Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguns problemas com Mikrotik

    Pessoal,

    Estamos começando a trabalhar com mikrotiks agora, sempre trabalhamos com aps(samsung, orinoco, etc...)
    Utilizamos routerboard 133 e cartões SENAO(Atheros AR5413) versão do software mikrotik 2.9.43.
    A potência dos cartões estamos deixando em default que se não me engano são 17dbm, painéis de 120º hyperlink de 14Dbi.
    Pois bem, tinhamos toda essa estrutura montada já com aps ao invés dessa routerboard, normalmente 1 ap-1000 e uma swl-3300 para dar conta dos 3 painéis, mas com o intuito de melhorar nosso serviço e tendo ouvido falar muito bem do mikrotik resolvemos começar a usar.

    Já instalamos 4 mikrotiks em localidades diferentes, mas com a mesma condições de painéis e os mesmos modelos de minipci. São locais com uma interferência razoável, e outros com um pouco mais, só que com as aps funcionavam 100%.

    A média de clientes é bem variada, tem locais que temos 30 por cartão, mas não exatamente ao mesmo tempo, a média geral de cada mikrotik chega a ser 60 conectados aos três minipcis. Todos com visada perfeita.

    Bom, toda essa "histórinha" é pra tentar explanar melhor nosso problema que está sendo sinal bom, mas muita lentidão, perca de pacotes e vários logs no mikrotik de "extensive data loss". Já procuramos tudo quanto foi configuração para tratar os problemas de timeout, mas não conseguimos resultado. A única coisa que ainda não fizemos foi tentar outros minipci.

    Gostaria de saber se alguém já passou por esse tipo de problema, tem alguma dica de configuração das opções de (ack timeout, calibration, timeout entre outras relacionadas a qualidade de sinal e data rate), ou se compensa comprarmos outros cartões minipci, tenho lido coisas boas sobre o CM9, ele seria bom para locais com interferência?

    Trabalhamos com PPPoE para os clientes, e temos em várias distâncias desde 100Metros até 2,5Km por não conseguirmos ter montado repetidoras em outros pontos.
    O que nos intriga é que com aps não tinhamos problemas algum, e depois dos mikrotiks começaram a aparecer vários problemas sobre o que mencionei acima.
    Também estamos monitorando o uso do CPU, tem alguns com média de 40% outros com média de 70% e picos de 90%, ou seja tem locais com muitos clientes e tem locais com poucos, mas ambos com problemas praticamente iguais.

    Sei que o tópico ficou extenso e que algumas das dúvidas já até encontrei posts parecidos no fórum, mas esse meu problema é um pouco diferente dos que achei aqui, agradeço desde já dicas que puderem me passar.

  2. #2

    Padrão

    amigo, isso dai eu ja pasei tambem com a verçao 2.9.27 ( a crack) aqui acontese do sinal enlouquecer sem mais nem menos, se comprota como se tivese interferencias e ninguem conecta, so quem esta com sinal muito forte, e nao ha o que fazer, so esperar e ele volta sosinho apos varias horas, ja fiz de tudo e nao tem jeito, pelo menos com as placas g-510 e asimm aqui e vi varios amigos pasarem por isso tambem..
    se alguem tem soluçâo apra isso, ou tambem ja pasou por ese problema, favor relatar..

  3. #3

    Padrão

    Só para completar, a versão de nossos mikrotiks são todas licenciadas.

  4. #4

    Padrão

    pois e, mas pelo visto vc ta pasando pelo mesmo, eu tambem vou comprar as liçensas, mas o problema da 2.9.27 parese persistir ate a 2.9.49 ainda ta dando ese problema..

  5. #5

    Padrão

    o que estamos mais desconfiados são os cartões minipci, mas queria uma opnião de quem já trabalhou com outro cartão em locais com alta intereferência se isso pode ser o nosso problema.

    Obrigado por enquanto

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darkwarrior Ver Post
    Pessoal,

    Estamos começando a trabalhar com mikrotiks agora, sempre trabalhamos com aps(samsung, orinoco, etc...)
    Utilizamos routerboard 133 e cartões SENAO(Atheros AR5413) versão do software mikrotik 2.9.43.
    A potência dos cartões estamos deixando em default que se não me engano são 17dbm, painéis de 120º hyperlink de 14Dbi.
    Pois bem, tinhamos toda essa estrutura montada já com aps ao invés dessa routerboard, normalmente 1 ap-1000 e uma swl-3300 para dar conta dos 3 painéis, mas com o intuito de melhorar nosso serviço e tendo ouvido falar muito bem do mikrotik resolvemos começar a usar.

    Já instalamos 4 mikrotiks em localidades diferentes, mas com a mesma condições de painéis e os mesmos modelos de minipci. São locais com uma interferência razoável, e outros com um pouco mais, só que com as aps funcionavam 100%.

    A média de clientes é bem variada, tem locais que temos 30 por cartão, mas não exatamente ao mesmo tempo, a média geral de cada mikrotik chega a ser 60 conectados aos três minipcis. Todos com visada perfeita.

    Bom, toda essa "histórinha" é pra tentar explanar melhor nosso problema que está sendo sinal bom, mas muita lentidão, perca de pacotes e vários logs no mikrotik de "extensive data loss". Já procuramos tudo quanto foi configuração para tratar os problemas de timeout, mas não conseguimos resultado. A única coisa que ainda não fizemos foi tentar outros minipci.

    Gostaria de saber se alguém já passou por esse tipo de problema, tem alguma dica de configuração das opções de (ack timeout, calibration, timeout entre outras relacionadas a qualidade de sinal e data rate), ou se compensa comprarmos outros cartões minipci, tenho lido coisas boas sobre o CM9, ele seria bom para locais com interferência?

    Trabalhamos com PPPoE para os clientes, e temos em várias distâncias desde 100Metros até 2,5Km por não conseguirmos ter montado repetidoras em outros pontos.
    O que nos intriga é que com aps não tinhamos problemas algum, e depois dos mikrotiks começaram a aparecer vários problemas sobre o que mencionei acima.
    Também estamos monitorando o uso do CPU, tem alguns com média de 40% outros com média de 70% e picos de 90%, ou seja tem locais com muitos clientes e tem locais com poucos, mas ambos com problemas praticamente iguais.

    Sei que o tópico ficou extenso e que algumas das dúvidas já até encontrei posts parecidos no fórum, mas esse meu problema é um pouco diferente dos que achei aqui, agradeço desde já dicas que puderem me passar.

    vc esta fazendo nat em cada routerboard, e como esta as configurações do firewall filter rulles, outra coisa, cria uma interface bridge pra cada interface que vc tem, que vai furunfar direitinho,

    saip

    o sol nasce para todos, mas alguns dorme um pouco mais....

    msn: [email protected]

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saip Ver Post
    vc esta fazendo nat em cada routerboard, e como esta as configurações do firewall filter rulles, outra coisa, cria uma interface bridge pra cada interface que vc tem, que vai furunfar direitinho,

    saip

    o sol nasce para todos, mas alguns dorme um pouco mais....

    msn: [email protected]
    no momento não estamos fazendo nenhum nat, e não tem nenhuma regra de firewall.
    As interfaces estão sendo configuradas como ap-bridge.
    Não entendi muito bem o que mudaria fazer elas como bridge, assim como você disse, poderia explicar melhor?

    Obrigado

  8. #8

    Padrão

    amigo acredito que seu problema seje esses cartoes senao, se for o NMP-8602 , pode trocar , esses cartoes na minha opinao nao prestam, use cartoes R52H , que tem 365mw e tem um rx exelente e nao sao tao instaveis quanto os senao, troca antes de ter dor de cabeça...

    aqui eu troquei e nao me arependo do resultado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darkwarrior Ver Post
    no momento não estamos fazendo nenhum nat, e não tem nenhuma regra de firewall.
    As interfaces estão sendo configuradas como ap-bridge.
    Não entendi muito bem o que mudaria fazer elas como bridge, assim como você disse, poderia explicar melhor?

    Obrigado
    em firewall filter, vc pode criar algumas regras que dropa virus e algumas conexoes, que deixa a rede lenta, e sobre a bridge, vc cria ela virtual, as configurações de ip e o servidor ira trabalhar en cima da bridge, aumentando a segurança de sua rede,

    na interface wireless, vc vai deixa como disable o arp, e na interbface bridge, vc aplica reply one

    saip

    o sol nasce para todos, mas alguns preferem dormir um pouco mais....


    [email protected]

  10. #10

    Padrão

    schramm, além desse modelo de cartão você recomenda também o tal do CM9 que eu ouço falar tanto aqui no fórum?

    saip, vou verificar essas suas dicas e tentar aplicar aqui em um de nossos mikrotiks para ver tenho alguma melhora.

    Obrigado aos dois pelas dicas.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darkwarrior Ver Post
    schramm, além desse modelo de cartão você recomenda também o tal do CM9 que eu ouço falar tanto aqui no fórum?

    saip, vou verificar essas suas dicas e tentar aplicar aqui em um de nossos mikrotiks para ver tenho alguma melhora.

    Obrigado aos dois pelas dicas.

    ok, posta ai o resultado depois,

    qualquer duvida pode colocar ai, quanto a colocação da regra.


    saip

    o sol nasce para todos, mas alguns dorme um pouco mais...

    [email protected]

  12. #12

    Padrão

    Pessoal,
    Ainda não pude testar as configurações que o saip passou pra não derrubar todo mundo.

    Mas peguei agora a marca do cartão: EnGenius EMP-8602 com o chipset da atheros que passei no início do post.

    Ele não é o mesmo do NMP-8602 não né??

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por darkwarrior Ver Post
    Pessoal,
    Ainda não pude testar as configurações que o saip passou pra não derrubar todo mundo.

    Mas peguei agora a marca do cartão: EnGenius EMP-8602 com o chipset da atheros que passei no início do post.

    Ele não é o mesmo do NMP-8602 não né??
    a regra pode ser aplicada, sem derrubar ninguem,

    vc quer que coloco mais detalhes.

    saip

    o sol nasce para todos, mas alguns dorme um pouco mais...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saip Ver Post
    a regra pode ser aplicada, sem derrubar ninguem,

    vc quer que coloco mais detalhes.

    saip

    o sol nasce para todos, mas alguns dorme um pouco mais...
    Se possível Saip, vai me ajudar bem. É que como já estamos tendo problemas não quero derrubar o pessoal além do que o próprio Mk já está fazendo.

  15. #15

    Padrão

    amigo esse cartao seu é o mesmo q le falei, ele tem na parte de traz uma camada cinza, se tiver é o mesmo, essa camada é um discipador de calor , se tiver pode trocar q nao vai se arepender, e quanto ao cm-9 ele é bom mas tem pouca potencia, ja o r52h tem uma potencia boa, pois sao 63mw do cm-9 e o r52h tem 365mw

    qualquer coisa posta ai

  16. #16

    Thumbs up

    Amigos aproveitando o topico gostaria da opnião de vcs.. hoje uso um Senao 2611 com AP em modo B com uma Omini generica de 8 dBi.. estou querendo montar um MK AP com uma RB133 e um cartao R52H que fornece os 350mw.. ja ouvi falar muito da R52H como do SENAO 8602, estou em duvida.. em qual usar para montar.. queria montar com a R52H. oque vcs acham e tb vou trocar essa omini por uma da Hyperlink de 12 dBi.. por enquanto amigos Obrigado..

  17. #17

    Padrão

    usei o cm9 aqui.. sempre rodou mto bem

  18. #18

    Padrão

    Por falar nisso vamos testar essa semana em um dos pontos trocar uma rb133 por uma rb333. vamos ver no que vai dar.

  19. #19

    Thumbs up

    Entao amigo.. vc me aconselha uma RB133 e um cartao R52H para trocar meu Senao 2611 por esse AP.. sobre essa mini Pci R52H vi falar pouco dela.. e é como todos falam estabilidade controle.. vou ganhar com o MK.. Obrigado..

  20. #20

    Padrão

    Instalaram um rb333 hoje, com cartões r52H no lugar de uma rb133 com aqueles cartões senao. Vamos ver os testes por uns dias...