+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perda de pacotes em rede wireless

    Bom dia a todos participantes deste forum. Sou novato no forum e novato, também, na tecnologia wireless. há alguns meses um amigo montou em minha cidade um provedor de internet via rádio, mas como ele mora em uma outra cidade distante, ha um mês atrás ele me deu soicedade para cuidar de tudo. O equipamento está disposto da seguinte forma: ainda não tenho um link dedicado, por equanto estou usando adsl de 1 mega que é recebida em um modem 3com; tenho 2 radios samsung formando uma ponte de uns 2500 metros (do sinal adsl até a torre), essa ponte é feita com antena de grade polarizada horizontalmente, na torre onde se encontra o outro rádio, tenho um mikrotik com cartão atheros e além da antena de grade, que faz a ponte, tenho uma antena setorial para distribuir o sinal, possuo também um servidor linux mandriva, que foi configurado apenas para fazer cach de páginas. Possuo as seguintes configurações de IP:
    Servidor Linux: 172.16.1.1
    Modem 3com: 192.168.100.254
    Radio samsung base: 192.168.1.100
    Rádio samsung torre: 192.168.1.105
    mikrotik interface que faz a ponte com samsung: 172.16.1.2
    Mikrotik interface que faz a distribuição para o usuário: 10.1.1.
    mascara de rede no mikrotik interface usuário: 255.255.255.0

    O mikrotik atua como servidor DHCP. o DNS está configurado no modem 3com, com sendo: 208.67.222.222 e 208.67.222.200, tendo em vista que o dns da Brasil Telecom da muita falha.
    Bem, tendo relatado tudo isto, vamos ao problema propriamente dito que é o seguinte: eu estou tendo perdas de pacotes na órde de 4 a 11%. Quando abro o Winbox no computador de um cliente qualquer, faço um teste de ping, por exemplo da máquina do cliente para a interface do mikrotik com ip 10.1.1.1 ou 172.16.1.2 obtenho como resultado 0% de perda, mas quando pingo para o IP do modem (192.168.100.254) tenho perdas na ordem de 4 a 11%, entro no site www.meuipcom.br e obtendo o ip faço um ping através do prompt do windows e as perdas são iguais. Pingo de um rádio samsung para o outro e tenho 0% de perda.

    Alguém poderia me dar uma luz, para eu descobrir o que está acontecendo?

    de qualquer forma valeu!

  2. #2

    Padrão

    bem, tudo indica ser culpa do modem ou da interface de entrada do mkt. vc pode testa trocar o cabo que liga o modem ao mkt, depois testar trocar o modem, tentar reiniciar o modem, ou instalar um firmware mais recente no mesmo. Eu ficaria batendo na tecla do modem. se vc tiver um outro modem aí, mesmo que de mesmo modelo, troque logo, antes de fazer um monte de testes. Trocando o modem vc já pode ganhar um monte de tempo. Caso continue com o problema, aí é olhar com calma.

  3. #3

    Padrão

    roda um servidor de DNS neste mandriva... e coloque os clientes para utilizar ele.. fica mto mais rapido do que usar servidor dns esterno (ainda mais nos EUA)...

    verifique como esta seu ponto a ponto com as samsungs.. talvez elas nao estao aguentando...

    para este ponto a ponto eu recomendaria 2 ovislink wla5000 ou 2 mikrotiks (em pcs montados ou com placas routerboard 532a).. faça este enlace em 5.8 para que voce tenha maior banda disponivel !!

  4. #4

    Padrão

    creio que ele diz que já testou pingar de um lado a outro do p2p, e teve 0% de perdas.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    bem, tudo indica ser culpa do modem ou da interface de entrada do mkt. vc pode testa trocar o cabo que liga o modem ao mkt, depois testar trocar o modem, tentar reiniciar o modem, ou instalar um firmware mais recente no mesmo. Eu ficaria batendo na tecla do modem. se vc tiver um outro modem aí, mesmo que de mesmo modelo, troque logo, antes de fazer um monte de testes. Trocando o modem vc já pode ganhar um monte de tempo. Caso continue com o problema, aí é olhar com calma.
    Gosulator,

    aqui existe mais de uma rede wireless e uma delas está aberta e do terminal de um cliente eu conecto a rede do meu concorrente e pingo para o ip do meu modem e obtenho como resultado 0% e olha que o concorrente usa um modem d-link 500T e nem usa mikrotik. Estranho, não?
    De quaquer forma obrigado pela ajuda!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    roda um servidor de DNS neste mandriva... e coloque os clientes para utilizar ele.. fica mto mais rapido do que usar servidor dns esterno (ainda mais nos EUA)...

    verifique como esta seu ponto a ponto com as samsungs.. talvez elas nao estao aguentando...

    para este ponto a ponto eu recomendaria 2 ovislink wla5000 ou 2 mikrotiks (em pcs montados ou com placas routerboard 532a).. faça este enlace em 5.8 para que voce tenha maior banda disponivel !!


    Alexandrecorrea,

    boa idéia! vou estuadar esta possibilidade. Obrigado pela ajuda!