Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguém já teve problemas com superaquecimento dentro da cx hermética?

    Estou pra trocar uns equipamentos na minha torre, e quero ter certeza de que o problema não é superaquecimento que danificou de algum modo a wlan que uso. O sistema é um pc [email protected], 512ddr333, AR5212 e uma placa de rede offboard que nem lembro o modelo. Eu pingo normal a bridge via ethernet, trasferências de 90mbps entre o mkt-ap e o server (tb mkt) via cabo. Mas em certos horários de pico. mesmo com os clientes com sinal bom, todos acima de -70 e acktimeout 30us, a perda de pacotes é imensa e vários clientes não conseguem nem mesmo logar no server via pppoe. O mkt-ap não tem nem um mês de uso, mas a caixa hermética é pequena, ao ponto de eu ter que fazer buracos laterais para a entrada do pigtail (alguns quilos de silicone e fita de altofusão resolveram quanto à vedação). Tem 2 coolers pequenos jogando ar para fora e um jogando para dentro, ou o oposto. Coloquei o sistema para rodar com a caixa fechada, e dentro de um quarto bem abafado, e depois de uma hora achei a temperatura da caixa hermética bem alta (não sei quanto seria alto ou não, só achei alta, estava fácil 10graus acima da temperatura do quarto). Sei que a placamãe, memo e processador estão em ordem, de outro modo o ap nem ligaria mais, mas não sei se a placa greatek AR5212 pode ter desempenho afetado pela temperatura. Nos momentos de pico, que costumam dar esses problemas de perda de dados, é noite, e a temperatura externa é bem baixa, por causa do vento que é grande no alto da torre.

    Quero ter certeza de que o problema não está nessa placa, para só trocar a caixa hermética quando for instalar umas setoriais, pois não vai ter como encaixar mais placas pci na placa mãe do jeito que está a caixa.

    Falta de experiência tem seu custo, e infelizmente minha falta de experiência era e ainda é, maior que meu capital de giro. Infelizmente não tenho mais margem pra erro, Por isso agradeço à ajuda dos amigos do underlinux, essas pequenas dicas são muito importantes pra mim, e aposto que existem vários outros na minha situação.

    Grato pela Atenção!

    Fotos da caixa adiante:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN0672.JPG
Visualizações:	785
Tamanho: 	231,8 KB
ID:      	1376   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         coolers.JPG
Visualizações:	484
Tamanho: 	34,9 KB
ID:      	1377  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN0681.JPG
Visualizações:	264
Tamanho: 	233,2 KB
ID:      	1378   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN0682.JPG
Visualizações:	310
Tamanho: 	234,7 KB
ID:      	1379  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSCN0679.JPG
Visualizações:	271
Tamanho: 	488,2 KB
ID:      	1380  

  2. #2

    Padrão

    Essa caixa que voce está usando é muito apertada...

    Voce tem que ter uma entrada e uma saida de ar de preferencia no FAN da fonte.

  3. #3

    Padrão

    Gosulator, voce fez overclock na CPU???? Se for um AMD vai esquentar muito . Os AMDs(algumas series) mesmo em downclock esquentam demais. A caixa está apertada mas o problema pode ser a equalização entre entrada de ar e a saída do ar. Coloque a mesma quantidade de fans na entrada e na saída e a saída de ar tem que ser na parte superior da caixa para poder retirar o ar quente, pode-se fazer dutos para retirar mas a caixa está apertada.

    O cooler da fonte tem que jogar o ar para fora da caixa !!!
    Última edição por marciorct; 21-11-2007 às 09:23.

  4. #4
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    nunca tive porem usa caixa com 50x40x20 com 2 veltilador 110v 1 trabalhando como exaustor e outro como ventilador
    perfeito olha que aki é quente

  5. #5

    Padrão

    o processador está underclokado. Ele é 1,8ghz default, e eu coloquei pra rodar a 1,1ghz. E coloquei 2 coolers, pro caso de um vir a dar defeito. Mas a cpu está funcionando bem, minha dúvida é se o chip AR5212 pode ter sido danificado pelo calor com o tempo, e um tipo de dano em que a placa continua funcionando, mas perde performance.

  6. #6

    Padrão

    Essas greatek que vc usa , são as wl2454g? Com quantos clientes simultâneos vc as está usando em cada placa? Está configurada em 21Db ou mais? O MK está somente como AP? Vai em system e clica em resources e veja como está o CPU load e free memory.
    Uma coisa a mais: normalmente a temperatura do processador é 10 °C mais alta do que mostra na BIOS nos processadores que não tem medição interna no die da CPU!!!!

  7. #7

    Padrão

    meu amigo nao sei no seu caso, eu tive um problema parecido, fiz de tudo, ate descobrir que o meu problema era interferencia de +, tenta trocar o canal na hora que tiver dando pau
    tinha cliente meu com 100% de sinal e nao pingava nem a pau troquei de canal o sinal deles ficou bem menor mas pingou em media 3 a 6 mls, tenta ai derepente e so isso, agora na minha caixa eu coloquei um culer jogando ar pra dentro dela mas isso por precauçao no dia em que montei ela, abraço e boa sorte

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Essas greatek que vc usa , são as wl2454g? Com quantos clientes simultâneos vc as está usando em cada placa? Está configurada em 21Db ou mais? O MK está somente como AP? Vai em system e clica em resources e veja como está o CPU load e free memory.
    Uma coisa a mais: normalmente a temperatura do processador é 10 °C mais alta do que mostra na BIOS nos processadores que não tem medição interna no die da CPU!!!!
    WL2454G sim. Em horário de pico, 15 clientes conectados ao ap (a perda em massa de pacote e pings astronômicos se dão aparentemente apenas quando tá perto desses 15 clientes simultâneos. Mas quando tem pouco cliente conectados, continua existindo variação de ping e perda, só que a média de ping em vez de 3000ms é de 100ms, e a perda em vez de 90%, é de 10%. A placa está configurada pra usar potência padrão, que creio ser 17Db. MKT está apenas como ap, tenho um outro pc também com mkt de server no chão. A memória tem sempre 480mb disponíveis (de 512mb), e o consumo do cpu nunca vai acima de 2%. Esse processador já tem die interno, quando olhei na bios antes de subir o bixo, tinha a temperatura do sistema e do cpu, que tinha uma diferença de aprox 10 graus mesmo. Infelizmente com ele lá encima não tenho como ver a temperatura. Vou descer ele essa semana quando estiver realizando a troca da omni, e vou botar ele pra rodar dentro da caixa fechada, aqui embaixo, e vou dar uma olhada na bios pra ver que temperatura que está ficando.
    ---

    Fico pensando se não pode ser alguma coisa NO SERVIDOR, e não no ap. Por causa do dhcp server, sei lá. Quando vou no ap pelo winbox e mando pingar em determinado cliente conectado, vejo o ip dele, e está em uma das faixas de configuradas pra serem designadas aos clientes vindos da interface conectada ao ap, então talvez o ping esteja indo até o server no chão pra depois ir pro cliente, não sei como funciona isso. E ainda coloquei o ip do bridge nessa mesma faixa de ip, por isso não sei se o ap que tá designando aquele ip pros clientes conectados nele (mas acho que nao já que é justamente o trabalho do dhcp server; acho que o mkt nao designa ips se nao tiver configurado o dhcp). A conexão entre o server e o ap estão perfeitas. Os pings que eu dou no server voltam em 1ms via cabo, mas é uma ippool diferente pra clientes conectados via cabo (outra interface).

    Bem, esse fds estou colocando uma hyperlink no lugar da omni atual. Se for problema de antena com infiltração ou qualquer outra coisa, vou saber logo. Se não for, vocês vão saber logo, pois meu grito de fúria vai atravessar o país!

  9. #9

    Padrão

    amigo,

    seu problema está na placa wireless, troque essa sua plaquinha por uma mini-pci senao nmp-8602 ou sl-2511 c/ adaptador pci, talvez uma Ag-530 tbm resolva. Certas placas nao conseguem gerenciar as diferenças de nivel de sinal e ack entre os varios clientes e acaba dando esse problema de delay(ping alto).


    Valmir
    Viabol Internet

  10. #10

    Padrão

    Bom , não vou entrar no mérito da placa , pois desconheço sua performance, mas lembrando que ela possui o chipset atheros, e seria equivalente a uma 510 b1 e com isso poderíamos esperar uma performance próxima entre elas. Mas levando em conta que mesmo com poucos clientes conectados há problemas , acredito que não seja elas.

    Dê uma olhada nas suas configurações , pode haver algo de errado . Veja se esse link te ajuda em alguma coisa :

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Wireless_repeater

    Abraços

    Marcio

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    amigo,

    seu problema está na placa wireless, troque essa sua plaquinha por uma mini-pci senao nmp-8602 ou sl-2511 c/ adaptador pci, talvez uma Ag-530 tbm resolva. Certas placas nao conseguem gerenciar as diferenças de nivel de sinal e ack entre os varios clientes e acaba dando esse problema de delay(ping alto).


    Valmir
    Viabol Internet
    Mas o problema acontece mesmo quando todos estão com ACKtimeout 30us e sinal entre -60 e -70

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marciorct Ver Post
    Bom , não vou entrar no mérito da placa , pois desconheço sua performance, mas lembrando que ela possui o chipset atheros, e seria equivalente a uma 510 b1 e com isso poderíamos esperar uma performance próxima entre elas. Mas levando em conta que mesmo com poucos clientes conectados há problemas , acredito que não seja elas.

    Dê uma olhada nas suas configurações , pode haver algo de errado . Veja se esse link te ajuda em alguma coisa :

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Wireless_repeater

    Abraços

    Marcio
    Vou dar uma olhada assim que a página do mikrotik voltar ao ar, grato.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Mas o problema acontece mesmo quando todos estão com ACKtimeout 30us e sinal entre -60 e -70
    Amigo, é dificil dar um diagnostico preciso, ao meu ver voce deve começar trocando a placa wireless por uma mais robusta e ver o que acontece. Aqui enfrentamos problemas estranhos toda hora, e a saida é ir substituindo até resolver.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Amigo, é dificil dar um diagnostico preciso, ao meu ver voce deve começar trocando a placa wireless por uma mais robusta e ver o que acontece. Aqui enfrentamos problemas estranhos toda hora, e a saida é ir substituindo até resolver.
    Eu entendo, e já estava prevendo que seria por aí, tentativa e erro. É f!@#. Mas como tenho uma antena genérica, que não tem bom alcance mesmo sendo de 18dbi, e tem uma irradiação de sinal tosca (eu recebo sinal forte a 10 mt da base da torre de 30mt), vou subir uma hyperlink decente, e caso continuem os problemas, vejo como proceder, provavelmente trocando a placa por uma ag530 da vida. Só Acho difícil de ser a placa porque vejo diversos comentários de pessoas segurando bem mais clientes com o mesmo chip. Mas só testando pra ter certeza mesmo. Quando trocar a antena vou ver se troco a placa por outra idêntica (é a única que tenho a disposição no momento), pra prevenir de a placa estar funcionando abaixo da capacidade dela.

  15. #15

    Padrão

    Baixei a caixa hoje, e testei o ap no chão. Com apenas um cliente conectado, vejam resultado

    Essas são as configs. Como troquei a placa wireless (coloquei uma placa igual à anterior, apenas pra prevenir de ser problema na peça) e por isso tive que refazer as configs dela. Creio não ter errado nada.
    name="wlan" mtu=1500 mac-address=XX:XX:XX:XX:XX:XX arp=enabled
    disable-running-check=no interface-type=Atheros AR5212
    radio-name="torre1" mode=ap-bridge ssid="" area=""
    frequency-mode=manual-txpower country=no_country_set antenna-gain=0
    frequency=2462 band=2.4ghz-b scan-list=default rate-set=configured
    supported-rates-b=1Mbps,11Mbps supported-rates-a/g=""
    basic-rates-b=1Mbps,11Mbps basic-rates-a/g="" max-station-count=2007
    ack-timeout=dynamic tx-power-mode=default noise-floor-threshold=default
    periodic-calibration=default periodic-calibration-interval=60
    burst-time=disabled dfs-mode=none antenna-mode=ant-a wds-mode=disabled
    wds-default-bridge=none wds-default-cost=100 wds-cost-range=50-150
    wds-ignore-ssid=no update-stats-interval=disabled
    default-authentication=yes default-forwarding=no default-ap-tx-limit=0
    default-client-tx-limit=0 proprietary-extensions=post-2.9.25
    hide-ssid=no security-profile=default disconnect-timeout=3s
    on-fail-retry-time=100ms preamble-mode=long compression=no
    Fiz um teste com o ap no chão, conectei a hyperlink nele e um pc do lado da antena, recebia o sinal. Sinal cheio no cliente, e sinal do cliente no ap de -50. Fiz teste de largura de banda e ping ao mesmo tempo, olhem o resultado(1.jpg) (O ping sem teste de largura de banda ficava cravado em 1ms, quando ligava o teste, ficava como a foto mostra, variando um pouco mas sem perda nenhuma, lembrando que apenas 1 cliente estava conectado, esse teste foi feito em bancada).

    Quando subi o ap, que os clientes começaram a conectar (antena trocada, agora é uma Hyperlink HG2415U-PRO, os resultados nas fotos (wireless.JPG , log quedas.JPG , ping.JPG).

    Não era a antena o problema. E não faço uma p!#%! de idéia de qual o problema desse bagulho. Vou ver se consigo uma AG530 pra testar (qual o modelo dela que o mkt reconhece?), mas é foda ter que ficar COMPRANDO equipamento, pra ficar fazendo teste, só descobrir que não era isso. Comprei a omni apenas para segurar durante os próximos 2 meses, pois ia colocar setoriais. E não era a omni. Gastei dinheiro à toa.

    ps: Alguém sabe o que significa aquele erro no log "no network protocols running"?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.JPG
Visualizações:	144
Tamanho: 	136,9 KB
ID:      	1409   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.JPG
Visualizações:	162
Tamanho: 	162,3 KB
ID:      	1410  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         log quedas.JPG
Visualizações:	165
Tamanho: 	218,8 KB
ID:      	1411   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.JPG
Visualizações:	128
Tamanho: 	146,4 KB
ID:      	1412  

    Última edição por Gosulator; 25-11-2007 às 18:08.

  16. #16

    Padrão

    cara isso me fala uma coisa depois desse radio os clientes estão indo para um sw? default-forwarding=no acho melhor vc marcar, e o firewall fazer um bom esquema porque isso é virus colocar o firewall pra funcionar bem que deve solucionar tenho ap com essa placa sua greatek que fica em media 30 clientes e ela ta segurando bem quase o mesmo desenpenho de outros radio que roda 530.

  17. #17

    Padrão

    coloque um duto com um cooler puxando o ar.. e outro duto retirando o ar.. assim vc faz o ar circular dentro da caixa... sempre tendo ar frio dentro d caixa

    lembre-se.. ar quente.. sobe..

  18. #18

    Padrão

    Obrigado pelas sugestões tux;

    Default-forward=no, colocando em yes os clientes vão se enxergar na rede não vão não?

    Vírus no mkt-server, no mkt-ap ou nos clientes? Caso seja no cliente, você pode me indicar algumas regras? Pros vírus mais comuns que causam isso. Ouço sobre vírus que ficam mandando pacote sem parar. Mas olhando no traffic da wlan, vê-se que ele é muito baixo, 8 clientes conectados a 256kbps e 300kbps de tx da interface. Tem como descobrir o cliente que está infectado, olhando alguma coisa? pois bloquearia ele até resolver a questão. Só acho muito difícil ser um cliente, pois acontece o tempo todo.

  19. #19

    Padrão

    Amigo, eu não quero ser chato, mas troque por outra placa wireless, de preferencia mini-pci nmp8602 ou cm9 com adaptador.

    Uma dica: defina a velocidade tx limit na interface wireless(em access-list) de cada cliente e veja se resolve.

  20. #20

    Padrão

    vou definir essas velocidades dos clientes no ap sim Valmir, mas mais por desencargo mesmo, pois o tráfego total da interface wireless está muitíssimo baixo pra ser problemas de excesso de tráfego.

    E quanto à placa, não posso sair gastando dinheiro só pra me certificar de algo. Se várias pessoas vêm aqui e dizem que as suas AR5212 trabalham bem que é uma beleza, fica difícil pensar em trocar o placa. Ainda mais quando eu tenho o problema com menos de 10 clientes conectados. Não pode ser a placa!