+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como somar bandas?

    Olá,

    Aqui na empresa temos um link de dados com a Brasil Telecom (BRT).
    Estamos contratando um link adicional de redundancia com uma empresa de Radio.
    Gostaria de saber se existe algum esquema no Linux que permita monitorar online os 2 links da seguinte forma:
    1) link padrao é sempre BRT
    2) se cair BRT, mudar automaticamente para o Radio
    3) quando BRT voltar, mudar automaticamente de volta
    Eu imaginei fazer algum script que ficasse rodando por cron a cada minuto, testando a conexao com o meio externo. Contudo, nao sei se esta solucao é boa em termos de desempenho.
    Atualmente ja tenho prontos dois scripts manuais chamados brt e radio, que basicamente mudam o gateway de saida com a net. Mas o usuario tem que digitar o comando para mudar de link.

    Depois de resolver esta 1a. parte, gostaria de saber se tem como somar os dois links, ou seja, usar a net de forma que, quando um link estiver sobrecarregado, passar a comunicacao para o 2o.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Edilmar Ver Post
    Olá,

    Aqui na empresa temos um link de dados com a Brasil Telecom (BRT).
    Estamos contratando um link adicional de redundancia com uma empresa de Radio.
    Gostaria de saber se existe algum esquema no Linux que permita monitorar online os 2 links da seguinte forma:
    1) link padrao é sempre BRT
    2) se cair BRT, mudar automaticamente para o Radio
    3) quando BRT voltar, mudar automaticamente de volta
    Eu imaginei fazer algum script que ficasse rodando por cron a cada minuto, testando a conexao com o meio externo. Contudo, nao sei se esta solucao é boa em termos de desempenho.
    Atualmente ja tenho prontos dois scripts manuais chamados brt e radio, que basicamente mudam o gateway de saida com a net. Mas o usuario tem que digitar o comando para mudar de link.

    Depois de resolver esta 1a. parte, gostaria de saber se tem como somar os dois links, ou seja, usar a net de forma que, quando um link estiver sobrecarregado, passar a comunicacao para o 2o.

    O lance do script no cron, pingando é uma boa solução e funcional. O usuário nao digitará nada, quem mudara a rota padrao sera o proprio servidor linux, com os devidos comandos dentro do script. Com relação a _soma_ de banda, pesquise sobre 'bonding' que poderá ter alguma resposta, mas na sua situacao ai especifica não funcionará 100%, o ideial seria ter dois links do mesmo provedor, mas dê uma estudada mais a fundo para ver mais opcções.

    https://under-linux.org/wiki/index.p.../Redes/Bonding

  3. #3

    Padrão

    alem do bonding, para uma solução profissional, vc pode usar BGP e varios links.. para isso voce precisa ter um ASN (um bloco de ip proprio) ..