+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fixar alias para placa de rede

    Boa tarde galera!

    Estou com um pequeno problema no Slackware 11 com kernel 2.6.18. Rodo um servidor com 3 placas de rede e toda vez que eu reinicio ele, as alias das placas de rede trocam todas e o firewall está configurado também pelas interfaces. É um martírio todas as vezes que o servidor é reiniciado.

    Li algumas coisas a respeito e diziam sobre desabilitar o rc.hotplug e fazer o carregamento de módulos manualmente, pois as alias são atribuídas em ordem de carregamento de módulos.

    Existe alguma maneira de eu designar as alias certas pra cada placa de rede como era no kernel 2.4 no esquema de incluir as alias no /etc/modules.conf?

    Preciso muito disso e não estou achando quase nada a respeito.

    Abraços!!!

  2. #2

    Padrão

    olha se cada placa de rede for de um fabricante diferente tu pode fazer o seguinte.

    placa01 realtek8139
    placa02 3com595

    no /etc/modules
    8139too
    3c59x


    assim a realtek por ser a primeira ser carregada seria a eth0 e 3com em segundo seria a eth1.

    no mais seu sei que no Debian dá para arrumar isso melhor via.
    nano /etc/udev/rules.d/z25_persistent-net.rules
    Placa de rede altera quando reinicia o micro ?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por avena Ver Post
    olha se cada placa de rede for de um fabricante diferente tu pode fazer o seguinte.

    placa01 realtek8139
    placa02 3com595

    no /etc/modules
    8139too
    3c59x


    assim a realtek por ser a primeira ser carregada seria a eth0 e 3com em segundo seria a eth1.

    no mais seu sei que no Debian dá para arrumar isso melhor via.
    nano /etc/udev/rules.d/z25_persistent-net.rules
    Placa de rede altera quando reinicia o micro ?
    Valeu avena, isso funcionaria com o hotplug habilitado?

  4. #4

    Padrão

    então em debian etch com kernel 2.6.18

    colocar no /etc/modules tem dado certo sim....com hotplug ligado.

    pois no /etc/modules os módulos das placas são carregados na marra.

  5. #5

    Padrão

    Então, no slackware só tem /etc/modules.conf, mas só funciona pro kernel 2.4, eu estou rodando ele com kernel 2.6.18... Vou tentar da mesma forma adicionar lá então.

    Obrigado!!!