+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Comando para desbloquear arquivos

    Seguinte: estou utilizando a combinação nada agradável de samba+clipper.

    Ocorre que o clipper faz o lock dos arquivos quando abre, e se por alguma razao o sistema cai, ou encerra de maneira inesperada, o arquivo aberto fica travado no servidor, impedindo que seja editado por outra estação.

    Mas, vamos ao principal: qual o comando no linux para resetar (desbloquear) a condição desse arquivo que ficou travado como aberto?

    tenho utilizado reiniciar o servidor quando esse problema afeta algum usuário, mas é um transtorno e tanto essa forma.

    Desculpe a pergunta de principiante, mas não consegui localizar a resposta =/

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Ola. Dexa eu ver se eu entendi. Você quando da um problema no sistema, fica alguns arquivos abertos, os quais você precisa fechar, eh isso ? (me corrija se eu entendi errado). Se for isso, é facil resolver seu problema sem reiniciar o sistema.

    1 - Vamos supor que o nome do arquivo que ficou aberto é abobrinha.txt. Digite como root assim:

    ps -aux | grep abobrinha*

    isso ira retornar a linha com todos processos que começam com abobrinha, então, agora que você sabe o número do seu processo (pid) digite:

    kill - 1253
    (suponde que 1253 seja o pid do arquivo abobrinha).

    Acho que era isso.

    Qualquer dúvida, posta de novo.


    Um grande abraço.

    Renato

  3. #3

    Padrão O problema é o samba...

    Olá, testei sua sugestão mas não obtive sucesso.

    Ocorre que o arquivo que fica travado é um arquivo que acessei pelo host atraves do samba. Os arquivos que o samba compartilham aparece como processo na listagem do comando 'ps'?

    O host é win9x e XP, e quando trava estou usando o artifício de reiniciar o server para resolver.

    Por essa razão se existir um comando para resover esse problema será extremamente util no meu caso para amenizar o problema até que eu encontre a causa desses congelamentos.

    O sistema é em clipper, e segundo tenho pesquisado, o clipper faz o lock dos arquivos e o 'unlock' depois que usa, liberando o arquivo. Quando o sistema cai durante a execução o 'unlock' nao é feito e o arquivo é travado até o "reinicio do sistema" ou algum 'comando' caso exista para liberar.

    Obrigado a quem puder ajudar.
    Última edição por odacil; 03-12-2007 às 16:17.

  4. #4

    Padrão

    hummm...não tinha entendido que tinha samba no meio....Quanto a isso, eu sou bastante leigo ainda no assunto. Acho que o melhor que você tem a fazer é postar suas dúvidas aqui no fórum, na área destinada a samba.

    []'s
    Renato