+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão postfix com mysql

    Olá pessoal, tudo bem ?
    Pessoal o seguinte, instalei um servidor postfix com mysql seguindo o artigo do nosso amigo joão.claudio para Debian Sarge. Instalei e deu tudo certinho, só que infelizmente tem um porém.
    Eu possuo o meu dominio hospedado no TERRA, sendo que tenho as contas de email assim:

    [email protected] alias: [email protected]

    Eu possuo um alias das minhas contas de e-mail, cada uma vinculada a uma conta do terra.
    O meu servidor postfix anterior era tudo gravado em arquivo(contas do terra e senhas do terra) e quando o fetchmail baixava ele jogava em cada conta de usuário que era relativa ao dominio.

    Agora pergunto, isso é possivel de ser implementado utilizando o mysql ? Que contas de email eu vou cadastrar no mysql, as do terra ou do meu dominio ?
    Se não funcionar vou ter de voltar ao sistema antigo, tudo gravado em arquivo, e era justamente isto que não queria.
    O meu servidor linux funciona como satélite. Ele baixa as mensagens do terra e armazena no Maildir de cada usuário.
    Uso Debian Etch

  2. #2

    Padrão

    Cara pelo que percebi pelo seu setup antigo, cada usuario tinha a sua conta de e-mail no seu servidor, e voce usava o fetchmail para baixa-las. Lembre-se que esta é so a configuração do postfix, que vai ter as contas de usuario com suas mailbox (ou seja, conta locais e nao do terra), e o fetchmail vai se encarregar de baixar dos terras. Então se é o fetchmail que vai baixar do terra porque ter as contas configuradas também pro postfix ? Porque caso voce queira autenticar os usuarios no seu smtp vai precisar disto. Afinal a unica coisa que seu smtp fará será ser smart relay pro Terra, a menos que voce nao use o fetchmail eo terra encaminhe pro seu smtp.

    Quanto ao lance dos aliases, voce pode optar por ter ele tanto em arquivo ou no mysql.

  3. #3

    Padrão

    Olá mystmst...tudo bem ?

    Desculpe a demora em responder. Pelo que entendi, vou poder utilizar o mesmo sistema que tenho, só que agora no mysql.
    Só que ainda tenho algumas dúvidas:

    1- Vou usar o fetchmail para baixar as mensagens: configuro cada conta no arquivo do fetchmail como era antes certo ?

    2- Vou criar os usuários no linux (adduser xxx) como também foram criados. Neste caso o fetchmail baixa e encaminha para cada usuário.

    3- No mysql, eu coloco as contas do terra ? Antes eu tinha um arquivo que continha a conta, senha e o smtp do terra. É isto que eu coloco no mysql ?

    Obrigado por enquanto.

    Gilcimar

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilcimar Ver Post
    Olá mystmst...tudo bem ?

    Desculpe a demora em responder. Pelo que entendi, vou poder utilizar o mesmo sistema que tenho, só que agora no mysql.
    Só que ainda tenho algumas dúvidas:

    1- Vou usar o fetchmail para baixar as mensagens: configuro cada conta no arquivo do fetchmail como era antes certo ?

    2- Vou criar os usuários no linux (adduser xxx) como também foram criados. Neste caso o fetchmail baixa e encaminha para cada usuário.

    3- No mysql, eu coloco as contas do terra ? Antes eu tinha um arquivo que continha a conta, senha e o smtp do terra. É isto que eu coloco no mysql ?

    Obrigado por enquanto.

    Gilcimar
    Tudo tranquilo Gilcimar Fica tranquilo que eu demoro também para responder hehehe, tempo é um negocio escasso! Vamo lá...

    1) Correto, nao muda nada no fetchmail, desde que voce faça o passo 2), caso voce não faça o passo 2) precisa configurar o fetchmail para ele pegar as informações necessárias que cada usuario requer para que sejam baixadas as mensagens. (Não sei se fetchmail tem suporte nativo ao MySQL, mas deve ter ao PAM, que basta voce configurar o PAM para ir atras dos usuarios no MySQL).

    3) Sim, eu tinha pensando em deixar tudo no MySQL se fosse o caso já que era assim que funcionaria melhor para voce nao ter duas bases de usuarios, uma unix e outra mysql. Tente ver como o fetchmail dará suporte a isto.


    Acho que pode vir a ter ficado um pouco confuso pois no primeiro post se tratava mais sobre o postfix e quando na realidade a "magica" é feita no fetchmail em si. Eu nao sou la muito bom de fetchmail, mas ve o que vc consegue fazer de integração com o fetchmail e da um retorno