+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartao senao dia chuva não funciona!!!

    Galera é o seguinte eu tinha ap 5000 em ponto a ponto 5.8, vivia dando problema no dia chuva, qdo chovia para a internet, isso numa distancia de 2.5 km com visada, troquei tudo por router com cartão senao 400 mv o que está acontecendo e que agora que chove não funciona corta direto, estou usando antena zirok de 24 dbi de disco e cabo lm 400 não tem infiltração de agua pois qdo tava a ap 5000 já havia trocado esses cabos uma 3 vezes, nas conf. eu coloquei 5ghz, tem alguma conf. que deva colocar, como que funciona a opção de alinhamento do mikrotic, na opçao tx-power que opçao devo colocar pois la define com 26 dbi que igual a 400mv, já estou ficando louco pois estou perdendo clientes, dasse a impressão que qdo chove a força do sinal cai e cai bastante isso pode ser real que qto a posição da antena, ja tentei de todas as maneiras, o que eu percebi que qdo era ap 5000 os pings ficavam na media de 2ms a 4 ms, agora que eu troquei esta ficando na media 7 a 14 ms sera alinhamento ou que!

    Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato!!

    Desde já agradeço a atenção de todos!

  2. #2

    Padrão

    Amigo vc ja troco essas antenas, talvez esteja entrando agua nelas, por isso que vc tem esse problema quando chove

  3. #3

    Padrão Acho que não!

    Sinceramente acho que não pois eu usava uma hiperlink de 22 dbi de grade e dava o mesmo defeito, ai resolvi trocar as antenas pra ver sera esse o defeito foi qdo troquei e continuou o problema, detalhe esse ponto passa por um bosque e tem um lago sera que pode ser isso o problema, seria interferencia, apesar que antes eu usava a ap 5000 e sempre dava problema mas pelo visto não melhorou nada!


    Desde já agradeço sua atenção!

    Valeu

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Sinceramente acho que não pois eu usava uma hiperlink de 22 dbi de grade e dava o mesmo defeito, ai resolvi trocar as antenas pra ver sera esse o defeito foi qdo troquei e continuou o problema, detalhe esse ponto passa por um bosque e tem um lago sera que pode ser isso o problema, seria interferencia, apesar que antes eu usava a ap 5000 e sempre dava problema mas pelo visto não melhorou nada!


    Desde já agradeço sua atenção!

    Valeu

    Vixe cara, pode ser esse bosque ai mesmo, aqui tenho 1 cliente que passa por umas arvores, tb uso o cartao senao a 400mW, ele deve estar a 3km daqui e o sinal fica (-82 dBm), tenho clientes a 7km que o sinal fica em (-69 dBm), só pra vc ter uma ideia do tanto que arvores atrapalham o sinal.

    Tem alguma forma de aumentar suas antenas pra fazer o teste? pra tentar pegar por cima das arvores?

  5. #5

    Padrão Pior que acho que é!

    Realmente estou achando que é pois assim que vc me deu essa dica fui e olhei está em 89db, osilando bastante tem hora que está em 85, kara to ficando maluco vou ter que abandonar o ponto, outra coisa que eu fiz não sei se melhorou coloquei a comunicação em 9mb pararece que ajudou em alguma coisa, alguem sabe me dizer se isso vai me atralhapar em alguma coisa?

    Desde já agradeço a atenção de todos!

    Valeu a dica.

  6. #6

    Padrão Arvores + Chuva = problemas

    Cara com certeza o problema são as arvores, o seu sinal já está no limite por passar entre elas, então quando chove, as folhas ficam com água acumulada causando difração no sinal de -85dBm que já é ruim. Sugiro vc tentar subir os pontos para passar por cima do bosque, o legal também seria mudar as antenas para Zirok de 90cm de 30dB.

    Nestes casos não adianta trocar os rádios, ao menos que comece a trabalhar com freqüência de 900Mhz, daí já é outra história.

    Abraço.

  7. #7

    Padrão

    Tenta reduzir a potência da placa amigo, pois o ruído pode estar atrapalhando mto o seu sinal...

  8. #8

    Padrão Ela passa por cima!

    Hein agradeço a forças de todos e fico muito grato mesmo. Qto as arvores ela passa por cima, acho que uns 10 metros acima e qto a sinal, fica entre 85 a 99 qto esta com chuva, reduzi pra 9 mb parece que ficou melhor, e qto a 900 mhz, que tipo de antena devo usar e os cartoes senao tem essa opção? Estou usando em 5ghz!

    Valeu a atenção de todos!

    abçoss!!!

  9. #9

    Padrão

    Amigo...

    900mhz é recomendado somente para enlaces...
    Colocar para os clientes ia ser algo meio caro, pq a tecnologia nessa frequencia, até onde eu sei, não tem homologação no Brasil.

    Tenta baixar a potência mesmo, usar cabeamento melhor, talvez trocar a minipci, aumentar a visada, etc...

    Vai fazendo, até encontrar o problema..

    Infelizmente, não há receita-de-bolo pra achar a solução desses tipos de problema

    =D

  10. #10

    Lightbulb Vc ja Trocou por Cartão Senão? Então ta facil

    Citação Postado originalmente por adepad Ver Post
    Galera é o seguinte eu tinha ap 5000 em ponto a ponto 5.8, vivia dando problema no dia chuva, qdo chovia para a internet, isso numa distancia de 2.5 km com visada, troquei tudo por router com cartão senao 400 mv o que está acontecendo e que agora que chove não funciona corta direto, estou usando antena zirok de 24 dbi de disco e cabo lm 400 não tem infiltração de agua pois qdo tava a ap 5000 já havia trocado esses cabos uma 3 vezes, nas conf. eu coloquei 5ghz, tem alguma conf. que deva colocar, como que funciona a opção de alinhamento do mikrotic, na opçao tx-power que opçao devo colocar pois la define com 26 dbi que igual a 400mv, já estou ficando louco pois estou perdendo clientes, dasse a impressão que qdo chove a força do sinal cai e cai bastante isso pode ser real que qto a posição da antena, ja tentei de todas as maneiras, o que eu percebi que qdo era ap 5000 os pings ficavam na media de 2ms a 4 ms, agora que eu troquei esta ficando na media 7 a 14 ms sera alinhamento ou que!

    Se alguem puder me ajudar ficarei muito grato!!

    Desde já agradeço a atenção de todos!
    Se voce esta usando uma RB com cartão senão ele da suporte tanto para 5.8ghz quanto para 2.4ghz e so vc trocar as antenas para 2.4ghz e faz o teste tanto na polarização horizontal quanto na vertical para saber qual vai ter menos interferencia...
    Quanto mais baixa a frequencia melhor é para ultrapassar obstaculos.
    Tenho um enlace aqui com 36km mal funcionou em 5.8ghz fui checar o q era umas arvores em um morro quase na metade do caminho...
    mudei para 2.4ghz ficou blz.

    Esta ai o toque simples e sem gastar muito...

  11. #11

    Padrão

    realmente, senti aqui tambem que 5.8 eh muito mais sensivel so que 2.4..2.4 ja passei por arvores sem problemas maiores, ja 5.8, só pau quando tem uma folhinha na frente, ja começa o terror!

    mas 36km com 2.4?? quais raidos e antenas usou amigo??? to com link de 5.8 de 13km, sinal -80, 8mb ida e volta...me da sua receita pra melhorar isso?

    abraços!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    realmente, senti aqui tambem que 5.8 eh muito mais sensivel so que 2.4..2.4 ja passei por arvores sem problemas maiores, ja 5.8, só pau quando tem uma folhinha na frente, ja começa o terror!

    mas 36km com 2.4?? quais raidos e antenas usou amigo??? to com link de 5.8 de 13km, sinal -80, 8mb ida e volta...me da sua receita pra melhorar isso?

    abraços!
    Esta ruim?? 13km? sinal -80? tenho a continuação deste enlace de 2.4 que vai para outra torre são mais 16km em 5.8.. sinal -68 a -76. a configuração e simples..
    RB com cartão senão e antenas pluton PTX36. mas creio q funciona melhor com antena menor e mais fechada.. vou colocar mais para frente para funcionar o nstreme e vou testar com antenas menores para ver como fica o enlace.
    Mas c o sinal esta ruim.. pode ser alinhamento ou obstaculo mesmo.
    Aqui para eu ter absoluta certeza do meu enlace usei o Radio Mobile e o goolge earth para percorrer o trageto que vai ficar o alinhamento e nos locais que aparentemente havia obstaculo fui de carro e onde não dava para ir fui de moto.. so para ver o local pessoalmente, resultado. no primeiro ponto onde eu estava usando 5.8 e mudei para 2.4 notei que havia arvores muito altas que no google earth não aparece.
    Última edição por PauloCesarS; 07-11-2007 às 20:25.