+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PID do SAMBA com altíssimo uso da CPU, tem como identificar ?

    Bom dia a todos,


    Reclamaram de lentidao em meu sistema ( COBOL )... aí fui verificar meus processos, vi que tinha um PID do SAMBA com cerca 93% de uso da minha CPU...e os outros 10 PIDs do samba estavam com menos de 1%... apenas esse muito alto...matei o processo e aparentemente resolveu....

    A minha dúvida é a seguinte... tem como eu identificar a que maquina dentro da minha rede que esse PID se refere ??

    Se usássemos usuários diferentes para acesso ao samba ficaria fácil... mas usamos o mesmo usuário pra todos...


    Estou no aguardo, obrigado

  2. #2

    Wink

    Mastellaro, boa noite amigo ....
    Sou programador Cobol há muitos anos. Já tive um problema desse tipo numa rede na época usando a distro Conectiva. De repente o sistema foi tornando lento, e o consumo de cpu exagerado. Fui verificar, e o samba estava gerando um log muito grande, a ponto de travar o sistema, e deixar apenas o superusuário entrar.
    Notei então que uma instrução no programa cobol, tinha uma leitura para alteração de um registro. Acontece que colocamos que quem tivesse acesso ao registro, ele entrava em lock. Ou seja, somente um usuário acessava aquele registro, e bloqueava o acesso a outros usuários. Enquanto isso, os outros usuários que quisessem acessar o mesmo registro, recebia um status de registro bloqueado. Mas a instrução no programa, fazia com o programa ficasse tentando ler o mesmo registro até ele ser liberado. E isso fez com que o consumo de cpu ficasse alto, a ponto de travar o servidor.
    Não sei se é esse o seu caso.
    Um grande abraço, sucessos e felicidades .....
    Última edição por pssgyn; 22-10-2007 às 23:46.

  3. #3

    Padrão

    pssgyn, bom dia!!