+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alinhamento de Antenas zirok 5.8ghz

    Ola pessoal, gostaria que vcs me dessem uma luz, estou tendo dificuldade em fechar um enlace de 1km com duas antenas zirok, aquela tipo sky, não consigo fazer com que os rádios fechem o enlace, coloquei uma omni de 5.8 e testei com aquela antena e tambem nao funcionou, por favor me ajudem.

    aguardo

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    olha, estou usando um Alfa Awap - 803 não consigo pegar o sinal com essa antena zirok, conseguimos pegar o sinal com a anteninha que vem do rádio, mais com a zirok nao. aguardo

  4. #4

    Padrão

    Salve gde amigo!!!

    Em primeiro lugar, verifique os cabos para ver se não estar tendo mal contato, para alinhamento dessas antenas chamadas off-set, o dipolo "Caneco" tem que ficar para baixo, como se tivesse apontando para chão.

  5. #5

    Padrão

    Eu tenho enlaces de 10 KM com essas antenas ZIROK de 60 CM com radios APROUTER que dão 17MB de taxa. Apanhei muito pra aprender a alinhar essas antenas, vou ver se posso ajudar:

    1 - Tenha certeza que elas estao no alinhamento correto, uma de frente para a outra;
    2 - Coloque as 2 em 70 Graus, nessa posição o sinal esta saindo reto.

    3 - Va na ponta cliente e veja se vc já ve algum sinal, se nao, abaixe a antena toda e va subindo de 1 em 1 grau, isso mesmo, de 1 em 1, pode parecer q não mais faz uma diferença loca. Ache a posição que melhor te da sinal.

    4 - Va na base e faça a mesma coisa, baixe a antena e va subindo de 1 em 1 grau até achar a melhor posição.

    Pronto ta fechado seu enlace, desde que na horizontal sua mira esteja correta.

    É normal o bico da antena ficar apontando para baixo.

  6. #6

    Padrão Calculo de angulo

    To com um problemao aqui que é tentar fazer um enlace de 9Km, mas estou apanhando...
    estou usando dois wla5000 em 5.8ghz duas off-set de 90 da zirok, e nada de um ponto enxergar o outro...

    tenho o seguinte problema...

    Torre 1 - 471 Metros de altitude (no ponto onde esta a antena)
    Mata (que fica a 7,4Km da Torre 1) - 454 Metros (No topo das arvores mais altas)
    Torre 2 - 451 Metros de altitude (tambem no ponto onde esta a antena)


    ta dificil para conseguir fazer algo...

    Alguem tem uma sugestao???

  7. #7

    Padrão

    Se não tiver visada direta, acho que vai ser bem dificil viu, pois aqui sem visada uma vez tentamos fechar um link que num dava nem 10Km com zirok de 90cm, não virou, acabamos colocando hyperlink que funcionou mesmo sem visada e com bom sinal. A situação foi passando no meio de alguns galhos de uma mata.

  8. #8

    Padrão

    amigo sem visada em 5.8? 10 km? tem algo errado nisso não?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    amigo sem visada em 5.8? 10 km? tem algo errado nisso não?
    então jhonnyp, pior que funciona kra(alias pior não, ainda bem que funcionou), porque a gente tinha um 2.4 funcionando e precisamos de qualquer jeito fazer o enlace em 5.8 e não conseguimos montar repetidora no meio do caminho. Então resolvemos arriscar e felizmente deu certo.
    Estamos usando Tsunami MP.11 5054 com antenas Hyperlink parábola de 29Dbi. Temos conseguido um troughtput em torno de 8Mbits Full.

    Sobre não ter visada, realmente é sem visada mesmo, o sinal passa por entre algumas árvores de mata, e não teve um "cristão" pra nos alugar um espaço num sítio para nós.

  10. #10

    Padrão

    Se vc tiver um GPS, passa ai as suas coordenadas pra gente ver se da certo, vou desconsiderar a mata no primeiro momento, vamos ver só com relação ao terreno.


    Citação Postado originalmente por andrercmeira Ver Post
    To com um problemao aqui que é tentar fazer um enlace de 9Km, mas estou apanhando...
    estou usando dois wla5000 em 5.8ghz duas off-set de 90 da zirok, e nada de um ponto enxergar o outro...

    tenho o seguinte problema...

    Torre 1 - 471 Metros de altitude (no ponto onde esta a antena)
    Mata (que fica a 7,4Km da Torre 1) - 454 Metros (No topo das arvores mais altas)
    Torre 2 - 451 Metros de altitude (tambem no ponto onde esta a antena)


    ta dificil para conseguir fazer algo...

    Alguem tem uma sugestao???

  11. #11

    Smile Configuração do AWA803 e alinhamento de Zirok WLL-905

    Olá!

    Estou com o mesmo problema que o GatodoMato99, alias... pior.

    Estou tentando fechar um enlace de 2.8 km, com antenas Zirok WLL-905 de 90cm (miniparabólica) e rádios da ALFA AWAP803 (o mesmo do amigo).

    Não estou conseguindo alinhar-las e configurar o AP. (nunca usei um AP desses)

    O enlace tem um Zirok 5,8 e Omini Hypertec 15,5 2,4Ghz em cada lado.

    Quero usar as omnis nos dois extremos para atender clientes, e tenho que fechar esse enlace com as Zirok.

    pepoclv nunca useis parabólicas, você disse para alinhar em 70 graus, e subir até conseguir sinal?

    Quando você falar em subir elas e tal, é pra mexer somente o prato dela?
    E o receptor dela (onde fica o pigtail)?? tem que estar direcionado para o centro da antena?

    Queria ajuda na configuraçao do AP, as antenas tem que estar conectas em que saida?
    por exempla a de 2,4 fica na entrada da antena 1, ou 2 do AP?

    se alguém que tem esse AP e quiser me dar uma mão... tipo, screenshots das configurações, backup.

  12. #12

    Padrão

    VC deve fixar a antena no "teto" ou no "chão" (nao sei como vc esta instalando isso ai. Depois colocar as 2 antenas em 70 graus, Ve se ja da sinal, se nao der mova 1 dos lados pra cima e pra baixo de 1 em 1 grau, quando digo mover, estou falando do disco mais o elemento irradiador, quando vc mover o disco aquela parte onde vai o pigtail vai mover tbm.

    Com relação a esse AP nunca tive a oportunidade de utiliza-lo

  13. #13

    Padrão Surra.

    Gente eu levei uma surra de um mês pra conseguir fechar um link de 15km, bom ... primeiro usei um espelhopra ver a direção do outro ponto, depois uma bussola, e depois um gps, nenhum deles resolveu, vi que um dos problemas era a polarização, onde o alimentador ( o copinho que fica no braço da antena ) estava em posições distintas em ambos os lados, bom fui lá e virei o lado dos conectores N femea para baixo dos dois lados, e outro motivo tb era que o meu rádio na época um Ovislink wla5000 tava operando em 2.4 ghz e eu nao sabia que tinha que executar um comando pra ele realmente trabalhar em 5.8 no padrão de modulação dos EUA, no qual as antenas zirok só trabalham neste padrão. E depois coloquei as duas antenas no angulo de 70 graus e fui baixando uma e levantando a outra e vice-versa. Uma tática que eu usei para fazer o alinhamento na horizontal foi entrar por debaixo da antena, olha pelo alimentador que fica preso no braço da antena e apontar pra outra antena, agora fecho enlaces de 5,8 em menos de 15 min. com ping de 1ms.