+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Omini x setorial

    Pessoal, estou com uma dúvida quanto a especificações de antenas.
    Quando vejo uma especificação de omini com 15 dbi e uma setorial com 15 dbi também, qual delas deverá enviar sinal mais longe?
    Já que a omini irradia em 360º, quando injeto o sinal do rádio, com por ex 100 mw, este sinal (potencia)vai ser espalhado em toda volta e consequentemente diluido?.
    Quando o mesmo rádio é conectado em uma setorial 90º a potência do rádio estará concentrada nestes 90º e assim a setorial terá mais alcance com os mesmos 15 dbi?
    A propósito, porque as ominis são tão caras?

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Depende muito do irradiador que vc está usando, más em testes aqui, o painel teve melhor desempenho em distância que a omini.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, estou com uma dúvida quanto a especificações de antenas.
    Quando vejo uma especificação de omini com 15 dbi e uma setorial com 15 dbi também, qual delas deverá enviar sinal mais longe?
    Já que a omini irradia em 360º, quando injeto o sinal do rádio, com por ex 100 mw, este sinal (potencia)vai ser espalhado em toda volta e consequentemente diluido?.
    Quando o mesmo rádio é conectado em uma setorial 90º a potência do rádio estará concentrada nestes 90º e assim a setorial terá mais alcance com os mesmos 15 dbi?
    A propósito, porque as ominis são tão caras?
    sim vc entendeu certo é como vc falou, abertura menor concentração de sinal maior

    e as omnis nao sao caras, a nao ser as homologadas, e sao mais cara justamente por serem homologadas, e como sao 360º nao vais precisar de varias antenas, só 1;

  5. #5

    Padrão

    Olá

    Omni joga sinal 360 graus, porém o sinal não vai tão longe.
    Setorial joga o sinal em 90 graus, concentrado mais o sinal nesses 90 graus, ou seja, maior intensidade de sinal.

    Detalhe, se você vai ligar vários clientes nessa antena, procure utilizar paineis setoriais. Motivo, você não irá concentrar muitos clientes na mesma antena, seu ganho e redimento será melhor. Quando o equipamento sofrer qualquer que seja manutenção, não irá parar todos os clientes.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tio Ver Post
    Olá

    Omni joga sinal 360 graus, porém o sinal não vai tão longe.
    Setorial joga o sinal em 90 graus, concentrado mais o sinal nesses 90 graus, ou seja, maior intensidade de sinal.

    Detalhe, se você vai ligar vários clientes nessa antena, procure utilizar paineis setoriais. Motivo, você não irá concentrar muitos clientes na mesma antena, seu ganho e redimento será melhor. Quando o equipamento sofrer qualquer que seja manutenção, não irá parar todos os clientes.
    Exatamente como eu pensava. Só que aí fica um jogo de palavras nas especificações. Se as duas tiverem 15 dbi, teoricamente o alcance deveria ser o mesmo. Eu imagino que quando são feitos os testes de campo, as medições devem indicar que numa determinada distância a omini de 15 não vai dar o mesmo sinal que uma setorial ( que está concentrando o sinal). Para distâncias curtas até que pode dar a mesma leitura. Mas como falamos em especificações, deve ter um parâmetro para estas medições, ou não? Eu sei que um parâmetro é em relação a uma antena isotrópica (ideal) que na prática não existe.
    É importante que conheçamos estes conceitos para que não sejamos iludidos por especificações de fabricantes, digamos assim, não tão escrupulosos.
    Com esta sua explicação fica claro que uma setorial sempre deve ser melhor que uma omini.