+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Algmas dúvidas a respeito de servidores de email

    Ola pessoal, tudo bem ?
    Bom, vamos logo ao ponto. Estou tentando configurar um servidor de emails e entender como ele funciona. Ja consegui configurar meu servidor de emails como localhost para ele enviar emails, porém, estou tendo dificuldades em configurá-lo localmente para testar o recebimento de emails. Em relação a isso, tenho as seguintes dúvidas abaixo:

    1 - Pelo que eu entendi, usar dovecot, cyrus e pop3 tem a mesma função que é receber emails. Estou correto ? Esses serviços acima, tem mais alguma funcionalidade, além de receberem emails ?

    2 - Entre dovecot, cyrus e pop3, qual é o melhor para usar com postfix para uma empresa com 30 pcs ?

    3 - Ouvi dizer que o cyrus é mais complicado de configurar. Se isso for verdade, qual seria melhor eu usar: dovecot ou pop3 (levando em consideração que eu não tenho experiência em configuração de servidores de email).

    4 - Qual a diferença entre imap e pop ?

    5 - Para que serve dominios virtuais e a conta postmaster ?

    Por enquanto, seriam essas as minhas dúvidas. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

    []'s,
    Renato

  2. #2

    Padrão

    1 - Pelo que eu entendi, usar dovecot, cyrus e pop3 tem a mesma função que é receber emails. Estou correto ? Esses serviços acima, tem mais alguma funcionalidade, além de receberem emails ?

    Não

    2 - Entre dovecot, cyrus e pop3, qual é o melhor para usar com postfix para uma empresa com 30 pcs ?

    Procure courier-imap

    3 - Ouvi dizer que o cyrus é mais complicado de configurar. Se isso for verdade, qual seria melhor eu usar: dovecot ou pop3 (levando em consideração que eu não tenho experiência em configuração de servidores de email).

    idem resposta anterior

    4 - Qual a diferença entre imap e pop ?

    imap sincroniza sua caixa de correio com o cliente de e-mail

    5 - Para que serve dominios virtuais e a conta postmaster ?

    Dominios virtuais serve pra vc receber e-mails de outros dominios no mesmo MX. A conta postmaster é como se fosse a administradora do servidor de e-mails.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pelas respostas, porém, fiquei com algumas dúvidas ainda. Seguem elas:

    1 - Imap faz a sincronização de da caixa de entrada, pop baixa as mensagens do servidor. E qual que faz a autenticação de usuários ? (achei que fosse o imap)...

    2 - sobre a resposta da pergunta 5 (Para que serve dominios virtuais e a conta postmaster ? Dominios virtuais serve pra vc receber e-mails de outros dominios no mesmo MX. A conta postmaster é como se fosse a administradora do servidor de e-mails. ) eu sou obrigado a criar a conta postmaster ? por que ?

    3 - Ainda em relação a pergunta 5 e sua resposta, ainda nao ficou bem claro a respeito de dominos virtuais. Por exemplo, na minha empresa, eu teria apenas 1 domino configurado. Pelo que eu entendi, como eu não teria mais do que 1 dominio, eu nao precisaria configurar dominos virtuais, estou correto ?

  4. #4

    Padrão

    1- Qualquer protocolo faz autenticação, tanto smtp, como pop/imap.

    2- Na verdade não, vc pode configurar qualquer outra conta, ou criar um alias.

    3- Por exemplo: o dominio do seu trabalho é dominio.com.br, mas vc pode criar um dominio virtual dominio.com no mesmo servidor, recebendo mensagens enviadas para ambos. Ficou mais claro???

  5. #5

    Padrão

    Hummm...acho q eu entendi agora a respeito de dominios virtuais...no caso, se eu tiver o dominio.com.br como dominio principal e criar o dominio virtual example.com.br eu vou ter um domino a mais em funcionamento, mas não vou precisar reconfigurar todos serviços como eu fiz quando eu configurei o domino.com.br (dominio principal). Acho q eh isso, neh...Se eu escrevi alguma coisa errada, me avisem.

    []s,
    Renato

  6. #6

    Padrão

    Esse é o caminho meu velho, pesquise mais a respeito para se interar dos detalhes....