+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Expansão de Rede- Configurar

    Pessoal, minha dúvida é a seguinte:
    Quero expandir minha rede. Atualmente tenho um ponto com 1 rádio configurado como AP e DHCP e na mesma caixa hermética outro rádio configurado como Bridge e DHCP desativado. Os rádios estão conectados por cabo de rede. Mesmo SSID e dois canais diferentes. Cada rádio uma setorial

    Agora, se eu levantar outra torre mais distante eu posso continuar configurando os rádios como Bridge? E cada um desses rádios com uma antena? Neste caso a antena terá que fazer os dois papéis, de receber do cliente e ao mesmo tempo enviar para a base?

    Quando é que eu uso AP+WDS?
    Ou o WDS sozinho?


    Eu tenho visto outras formas de configurar, onde tem dois rádios dentro da caixa. Um recebe numa antena e via cabo se comunica com o outro com outra antena. Configurados como AP e SSID diferentes. Mas tudo dentro da mesma rede principal.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, minha dúvida é a seguinte:
    Quero expandir minha rede. Atualmente tenho um ponto com 1 rádio configurado como AP e DHCP e na mesma caixa hermética outro rádio configurado como Bridge e DHCP desativado. Os rádios estão conectados por cabo de rede. Mesmo SSID e dois canais diferentes. Cada rádio uma setorial

    Agora, se eu levantar outra torre mais distante eu posso continuar configurando os rádios como Bridge? E cada um desses rádios com uma antena? Neste caso a antena terá que fazer os dois papéis, de receber do cliente e ao mesmo tempo enviar para a base?

    Quando é que eu uso AP+WDS?
    Ou o WDS sozinho?


    Eu tenho visto outras formas de configurar, onde tem dois rádios dentro da caixa. Um recebe numa antena e via cabo se comunica com o outro com outra antena. Configurados como AP e SSID diferentes. Mas tudo dentro da mesma rede principal.
    Então, tudo vai depender da topologia da sua rede... se vc faz controle de MAC em um servidor central, é muito interessante usar WDS. Se vc não prioriza isto, pode usar 2 aps, um como cliente e outro como AP, principalmente se vc for atender bastante clientes nesta célular, pois se usar apenas um AP, corre o risco de sobrecarregar o mesmo, que terá que atender os clientes e ainda processar o WDS, q consome bastante recursos. O certo mesmo é vc saber qual o tamanho desta nova célula...