+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Estou fechando um link de 29 Km com 2 Airayas e 2 antenas Pluton PTX36-58. Problemas!

    Estou fechando um link de 29 Km com 2 rádios Airayas e 2 antenas Pluton PTX36-58 de 37 DBI, só que estou com problemas. Só está trafegando uns 200 Kbits, mas preciso de pelo menos 1 Mbits. Vamos aos dados. Por telnet tah mostrando que o nível de sinal é de 20, estou usando o canal 147 (5.735 GHz). Nesse rádio tem como configurar o ACK-Timeout? Esse canal é bom mesmo? ou isso não chega a influenciar? já que aqui não tem tantos equipamentos em 5,8. Desde já, obrigado por qualquer ajuda!

  2. #2

    Padrão

    Vc verifico tbm se tem visada , area de fresnel .

    Pois era para funcionar sem problemas . Se for o caso subistitua o Airaya Por Longe Range ...

  3. #3

    Padrão

    Eu fechei um link de 54Km com taxa de 8 mbps, usei Mikrotik com cartão Atheros de 400Mw e Antena Pluton PTX-36, mas porem tem linha de fresnel. Quanto ao teu link, como é o relevo do terreno, altura das 2 torres?

  4. #4

    Padrão

    Amigo posta ai a configuração do seus Airayas.

  5. #5

    Padrão

    As duas torres estão em cima de morros, e entre eles só um imenso vale, e já fiz com um profissional o trabalho topográfico, e deu que tem visada livre sim. Com isso me limitei a botar as duas antenas na altura de 12 metros. No Airaya configura o ACK-Timeout?

  6. #6

    Padrão

    Ola amigo nao existe ack timeout no Airaya.
    Qual as configurações de banda vc testou ?
    Ja tive casos onde nao conseguia muita banda e resolvi diminuindo a potencia do radio em um dos lados.
    Vc testou o radio em 5ghz-5mhz ???

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kmsilencer Ver Post
    Ola amigo nao existe ack timeout no Airaya.
    Qual as configurações de banda vc testou ?
    Ja tive casos onde nao conseguia muita banda e resolvi diminuindo a potencia do radio em um dos lados.
    Vc testou o radio em 5ghz-5mhz ???
    Olá!
    Eu coloquei a potência dele em 21 dbm. Não testei nem com uma potência menor, nem em 5GHZ-5MHZ, você acha que pode melhorar? Obrigado!

  8. #8

    Padrão

    Com certeza... va diminuindo os mhz até ter o maximo de sinal.
    Com 5 mhz vc consegue uns 4mb de banda real.

    Boa sorte.

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    Consegui fazer com que passasse mais, seguir a recomendação acima do kmsilencer. Tenho um link de 2 megas e sei que o mesmo está passando todo, mas passando esses 2 Mbits o ping entre os rádios chega a até 200 ms, e sem trafego alto fica em torno de 1 a 2 ms. Tem algo a mais que eu possa fazer para resolver esse problema de latência?

    Obs. Vou fazer essa semana um teste, transferindo de uma ponta a outra um arquivo por ftp e ver quanto ta o tráfego real, depois posto os resultados.

  11. #11

    Padrão

    Pessoal, apesar de já está passando 2 Mbits, ainda estou insatisfeito com o enlace, falo isso pois a latência quando tráfega 2 Mbist por ex: passa dos 100 ms e mesmo com tráfego baixo, o ping medio que é de 1 ms, varia muito. Vou postar algumas imagens das configurações dos rádios, pois numa altura dessas imagino que possa ser qualquer coisa (ex: Firmware )que está prejudicando o enlace.

    Obs: As antenas nas torres estão nas seguintes alturas: Uma a 12 metros de altura e a outra a 9 metros, mas como o link é entre duas serras(no meio é como se fosse um vale), a visada é perfeita. Outro detalhe é que o enlace é de 29 Km.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airaya.jpg
Visualizações:	137
Tamanho: 	80,6 KB
ID:      	1392   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Airaya1.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	106,9 KB
ID:      	1393  


  12. #12

    Padrão

    WirelessGrid ID:
    Radio Channel Width: 20 MHz
    Radio Channel (Center Frequency): 165 (5.825 GHz)
    Noise Floor: -99
    Encryption Type: WEP
    Radio Data Rate(Mbps): 18
    Radio Transmit Power: 21 dBm
    5 GHz Radio Mode: Enabled
    Transmit Power Control (TPC): Enabled
    Dynamic Frequency Selection (DFS): Enabled

    primeiramente altera a para Radio Channel Width: 20 MHz ( 5MHz você está estreitando) nessa distância não precisa disso o resto a confs parece que estão blz, deixe a antena select em 2, e rate em best recomendo vc usar ptx26 no nelace vc consegue ai uns 10mb brincando

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    WirelessGrid ID:
    Radio Channel Width: 20 MHz
    Radio Channel (Center Frequency): 165 (5.825 GHz)
    Noise Floor: -99
    Encryption Type: WEP
    Radio Data Rate(Mbps): 18
    Radio Transmit Power: 21 dBm
    5 GHz Radio Mode: Enabled
    Transmit Power Control (TPC): Enabled
    Dynamic Frequency Selection (DFS): Enabled

    primeiramente altera a para Radio Channel Width: 20 MHz ( 5MHz você está estreitando) nessa distância não precisa disso o resto a confs parece que estão blz, deixe a antena select em 2, e rate em best recomendo vc usar ptx26 no nelace vc consegue ai uns 10mb brincando
    Com o Radio Channel Width: 20 MHz tava conseguindo pouco tráfego, só uns 400 kbits. Outra coisa, essa PTX26 que vc se refere é a de disco fechado de 32 DBI não é? Tenho como conseguir elas para testar, vou ver então. Mas um detalhe, uso a PTX36-5,8A de 37 DBI que é igual a uma parabólica, vc já usou? não acha ela melhor? Obrigado pelas dicas.

  14. #14

    Padrão

    ibsol,

    Ja fiz sim o uso das ptx36 mais elas tem o ganho de 37dbi mais tem um porem a abertura dela é metade da ptx26 para ela ficar funcionando direitinho não pode ficar com muita vibração e para um torre não fibrar com uma antena de 1,8m em cima é complicado, em reação aos 20Mhz use sempre ele ja usei esses radio em até 5,3 em 16dbm e rodou blz mais vai depender das antenas mais como te falei coloque ele em 20MHz com as ptx26 bem fixa na torre e não deixa vibrar e alinha no telnet ai para chegar o mais alto possivel que fica bom seu enlace.

    obs: a ptx26 pode chegar até 32 mais em média da 30dbi.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    ibsol,

    Ja fiz sim o uso das ptx36 mais elas tem o ganho de 37dbi mais tem um porem a abertura dela é metade da ptx26 para ela ficar funcionando direitinho não pode ficar com muita vibração e para um torre não fibrar com uma antena de 1,8m em cima é complicado, em reação aos 20Mhz use sempre ele ja usei esses radio em até 5,3 em 16dbm e rodou blz mais vai depender das antenas mais como te falei coloque ele em 20MHz com as ptx26 bem fixa na torre e não deixa vibrar e alinha no telnet ai para chegar o mais alto possivel que fica bom seu enlace.

    obs: a ptx26 pode chegar até 32 mais em média da 30dbi.
    Vou arrumar as antenas e testar. Depois posto resultados. Tux, muito obrigado!

  16. #16

    Padrão

    testa ai, da uma boa olhada nos cabos se pode colocar cabos de qualidade coloca e com menor tamanho possivel, coloque silicone nos conectores que assim vai ter o minimo de perda possivel e v vai fechar isso ai.