+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quê diabos pode ser isso? mkt-ap

    Olhem a foto
    vejam o sinal do cliente, o acktimeout da interface, e o ping do ap pro cliente como que está. Ele estava enviando alguns pacotes de volta, foi só que quando fiz o ping pra tirar a screen, deu 100% de loss. Mas era isso, 90% de loss, pings os mais variados possível, média de 900ms. Mas a interface diz que está tudo bem em relação a sinal e acktimeout!

    Alguém tem/teve problema parecido com isso? Pinguei o ap via cabo e tudo parece perfeito. fiz teste de volume de dados entre o server e o ap, 90mbps. Não pode ser problema no ap nem no cabo de rede. pior que os clientes apanham muito pra logar com o pppoe nessas ocasiões, muito mesmo. Estou até verificando se o DHCP não tem algo a ver com esses problemas pra logar. Mas com esse resultado de ping aí, acho que não é isso.

    Uso uma hypertec 15dbi e um AR5212 no ap.

    Grato por dicas. Estou vendo a possibilidade de pegar uma hypertec de 12dbi enquanto não compro as setoriais que estou de olho. Para quando comprar as setoriais, abaixar a omni alguns metros pra evitar interferência, e usa-la apenas pra atender clientes próximos. Gastaria 200 reais pois ele aceitaria a minha de 15 como parte do pagamento. Se tiverem sugestões quanto a essa minha idéia de trocar de antena, a respeito de marca ou qualquer coisa, fiquem a vontade para comentar. Anh, lembrando que tem indivíduo com amp de 1w a 1km daqui. Só não sei se ele está me afetando, o sinal dele chega na minha torre a -65 em média, e estamos a mais de 5 canais de distância um do outro.

    Grato pela atenção, abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         puts.JPG
Visualizações:	177
Tamanho: 	127,6 KB
ID:      	1367  

  2. #2

    Padrão

    No seu ap amigo, esta abilitado a Bridge, pra fazer a ponte e poder passa pro servidor, pra poder pingar os clientes??? esta ativo controle de banda e MAC certos ? sua placa WAN1 q é a do sinal de radio pros clientes esta fazendo bridge com o servidor pra poder pingar?? deve ser isso na minha opniao.

  3. #3

    Padrão

    Este caso é isolado a um cliente, ou todos estão assim ?

    Caso seja um só, pode ser cabo coaxial ruim, antena com infiltração, ou até mesmo o cliente fazendo um download, ping não tem prioridade de tráfego. Veja como está a transferência dele. Aqui na empresa, vendo 150k, se o cara tá fazendo down á 140k, o ping já não passa mais.

    Abraços

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    é como o amigo alamdias disse ping naum tem prioridade na rede
    vc pode estar fazendo um teste de outphut pelo qchek ai sim vc vai ver se o cliente que esta com o problema na antena cabo conector placa pois o que pode acontecer a placa cair para 1mbps ai fica ruim mesmo (principalmente as Realtk 8185 )

  5. #5

    Padrão

    O ap está com bridge configurado. Esse cliente em certos horários dá ping normal, normal média 60ms, sem perdas significativas.

    Não é caso isolado, acontece com todos os clientes.

    O clientes estava idle quando fiz o teste, chequei isso antes de começar a pingar. Clientes que eu nem conseguia pingar ontem, estão agora pingando "normalmente" (foto), e com acktimeout meio auto, 138us. Ping em outro cliente (segunda foto), melhor ainda.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping0852.JPG
Visualizações:	119
Tamanho: 	132,5 KB
ID:      	1368   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping 0900.JPG
Visualizações:	105
Tamanho: 	124,6 KB
ID:      	1369  


  6. #6

    Padrão

    tem um cliente que quando eu vou pingar (pelo ap), mostra o ip fora da ippool configurada no dhcpserver pra aquela interface. Todos meus clientes estão com ip 192.168.100.x, mas esse aí está 192.168.0.1, e por isso não consigo pinga-lo. Pq o dhcp não tá setando um ip pra ele? Ele está com ip fixo setado na interface do pc dele?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    é como o amigo alamdias disse ping naum tem prioridade na rede
    vc pode estar fazendo um teste de outphut pelo qchek ai sim vc vai ver se o cliente que esta com o problema na antena cabo conector placa pois o que pode acontecer a placa cair para 1mbps ai fica ruim mesmo (principalmente as Realtk 8185 )
    Oi Benatto, poderia me explicar melhor que testes são esses? São ferramentas disponíveis no próprio mikrotik ou softwares externos?

  8. #8
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    estes são teste fora do mk vc faz assim faz o download aki Qcheck - Network Performance Measurement :: Ixia - Leader in IP Performance Testing

    e ai vc instala ele em 2 maquinas
    uma na sua e uma do cliente
    e deixa o programa aberto na sua maquina e vai no cliente e digita o ip da sua maquina
    assim vc vera quanto de banda tem sua onni ela pode estar saturada
    ex:
    vc pode ter algum cliente com virus
    que fica mandando pacotes invalidos na rede
    isto satura a antena a causa hum grande problema

  9. #9

    Padrão

    esse qcheck faz trabalho similar ao bandwidthtest do mkt. faço esse teste em todos os clientes. Nunca passa de 1.5mbps mkt-->cliente e quando está muito bom, 1.4mbps cliente-->mkt. Na bancada, quando estava configurando o ap, a velocidade máxima mkt->cliente que conseguia era de 800kbps, e a clt->mkt dava quase 4mbps. Sem antena nenhuma, só uma placa perto da outra, uns 50cm de distância entre a saída do mkt e entrada do cliente.

    Esses valores que estou conseguindo (não na bancada, nem considero esses valores) são muitíssimo instáveis, varia demais. Quanto a esses vírus mandando pacotes inválidos, deveria aparecer na queue de controle de velocidade do cliente, se ele tivesse discado o pppoe, e não aparece nada. E mesmo que o vírus ficasse mandando pacotes, ia ser no máximo na velocidade que eu limitei pro cliente, que é 256kbps. E se ele não tiver com a conexão pppoe estabelecida com meu server, ele não consegue nem pingar o ap. Então descarto a possibilidade de ele estar sobrecarregando o ap com pacotes, e o funil acontecer só depois que os dados chegam no servidor. Pra eu rodar o teste de banda, tenho que discar o pppoe no cliente, e desativar a queue de limite de banda, ou os valores ficam apenas na velocidade máxima do cliente. Vírus não ia passar mais de 256kpbs com o pppoe, e não ia nem conseguir passar pacote sem o pppoe ativado. Tô certo?
    Última edição por Gosulator; 20-11-2007 às 14:13.

  10. #10

    Padrão mikrotik homologado

    OLA TENHO ROUTERBOARDS E CARTOES mini pci HOMOLOGADOS...
    msn [email protected]

  11. #11

    Padrão

    tenho algumas ideias...
    nos clientes sao mikrotiks ou radinhos.... detendendo da pra habilitar o nstream e o compression.. outra coisa, eh colocar na interface wireless do mikrotik na Access-list os radios que se conectam nela, e outra coisa, vc pode colocar o arp dos radios estatico (ja vi isso resolver problema de ficar desconectando, pelo menos na versão 2.9.27).

  12. #12
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    algum moderador fala para este IkaroDePaula que anuncios tem lugar certo ja é o 10 post que vejo propaganda dele