+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Projeto 2.8 km em 5.8 Ghz + Omni

    Olá pessoal,

    Sou novo (em posts) apesar de já ter lido quase tudo aqui

    Primeiro quero me apresentar. Vivo na capital com a internet mais cara do mundo, e quase inacessível até as pessoas que podem pagar. (disponibilidade geográfica, adsl não chega nem em 30 % da cidade, e atualmente não estão nem instalando por falta de banda. Velox, Vimax. Somente por MMDS e satélite.

    Vamos ao que interessa...

    Quero fazer um enlace de 2.8 km de uma torre (que vou chamar de torre 1) (servidor+link) a segunda torre (que vou chamar de torre 2) para depois distribuir o sinal aos meus futuros clientes (59).

    Eu tinha pensado em fazer esse enlace usando a frequência 5.8 em vez da tradicional 2.4. ....

    Por que? Porque há alguns concorrentes trabalhando com 2.4 e conheço um que vive com problemas de interferência, trocas de canais e mais.

    ...E depois jogar esse sinal usando uma omni para os clientes.
    A torre dois está no meio de dois condominios que queria atender, vou começar um apenas o primeiro de 59 clientes.

    Tenho visada nas duas torres, se enxergam bem.

    Fiz um plano (em Word mesmo, porque nesse exato momento não tenho nada instalado no meu PC) e gostaría de opniões de vocês sobre que equipamentos eu devería usar, desde os rádios, antenas e etc.

    Clique AQUI para ver o plano.


    Não tenho muita experiencia com equipamentos bons como os que vocês sempre citam aqui, hoje uso Zinwell em casa.

    Aguardo respostas... e um muito obrigado antecipado.

  2. #2

    Padrão Projeto 2.8 km em 5.8 Ghz + Omni

    Olá,

    E normalmente faço o link em 5.8 com antenas off-set Aquários e ap WL5000
    Ovislink.

    Como seu condomínio fica a uns 500 metros eu nao acomselho usar a OMNI, na verdade nao gosto de omni, voce pode usar um painel setorial modelo MM-2412S tambem da aquárius que fica bom.

    Eu montei uma rede de um provedor numa cidade aqui perto e funciona muito bem.

    Nos clientes voce pode usa a antena de grade comum que é a mais indicada.

  3. #3

    Padrão Mm-2412s

    Mais uma coisa ...

    Se voce colocar 6 painel setorial para fechar os 360º voce gasta 50 % do valor da omni.

  4. #4

    Padrão

    Concordo com o cawillers, alem do custo ser bem menor o ganho de sinal é consideravel, mais não tenta utilizar um divisor para as antenas, torna elas independentes assim fica até mais facil para vigiar/controlar.

  5. #5
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vejo que há um cderto conflito de informações ! os equipamentos que vcs sugeriram pra o colega que está com a dúvida é 2.4 pois desconheço 5.8 da aquario. Tb não gosto de omni ainda mais da Aquario. no caso proposto aconseljo um painel setorial e se possível da HyperLink! e rádios WLA 5000 uso 12 Link's com estes equipamentos e são muito bons ! Só devo alertar de que plugar clientes em 5.8 é bem caro ! antenas e placas bem acima do preço do 2.4 ! Maiores dúvidas estou aqui ou no MSN pra ajudar ! dê uma olhada nas minhas fotos na Galeria !

  6. #6

    Padrão

    sobre o valor entre 2,4 e 5,8 são bem diferentes mas tb não tera muitas interferencias por ser uma frequencia menos usada

  7. #7

    Padrão

    Agradeço as opniões de todos vocês, mas eu queria ressaltar que os meu clientes não seram a 5.8, a idéia que tenho é fazer o enlace a 5.8, quando o sinal chegar do outro lado, ser transformado para 2.4 e enviar aos clientes nessa frequência.

    Que rádio eu devo usar para receber em 5.8 e enviar usando um omini ou um painel de setoriais a 2.4 Ghz?

  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BraZuky Ver Post
    Agradeço as opniões de todos vocês, mas eu queria ressaltar que os meu clientes não seram a 5.8, a idéia que tenho é fazer o enlace a 5.8, quando o sinal chegar do outro lado, ser transformado para 2.4 e enviar aos clientes nessa frequência.

    Que rádio eu devo usar para receber em 5.8 e enviar usando um omini ou um painel de setoriais a 2.4 Ghz?
    OK ! agora ficou mais claro ! Existe um radio o Alfa que tem uma interface 5.8 e outra 2.4 ! Creio que poderia suprir suas necessidades! mas eu aconselharia um par De WLA5000 pra o enlace 5.8 e um Zinwell para os clientes e com certeza ligaria um painel setorial da Hyper de 14 ou 17 db 120 graus ! Se vc nunca usou painel setorial vai sentir a diferença da noite pro dia ! é Absurdo o aumento da qualidade do sinal !

  9. #9

    Padrão

    Obrigado pkmc pela ajuda!

    Mas afinal de contas, que alfa é esse? Modelo?
    o Ovislink WLA5000 tem duas interface?

    Pensa que precido de uma antena 5.8 na torre 1, para levar o sinal à torre 2 (duas antenas 5.8até aqui)...

    Recebo o sinal jogo no WLA5000 e depois passo para direto para as setoriais?
    Preciso usar 2 antenas na torre 2 (a torre do condominio).
    Uma para receber o sinal e outra para enviar para os clientes.

    E aí?


    obrigado a todos pela ajuda.... vcs são 1000

  10. #10
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BraZuky Ver Post
    Obrigado pkmc pela ajuda!

    Mas afinal de contas, que alfa é esse? Modelo?
    o Ovislink WLA5000 tem duas interface?

    Pensa que precido de uma antena 5.8 na torre 1, para levar o sinal à torre 2 (duas antenas 5.8até aqui)...

    Recebo o sinal jogo no WLA5000 e depois passo para direto para as setoriais?
    Preciso usar 2 antenas na torre 2 (a torre do condominio).
    Uma para receber o sinal e outra para enviar para os clientes.

    E aí?


    obrigado a todos pela ajuda.... vcs são 1000

    Bom vamos por partes ! O WLA-5000 só tem uma interface que pode ser 2.4 ou 5.8 eu uso muito esse modelo pra fazer LInk PtP ! e são nota 12 !
    AI depois na outra ponta eu te recomendaria usar o Zinwell como AP 2.4 pois é potente e barato ! e aliado a um painel setorial ou mesmo uma OMNI é muito bom!

    O Alfa é uma unidade com duas inerfaces vc poderia usar pra receber o sinal de um WLA-5000 ou de um 7210 da Edimax, veja o Link do Alfa ai !

    .:: OIW - Telecom Solutions ::.

  11. #11

    Padrão

    Eu indicaria

    02 - Bridge Ovislink wla 5000
    Ou
    02 - Bridge Edimax 7210 Apg

    Antena eu indicaria

    Zirok de Disco 24 wll 605
    Antena Grade Hyperlink

    Caso queira cotar alguns valores entre em contato comigo

  12. #12

    Cool

    Citação Postado originalmente por Luminato Ver Post
    Eu indicaria

    02 - Bridge Ovislink wla 5000
    Ou
    02 - Bridge Edimax 7210 Apg

    Antena eu indicaria

    Zirok de Disco 24 wll 605
    Antena Grade Hyperlink

    Caso queira cotar alguns valores entre em contato comigo
    Muito obrigado pkm!

    Esse ap parece ser bom, vc acha que eu posso atender até quantos clientes num ap desses?

    Luminato
    Obrigado pela opnião, mas se eu uso 02 ap Bridge Ovislink wla 5000 para o enlace de 5.8ghz, como eu faço para levar o sinal aos clientes?

    Faço o que o pkm nos disse? ligar un Zinwell em cada extremo do enlace para jogar os sinal aos clientes?


    Um abraço e obrigado a todos!!

    Não esqueçam de me comentarem o que vcs acham do AP/Bridge AWAP803 Dual-Band Homologado?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BraZuky Ver Post
    Muito obrigado pkm!

    Esse ap parece ser bom, vc acha que eu posso atender até quantos clientes num ap desses?

    Luminato
    Obrigado pela opnião, mas se eu uso 02 ap Bridge Ovislink wla 5000 para o enlace de 5.8ghz, como eu faço para levar o sinal aos clientes?

    Faço o que o pkm nos disse? ligar un Zinwell em cada extremo do enlace para jogar os sinal aos clientes?


    Um abraço e obrigado a todos!!

    Não esqueçam de me comentarem o que vcs acham do AP/Bridge AWAP803 Dual-Band Homologado?
    Depende de quantos clientes vc precisa Atender ...

    Indicaria um equipamento um pouco mais forte como o Ap Samsung Swl 3300 que ja e homologado e é muito bom ...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BraZuky Ver Post
    ap Bridge Ovislink wla 5000 para o enlace de 5.8ghz
    alguem sabe me dizer qual o througputch desse Ovislink wla 5000 ?

    Neon

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neon Ver Post
    alguem sabe me dizer qual o througputch desse Ovislink wla 5000 ?

    Neon
    Depende da Distancia e etc...

    mas em muito casos ele fecha 4 Mbps de Througputch

    em 1 km a 2 Km mais ou menos

  16. #16

    Padrão

    Brazuky,


    Tambem sou novo aqui pelo forum...
    Ando lendo bastante, para aprender. Estou estudando a possibilidade de fazer um projeto um pouco parecido com o seu.
    poderia fazer um resumo do que ficou definido ou quais as melhores opcionais para o seu projeto?
    E o kit cliente? Pensa utilizar o q?

    Pelo que andei analisando, segue um escopo recomendado.

    Para o enlace ptp para uma distancia de 17 Km! (colocando esta distancia para possiveis ampliaçoes)


    - 2 AP (Bridge) Ovislink Wl-5000ap 5.8ghz E 2.4ghz
    - 2 Antena painel setorial ou parabola fechada Hyperlink


    Kit cliente
    - Antena Proeletronic Grade (ou ziroka)
    - Placa PCI
    - cabo de 10 Metros cabo RGC 58
    - 2 CONECTORES: 1 SMA E 1 N-FÊMEA


    Agora, resta saber alguns itens que nao foram questionados...

    Qual link devo comprar para atender 300 usuários?
    Qual o ganho da antena é a mais apropriada no enlace?
    Vamos colocar um raio de 5 Km, e com visada. Frequencia a 5,8ghz.