+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Dúvida -> Sobreposição de Paineis Setoriais - 3x setoriais de 90º em menos de 180º

    Olá galera,

    procurei no forum alguma coisa a respeito e não achei nada. Então fica minha dúvida para quem puder ajudar:


    A torre que estou montando do meu provedor fica na periferia da cidade, clientes se localizam entre 200 a 2000 metros.

    Mas a área de cobertura necessária para abrangir todos eles é de aproximadamente de 160º à 180º.

    Como todos sabem da limitação dos rádios (estou utilizando linuxap c/ 3 cards d-link ag-530), gostaria de dividir essa área útil pelos 3 radios, para assim conseguir atender 100 a 150 simultâneos)

    A pergunta é essa:

    Há algum problema na sobreposição da área de trabalho das antenas? Posso colocar os 3 paineis de 90º para trabalhar numa área de 180º? Qual a distância que elas devem ficar na torre? Os canais? Aumenta muito o ruido? Finalmente, é viável?

    (Detalhes: é uma cidade pequena, 12 mil habitantes na zona urbana, ambiente razoável em questão de poluição)
    Equipamento:
    Rádios D-link AG530
    Paineis Setoriais IDEAL 90º 12dbi


    Agradeço a ajuda de todos.

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    sem problemas desde que os canis naum de comflito
    usa canal 1 6 e 11 que fica show

  3. #3

    Padrão

    desde que a potencia nao seja muito diferente.. tambem nao havera problemas..

  4. #4

    Padrão

    Eu tive um problema semelhante e optei por criar WDS´s entre as interfaces e utilizar o mesmo CANAL e mesmo SSID para todas as interfaces, o resultado foi satisfatório, inclusive o sinal aumentou muito para os clientes, com certeza havia interferencia entre as antenas.

    Dizem que nesse caso voce perde a autonomia de administrar em que interface o cliente vai se conectar, ele se conecta sempre na interface de maior sinal, mas não é isso que fazemos ? Conectamos os clientes na interface de melhor sinal.

    Espero ter ajudado.

    Mario Nunes

  5. #5

    Padrão paineis setorial

    fala anarchist cara olha so vc fala no seu post que que ter uma cobertura de 180 graus

    tem setorial de 90 para 150 clientes simultaneos po cara coloca so 2 setorial mesmo tu fecha 150 cleintes

    mais fica tranquilo que da pra usar as 3 sem muito estress
    so lembre de deixar canais distantes ....

    vale lembrar que sempre e bom variar a altura das setorias em pelo menos 1m

    a terceira fica de brinde quando vc tiver mais cleintes hehehehe
    bom aki em fortaleza funciona asim redondo....
    Última edição por leobsl; 08-11-2007 às 10:17.

  6. #6

    Thumbs up Agradecendo

    valeu ai a ajuda Benatto, alexandrecorrea, MarioNunes e leobsl.

    Agora com certeza vou colocar as 3 na mesma torre.

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, acho que vc vai ter problemas devido a sobreposição dos lóbulos de irradiação, mesmo estando em canais diferentes.
    Se estiver usando polarização horizontal vai ficar pior ainda.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarioNunes Ver Post
    Eu tive um problema semelhante e optei por criar WDS´s entre as interfaces e utilizar o mesmo CANAL e mesmo SSID para todas as interfaces, o resultado foi satisfatório, inclusive o sinal aumentou muito para os clientes, com certeza havia interferencia entre as antenas.

    Dizem que nesse caso voce perde a autonomia de administrar em que interface o cliente vai se conectar, ele se conecta sempre na interface de maior sinal, mas não é isso que fazemos ? Conectamos os clientes na interface de melhor sinal.

    Espero ter ajudado.

    Mario Nunes
    Eu fiz algo parecido. Coloquei duas antenas com dois rádios. Um como AP e o outro como bridge e conectei um cabo de rede entre eles. Um radio no canal 1 e o outro no 5. Sempre vai conectar no sinal mais forte também. Só fiquei na dúvida quanto a configuração DHCP. Deixei ativa nos dois e criei faixas separadas de IPs. Mas no firmware não aparece todos os IPs ativos correspondentes a cada rádio, apesar dos usuários estarem conectados. Por isso ainda não coloquei controle de MAC, fiquei inseguro. Me parece que estes firmwares tipo WAPPRO, APRouter e semelhantes não fazem uma atualização segura das informações. Alguém já passou por algo parecido?

  9. #9

    Lightbulb

    Bom, para ajudar a esclarecer o que quero implementar, desenhei (toscamente por sinal) como vai ficar as antenas:

    http://imagens.webtuga.com/images/554368antenas.jpg

    E ai, consigo fazer isso sem interferência entre as antenas?

  10. #10

    Padrão

    então, será que da pra fazer isso??

    ( up! :P )

  11. #11

    Padrão

    Dá sim. Agora eu entendi melhor sua colocação. Sua posição em relação a cidade é exatamente como a minha. Eu coloquei duas antenas no mesmo mastro porque estou no limite da cidade, na última casa no norte e minha cidade é mais espichada para o sul. Assim para o leste e oeste eu não tenho tanta necessidade de cobrir exatamente os 180º. Eu coloquei um rádio em AP e o outro em bridge. E conectei um ao outro por cabo de rede. Um no canal 1 e o outro no canal 5. Não esqueça de atribuir um IP diferente para cada rádio. Quando houver necessidade tenho planos de colocar no outro extremo sul outra torre com a mesma configuração, só que virada para o norte. Penso que assim eu elimino zonas de sombra.