................
    O Cobol roda muitíssimo bem no xp e no 2003, assim como no Linux ..............
    Um grande abraço e que Deus te abençõe. Mas volto a insistir. Não é o sistema operacional.
    O Cobol é maravilhoso. Ainda é ........... Que digam os programadores Cobol.
    Insistencia ?? rapaz, se todos tivessem essa insistencia para ajudar o colega... ia ser bom demais.... te agradeço pelas informaçoes.... eu encaminhei aos programadores o que voce falou e eles estao verificando..... desde já agradeço pela ajuda.... Mas nao é sendo cabeça dura, mas depois que coloquei tudo pra rodar no 98 parou com a lentidão e o PID dos processos ficou normal....

    mas agradeço pela insistencia....

    Vlw

  6. #6

    Thumbs up

    Mastellaro, boa noite caro amigo ....
    Mais uma vez te incomodando. Tem um site chamado :: ABPC - Associação Brasileira de Profissionais COBOL (Associação Brasileira de Profissionais Cobol), e eu volto e meia acesso, para tirar dúvidas. Pode ser que você postando o seu problema lá, pode ter alguma dica que resolva o seu problema.
    De repente o módulo que vc está usando pode ter também para o xp e 2003.
    Sou considerado programador Cobol jurássico ( hehehe ) , programo em Cobol há 26 anos e comecei em Mainframe IBM, Burroughs ( hoje Unisys ) , e fui mudando de versões do Cobol até chegar no pc, passando por Novell Netware, Unix e Linux.
    É possível sim que os módulos que vc utiliza, rode melhor no 98. Mas quem sem sabe vc não encontra lá alguma coisa para o S.O. que vc deseja ? Eu mesmo nunca tive esse tipo de problema, relacionado a S.O. Sorte a minha ... Quando conheci o Cobol 4.5 da Microsoft para pc, li o manual Cobol User Guide, e tem algumas dicas muito interessantes que podem causar algum tipo de travamento e consequentemente consumo de cpu. Por exemplo, tem programadores que usam muito as instruções Open e Close, para forçar o Cobol a atualizar a base dados. E essas instruções no Cobol são consideradas as mais lentas. Outra coisa que o manual fala também, é o excessivo uso de instruções Call e Chain, que vão encadeando uma chamada a outro, outro e outro programa, até que a memória do pc perde o endereçamento. Uso excessivo de if's encadeados. Enfim, tem instruções no Cobol que realmente são dores de cabeça.
    Espero ter ajudado mais um pouco.
    Um grande abraço, amigo. Sucessos e felicidades .....
    Última edição por pssgyn; 30-10-2007 às 00:33.