+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - aceitando AP em modo repeater

    Olá galera do Under;
    Me desculpem se estou repetindo algum tópico, mas sinceramente não encontrei nada esclarecedor por enquanto. Seguinte: uso RB com senao 200mW, Mikritok, etc, omni 15 dbi em 1 dos cartões ( para clientes da região). Modo do cartão AP bridge, pois tenho servidor Debian, controle de banda etc, pelo server. Atualmente os clientes residenciais se conectam normalmente ao RB, utilizo muito as antenas aquarios de 12dbi, com radio railink embutido no painel, distancia até 800mts, ou ap em modo client, com dhcp ativado para os clientes, PORÉM, tenho alguns condomínios com rede lan e radios em modo Repeater, mas não consigo conexão com o RB, os repeater mandam, mas não recebem os pácotes do RB. Ja tentei bridge, wds, etc... com certeza estou pecando em alguma configuração do RB. Aguardo a vossa ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Salve gde amigo!!!

    Pelo que entendi vc tem um ap central, e demais aps clientes, e nao esta conseguindo receber o sinal, se for isso coloque a Wireless do ap cliente, como cliente, e compartilhe as saidas RJ como bridge.

    Caso não seja essa resposta, coloque ai, faça perguntas pequenas e objetivas.

  3. #3

    Padrão

    para usar modo repetidor tem que setar o mesmo canal

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lmriga Ver Post
    Salve gde amigo!!!

    Pelo que entendi vc tem um ap central, e demais aps clientes, e nao esta conseguindo receber o sinal, se for isso coloque a Wireless do ap cliente, como cliente, e compartilhe as saidas RJ como bridge.

    Caso não seja essa resposta, coloque ai, faça perguntas pequenas e objetivas.
    ok... Mas no modo client ele vai fazer bridge dos clintes pela lan?Ele vai enxergar os ips e macs dos clientes/ Porque faço o controle de cliente pelo servidor, e pelo pouco que entendo, qdo vc deixa o AP como client vc tem controle apenas do AP pelo servidor, e eu não poderia gerenciar nada pelo AP, pois tenho aproximadamente uns 15 clientes nessa lan. Outra coisa meu AP tem as seguintes opções de client:
    enable WDS
    SSID
    Mac of AP
    posso usar client sem wds ou ativar wds utilizando SSID ou Mac, porém ainda não obtive sucesso.
    Última edição por Pruda; 26-10-2007 às 13:52.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    para usar modo repetidor tem que setar o mesmo canal
    Fiz isso, liberei Mac no mikrotik do client e do Mikrotik no client, mas nada...só lembrando que meu Mikrotik a interface wireless ta setada como AP Bridge. Os clientes residenciais com adaptadores USB conectam normalmente.

  6. #6

    Padrão Uma luz no fim do tunel!!!

    Bem, mexendo e fuçando, etc descobri algo interessante: fiz uma bridge no AP, coloquei Ip fixo no cliente pra poder libera IP e Mac no server direto, PORÉM, o que ocorre? Ele faz a bridge apenasd o IP do cliente e NÃO FAZ DO MAC.... o mac repassado ao SERVIDOR é o MAC do AP, ou seja, vou fazer umas experiencias liberando um MAC apenas e varios IPs pra poder conectar no modo brige ou repeater. Não era bem o que eu queria, pois queria amarrar IP e Mac, mas pra poderem fazer algum gato terão de ter um Ip liberado no servidor, não é qualquer amador que faz isso, principalmente sem derrubar o usuario que esta pagando pelo link^^!!!

  7. #7

    Padrão

    sim pelo que sei no modo repìter ele nao repasa MAC somente em modo wds.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    sim pelo que sei no modo repìter ele nao repasa MAC somente em modo wds.
    Bem Alex, os TP links ( Atheros) que uso em modo repeater repassam Ip e Mac dos clientes sem problema, mas no Mikrotik ta aparecendo os Ips dos clientes, mas o MAC dos APs, ou seja, todos os clientes utilizarão o mesmo Mac, mudando só o IP... ta complicado!

  9. #9

    Padrão

    na interface do mk vc seta na aba de wds - wds mode - dynamic, wds default bridge - sua bridge e seleciona WDS ignore SSID ja fiz isso funcionar com aprouter, edimax, zinwell g120 e acho que funciona em mais radio e repassa macs tb sem problema nenhum.

  10. #10

    Padrão

    tem algum problema em colocar todos os aps clientes nesse modo wds?
    tipo varios predios, isso n vai afetar a rede n?