+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Funcionamento do Squid

    Galera, tenho uma rede pequena (8 máquinas) e um link de 2 Mbps (velox) "alimentando-as", achei que fosse vantagem usar um proxy tipo squid, para economizar banda, como o pessoal geralmente faz.

    Mas preciso de alguns esclarecimentos para saber se compensa a implementação.

    Proxy transparente, seria ele guardar em cache o tráfego HTTP recente para fornecer em solicitações futuras, MAS:

    - Eu terei toda a minha estrutura de rede preservada? ou preciso "forçar" a utilização do proxy?

    - No caso de proxy TRANSPARENTE, é necessário configurar alguma coisa nos clientes(como os antigos proxyes que precisavam ser configurados no browser, hoje em dia não sei como é mais)?

    - No caso de meu servidor que tenha Squid, também seja roteador, eu tenho garantia de que o squid será usado, e o tráfego não passe pelo NAT do roteador e funcione como funciona hoje em dia?

    Dúvidas básicas, mas necessárias...

  2. #2

    Padrão

    -Eu terei toda a minha estrutura de rede preservada? ou preciso "forçar" a utilização do proxy?

    - No caso de proxy TRANSPARENTE, é necessário configurar alguma coisa nos clientes(como os antigos proxyes que precisavam ser configurados no browser, hoje em dia não sei como é mais)?

    - No caso de meu servidor que tenha Squid, também seja roteador, eu tenho garantia de que o squid será usado, e o tráfego não passe pelo NAT do roteador e funcione como funciona hoje em dia?
    1) Depende, no caso do modo proxy "normal", precisa sim força a utilização do proxy, já no caso da estrutura de rede, sim, ela continua a mesma.

    2) Nao, nao existe configuração de proxy no cliente.

    3) Sim, geralmente o squid fica junto do roteador (geralmente, o firewall). Sim, tem que garantir, no caso de ambos os modos do proxy, terão as regras devidas para que a pessoa sempre use o proxy e nao a internet diretamente.

  3. #3

    Padrão

    Beleza, parece ser uma boa solução desde que configurada, onde eu acho a documentação para definir essas regras?

  4. #4

    Padrão

    wiki.squid-cache.org

    ha varias configurações de exemplo

    meu squid com alguns ajustes finos.. esta "woking like a charm" como dizem por ai :P

  5. #5

    Padrão

    Se nao me engano também tem aqui no Wiki/Tutorias da Underlinux, de uma verificada