+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre uso de banda x admin babaca

    Bom pessoal agradeço as posteriores respostas que serão (se Deus quiser) dadas neste tópico
    Bom vamos lá:
    Estou passando por um conflito aqui no meu trablho com um analista de sistemas fajuto ex-admin da rede daqui e ainda por cima babaca
    Seguinte ele adora deixar o pc dele fazendo download em sites FTP e usar emule com taxa de download e upload limitados a uns 20 k ... o que acontece é que acompanhando pelo iptraf rapidinho o FTP do pc do babaca ocupa o link todinho ( 1 MB (120 Kbps) ) e fica um lentidão enorme na navegação web ...
    Hoje tirei o cabo do pc dele num momento insano de raiva ( ele so trabalha a parte da tarde e noite e eu fiz isso de manha uhaha bem amador eu sei mais tava cançado de dropar o ip no iptables e ele zerar os drops (ssh) )
    Bom ele chegou de tarde injuriado e questionou "quem foi o palhaço que tirou meu cabo?"
    Ai pronto o sangue subiu na cabeça e eu bati boca com o cara ... agora chega na parte técnica da coisa .. as alegações que eu gostaria que vcs avaliassem:

    Babaca diz:
    "Porra eu conheço TCP/IP de cabo a rabo e sei que se eu tenho uma conexão FTP em uma porta e existe uma demanda de outras maquinas na internet por uso de banda, é claro que como a conexao FTP está usando apenas um socket ela vai perder prioridade no uso do link e esse vai ser dividido de modo que os clientes da rede não sofram com a lentidão"
    "Meu emule não deixa a rede lenta pois eu deixo ele limitado a 20 Kbps(sim pra q um fdp desses qué usar emule dentro de uma empresa?)"
    "Sugiro vc a estudar melhor o protocolo TCP/IP e verá que em uma conexao FTP e muitos usuarios acessando HTTP os usuarios navegarão normalmente pois a prioridade deles é maior por haver um numero muito grande de sockets contra apenas o meu socket FTP"


    Vc jedis me respondam ... esse cara cagou pela boca o tempo todo ou foi impressão minha ? teria ele argumentado verdades ?

  2. #2

    Padrão

    primeira e unica coisa..

    faz um relatorio, entrega para seu superior.. um cara desse merece o olho da rua !!

    empresa nao eh lugar de rodar essas porcaria nao.. que falta de profissional isso ai cara !!!

  3. #3

    Padrão

    A prioridade é do pacote established (já estabilizado no three way handshake).


    Entao o que ele falou nao tem fundamento. E concerteza o que mata bastante é o emule dele.

    Se ele nao é mais admin da rede, faça controle de mac X IP e aplique regra de controle de banda e controle de sockets para esse infeliz e troque a senha de root.

    Envie para os superiores as conversas, o trafego que o infeliz está usando e se prepare para cantar "Roberto Carlos - Emocoes" no dia que ele receber o papelzinho pra assinar.


    Saudações,

  4. #4

    Padrão

    Concordo, com as resposta dos nossos amigos.
    E pelo que eu sei também é que depois da conexão estabelicida, e ele tiver baixando ftp a 1Mbp/s, isso concerteza vai zonear independente se ele abre um socket somente na conexão, o que pode acontecer é que a velocidade Taxa de transferencia dele pode variar conforme o pessoal solicita informações da net sua.
    mas ele vai continuar parecendo um sangue suga ainda.
    Outra coisa dependendo como for, o emule joga muitos pacotes UDP, o que pode te ferrar mais ainda, consumindo praticamente sua banda inteira quase.
    Para te resolver primeiramente altera a senha de root do servidor, segundo iptables no mac e ip dele, terceiro QoS no Ip dele, joga 56Kbp/s, ae vc vai ver esse merda reclamar de lentidão para baixar ftps, e emule, quarta joga o iptraf ou mrtg para monitorar o trafego, do caboco e por fim faça um relatório, e mostre para seu supervisor, sobre o acontecido. Não fique estressado com babacas desse tipo que dizem conhecer o TCP/IP de cabo a rabo.

    Qualquer coisa posta ae colega.

  5. #5

    Wink

    Cara, o único jeito dele priorizar tráfego http ou limitar o tráfego ftp seria usar QoS, mas certamente esse não é o caso, inclusive pq ele nem tocou no assunto.

    Mas da mesma forma, com QoS ele poderia fazer reserva de banda pro ftp dele e ferrar tudo, por exemplo.

  6. #6

    Talking

    Os colegas tem completa razao, mas c nada disso resolver compre um 38.

  7. #7

    Wink

    Amigo , esquece a revolta aplica senha no serv e aplica iptb no end da placa dele, cerca ele só na base da sabedoria, porque me parece que vc domina um tanto de redes. Esse emule joga mais pacote do que dondoca no shopping. Pede pra chefia da tua empresa fazer auditoria na rede que é certo que ele tá usando a máquina em beneficio particular e escuso. Deixa eleatolá na própria m....
    Boa sorte.

  8. #8

    Padrão

    Muito obrigado amigos, eu não vo esquenta a cabeça não como vcs me explicaram neste tópico eu irei minar o território dele na sabedoria, eu já tentei colocar o htb-tools aqui mais as consequências foram desastrosas ... inclusivel criarei um tópico em busca de ajuda para configura-lo a contento
    Bom como o uso de um emule limitado a 20 Kbps ( setado no próprio emule) poderia sobrecarregar o link ? Fiquei curioso a respeito do altra trafego udp que ele gera .. mesmo limitado ? eu vejo que mesmo a 20 Kbps o emule abre várias requisições simultâneas, isso cai o desempenho mesmo que a banda nao seja totalmente alocada ? ou seja o roteador do nosso link embratel aqui perde desempenho com tantas requisições ?

    Obrigado , mais uma vez vcs são 10
    E vamos juntos ownar o babaca :P