+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Difinir IPs fixos para clientes no Ovislink 5460

    Olá pessoal,

    Sou novo aqui no fórum e estou com um problema:

    Estou montando um mini provedor, com um AP Ovislink 5460. Queria utilizar de todos os recursos que o AP oferece para um provedor (controle de acesso, controle de banda, etc).
    O controle de acesso por Mac Adress eu consegui ativar, ta tudo funcionando direitinho.
    Acontece, que para dividir a banda para os clientes, os clientes tem que ter IPs fixos, porque a banda é divida por IP, caso contrário cada dia o cliente estará em uma banda.
    A minha dúvida é a seguinte:
    *COMO FAÇO PARA DEFINIR IPS FIXOS PARA OS CLIENTES USANDO ESSE AP? Porque no modo DHCP, o AP atribui IPs respectivamente por "ordem de chegada" para os clientes.


    Por favor, me ajudem, estou perdido!

    Desde já agradeço pela atenção de todos...

    By Antônio Marcos
    Última edição por antoniomrfranco; 16-11-2007 às 21:33.

  2. #2

    Padrão

    Taí uma coisa que eu notei mas não me detive muito.
    Mas parece que na primeira vêz que o cliente conecta ele ganha um IP e nas outras vêzes que ele retorna na rede eu notei que ele sempre pega o mesmo IP. Pode ser coincidência, ou para aquele MAC que já visitou a rede, o AP atribui sempre o mesmo IP?
    Eu deixei como DHCP mas também tenho a mesma dúvida.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Taí uma coisa que eu notei mas não me detive muito.
    Mas parece que na primeira vêz que o cliente conecta ele ganha um IP e nas outras vêzes que ele retorna na rede eu notei que ele sempre pega o mesmo IP. Pode ser coincidência, ou para aquele MAC que já visitou a rede, o AP atribui sempre o mesmo IP?
    Eu deixei como DHCP mas também tenho a mesma dúvida.
    Ae galera, dá uma ajuda pra gente aí quem souber!!

    PS.: não sei se ele defini sempre o mesmo ip para cada cliente, pois só tenho um cliente usando ainda... vou arrumar outra placa para fazer o teste...

    mas mesmo assim eu queria IPs fixos mesmo, porque eu queria era dividir banda... aí ficaria mais ou menos assim:

    do 192.168.2.100 à 192.168.2.104 = 256kbps
    do 192.168.2.105 à 192.168.2.109 = 128kbps
    e por aí vai...


    se alguem puder me ajudar, fico grato!

    Desde já agradeço a a atenção de todos!

  4. #4

    Padrão

    Teu firmware tem uma opção chamada controle por IP/Mac.
    Lá tu cadastra o IP e o Mac. Assim fica um amarrado ao outro.
    No meu caso como disse antes eu uso DHCP, e usei o IP que foi atribuido na primeira vêz, mas não sei se não daria também desativar o DHCP. É de experimentar. Na verdade tem mais lógica desativanado o DHCP.
    Também aceito ajuda.

  5. #5

    Padrão

    Olá

    Utilize o firmware da APROUTER.

    Inclusive no site deles tem um MENU de Video aula.
    Lá você poderá assistir as aulas de como fazer esses tipo de controles.

    Obs. não é propaganda. Eu uso aprouter e é muito bom, além do suporte que eles dão que é ótimo.

    Apresentação AP Router

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Teu firmware tem uma opção chamada controle por IP/Mac.
    Lá tu cadastra o IP e o Mac. Assim fica um amarrado ao outro.
    No meu caso como disse antes eu uso DHCP, e usei o IP que foi atribuido na primeira vêz, mas não sei se não daria também desativar o DHCP. É de experimentar. Na verdade tem mais lógica desativanado o DHCP.
    Também aceito ajuda.
    É, relamente. Esse firmware tem como controlar a banda amarrando IP com MAC.
    Acontece que eu queria colocar mais de um cliente por banda, ou seja, mais de um MAC por banda.
    E se eu definir uma banda de 128 para um MAC/IP, só aquela MAC/IP vai entrar naquela banda. Mas se definir por faixa de IP, os IPs lá definidos, independente de MAC, poderão entrar na banda. Isso eu já estou compreendendo, só não compreendo como faço para definir os IPs fixos para os clientes, para que tal cliente sempre fique na mesma banda, pois no modo DHCP, como defini cada hora um IP, cada hora o cliente vai estar em uma banda, hora menor, hora maior...

    Sugestões são bem vindas!
    Obrigado pela atenção de todos...

  7. #7

    Padrão

    Qual o firmware que você tem e versão.
    Eu tenho o WapPro 4.1. Ele tem no menu a Opção controle por ip/mac
    Como eu disse antes eu uso o DHCP e talvêz por coincidencia os IPs são sempre os mesmos para os respectivos MACs. Mas ísto pode acontecer porque são poucos usuários.
    Mas eu "acho" que se você desativar o DHCP e cadastrar cada IP e colocar o MAC do cliente, o rádio sempre vai associar aquele IP com aquele MAC. No WAPPro nesta opção tem ainda a opção de usar o layer7 onde você vai limitar vários protocolos a escolher para ter uma porcentagem da banda que você está liberando.
    Eu não tentei usar IP fixo, porque no início eu fiz muitas mudanças de configurações e numa delas eu fiquei 3 dias fora do ar. Então agora eu estou com medo de mexer de novo. Vou deixar passar um tempo para voltar a experimentar.
    Na verdade os manuais destes firmwares não são muito elucidativos. Se apegam ao básico.
    Tenho certeza que tem usuários aqui no forum que poderão nos ajudar a "não dar com a cabeça no muro"

  8. #8

    Padrão Problema resolvido

    Consegui galera!
    Valeu pela ajuda de todos...

    fiz o seguinte:
    desativei o DHCP do AP, e na configuração TCP/IP da rede dos clientes eu defini um IP fixo, em vez de receber automaticamente. É importante que se defina tudo q se pede lá (IP, máscara, gateway, DNS).
    Antes eu até tava fazendo os procedimentos certos, mais nao tava colocando o DNS, por isso q nao tava funfano!
    nem pensava q fosse tao simples assim...


    Obrigado pela atenção de todos!

  9. #9

    Padrão

    Voce usa AP configurado como cliente na recepção, né? Aí dá certo. Mas, e se usar placa PCI no cliente, como faz? O soft da placa não tem esta oção que tem no AP.
    Se eu desativar DHCP e cadastrar o mac do cliente e atribuir um IP lá no rádio, vai funcionar?

    Alguém já usou assim?