+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida em WDS

    É o seguinte pessoal, ja estou meio q desistindo de fazer um WDS entre dois MK, pois bem, consigo fazer um MK se conectar no outro, mais daí pra frente como faço?
    Como vou fazer o controle de acesso nesse repetidor?

    Minha configuração é assim:

    MK principal, esta em Ap-Bridge, com uma Omni Hyperlink, ja todo configurado, com Hotspot+Web-Proxy+Controle de banda+Nat, ou melhor, funcionado 100%. Eu preciso fazer uma repetira pra alguns clientes q o sinal não chega ou chega muito fraco.
    Eu uso uma DLink g510 atheros nessa omni, e criei, uma interface WDS nessa mesma interface, abilitei o WDS Mode da interface para Static e coloquei o MAC da WLan do outro MK q vai repetir o sinal, crei uma Bridge entre Wlan + WDS + Ether e dei o IP 192.168.2.100/25, esse é o do meu MK principal.
    No meu MK q vai ser o repetidor, esta tbm esta como Ap-Bride, criei uma WDS nessa mesma interface, abilitei o WDS Mode da interface para Static e coloquei o o MAC da WLan do MK principal, e criei uma Bridge entre Wlan+WDS+Ether e dei o IP 192.168.3.100/25, e aparentemente eles se conectam um no outro, nois nas interfaces aparecem a letra R e RA, agora vem o problema como eu sei q estaum se comunicando, como faço pra mim conectar no repetidor e ter o controle no MK principal?

    Essa é uma duvida meio complicada, mais acho q com a ajuda dos amigos do Forum eu resolvo isto. Ja agradecendo a todos q puderem me dar uma dicas, ate mais, e valeu pessoal!

  2. #2

    Padrão

    Voce configura o segundo mk da maneira como quiser, pode usar em bridge também, fazer NAT, hotspot, etc. Lembre-se que a interface de saída, será o wds e nao a wlan.

  3. #3

    Padrão

    Valeu amigo, vou testar e coloco resultado aqui depois, muito obrigado pela dica!

  4. #4

    Padrão

    Amigo antoni, fiço como vc me disse, mais mesmo assim não consegui navegar, teve um momento e nem lembro como eu fiço, minha a placa wireless do meu pc q esta configurada pra conectar no MK principal, recebeu o ip cadastrado nele, mais a mascara de sub-rede era outra e gateway padrão não apareceu.

    No segundo MK fiço assim?

    Criei a interface WDS coloquei o MAC do 1º ou MK principal, fiço uma bridge com Ether e Wlan, e dei um ip, fui em firewall e criei Nat mascarede pra interface WDS e nada, depois coloquei na Bridge a Ether + Wlan + WDS, criei Nat mascarede pra interface WDS e nada tbm, eu penso q o gateway tem de ser o ip do MK principal mais em routes, quando tenho colocar o ip do MK principal ele fica com um S na frente e sem interface, ja não sei mais como fazer pra repetir o sinal do meu MK principal!

    Preciso de mais algumas dicas dos amigos do forum!

  5. #5

    Padrão

    Cria a bridge e adiciona o wds junto na bridge, com a lan e a wlan. Deixa todo o controle no outro mk.

  6. #6

    Padrão

    Amigo antoni, so tirnado mais essa duvida, no 2° MK q vai ser o repetidor, eu crio uma bridge entre as interfaces inclusive com a WDS, nessa bridge eu preciso dar um ip, ou não?

  7. #7

    Padrão

    Não é necessário para o funcionamento, mas é conveniente que vc informe um IP para acesso ao mk.

  8. #8

    Padrão

    Infelismente não consegui fazer funcionar, no 2º MK(repetidora) na interface Wireless fi a Letra R, e na WDS fica RA, mais na WDS do 1º MK(principal) não aparece nada na interface WDS, será oq pode estar acontecendo, pensei q poderia ser sinal, mais mesmo com uma direcional o sinal do 1º MK fica em -95 conectado ao 2ºMK, e tbm não repassa os ips e Macs cadrastados no 1º MK.

    Se tiverem mais alguma dica eu agradeço!
    Última edição por rogeriodj; 07-11-2007 às 08:07.

  9. #9

    Padrão

    no primeiro mk, vc tem bridge tbém? Caso positivo, o wds está incluído na bridge?

  10. #10

    Padrão

    Tem Bridge sim e a WDS entá incluida nela, mais oq eu acho mais estranho é no 1º MK o WDS parece q fica inativo, não aparece a letra RA como no 2º MK e o sinal do 1º MK fica em -95 no 2º MK, não entendo o pq disso, mais com a ajuda de vcs vou conseguir, desde ja muito obrigado pela atenção!

    E aguardo mais dica para esse problema!

  11. #11

    Padrão

    fica em -95 quando pasa para o modo stby, ou seja nao tem nehum trafego nele, vc tentou deixar em modo dynamic, acho que no modo static nao aparece RA,mas se na outra eta aparecendo quer dizer que esta estabeleziadaa WDS

  12. #12

    Padrão

    espero estar ajudando com esse manual... apesar de ingles eh muntu simples...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mikrotik - Ponto a Ponto em Bridge transparente utilizando WDS (ingles).pdf