+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Duvida sobre Bonding ...

    Olá Pessoal!

    Navengado pela net sem rumo, rsrrs, encontrei um artigo que falava sobre Bonding, onde pelo que entedendi ele poderia dobra a minha capacidade de banda de rede, so que no exemplo foi citado que aquele tutorial era para ser usado em uma ligação pc - a -pc.... eu tenho na empresa em que trabalho um servidor debian que faz proxy de internet e fornece alguns compartilhamentos via Samba.
    Eu gostaria de saber se eu poderia utilizar o recurso de Bonding, so que no meu caso este pc fica ligado direto a um switch, o switch teria que ter suporte a isto ou não ha necessidade?

    Config do meu Servidor:
    Celeron 2.8 GHz
    1.5 G RAM
    1 placa de rede 3Com (off) e 1 rede SIS900 (on)
    Debian
    HD 80Gb Sata,

    Muito OBrigado pela Atenção.

    Atenciosamente,
    Rodrigo

  2. #2

    Padrão

    Sim, se nao me falha a memoria, o switch também tem que suportar essa funcionalidade, e se eu nao me engano também, se chama "link aggregation", mas eu jah me esqueci qual eh a especificacao disto.

  3. #3

    Padrão

    posta o link pra darmos uma olhada!

    mtec

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    existem várias formas de se fazer bonding, pode-se somar as placas de rede e aumentar a velocidade, pode-se fazer de forma que se uma caia a outra assuma, etc..

    Ex: um servidor, com duas placas de rede e dois switches, cada placa de rede ligada a um switch e os dois cascateados, a configuração do bonding vai da necessidade, mas é vantagem colocar para trabalhar somando as velocidades...

    Muitas pessoas fazem este tipo de serviço e não conseguem o desempenho desejado, isso ocorre porque esquecem que, na maioria das vezes, a falta de velocidade está associada ao gargalo do HD e não da rede.

    Sobre o switch ter opção de trunking (agregação de link), no bonding pode-se fazer sem esta opção no switch, pois é criada a interface do bonding, que recebe o IP...