+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Alguém aqui já usou 2 omni na mesma torre?

    comprei uma omni pensando que a minha primeira estava com problemas, mas ela não estava. Acontece que não resolvi meu problema de clientes desconectando do pppoe (aqui uso 1mkt server no chão e um mkt apbridge na torre com 1 AR5212). E tem um agravante, o fato de a minha antena antiga irradiar bem perto da base, e a atual (hyperlink) não. Então quero deixar a hyperlink a 35mt de altura atendendo clientes distantes, e a omni que irradia bem pra perto a 30 ou 25mt de altura, pra atender os clientes próximos.

    A dúvida é: vai causar interferência? Pretendo usar elas em canais bem distantes, tipo 2 e 10. E na potência padrão da placa (17dmb cada se forem duas ar5212, e 17dmb pra uma ar5212 e potência padrão pra uma ag520 que estou pensando em comprar).

    Como disse, a antena que vai ficar a 25mt irradia bem pra perto da base, então estou receoso de que ela atrapalhe o funcionamento da hyperlink que vai estar a 35mt, mesmo com canais distantes. Ela vai interferir mesmo em canais distantes?

    A idéia é por setoriais, mas por causa dessa compra inútel da hyperlink, junto com um investimento feito antes de começar o problema, a coisa ficou difícil.

    recapitulando, hyperlink 15dbi a 35mt e hipertec 15dbi a 25mt, dá interferência ou nem?

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    porque nao colocar 2 paineis setoriais de 120 graus ?

    fica muito melhor que omni

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    A idéia é por setoriais, mas por causa dessa compra inútel da hyperlink, junto com um investimento feito antes de começar o problema, a coisa ficou difícil.
    Abraços
    .

  4. #4

    Padrão

    Amigo, tenho uma torre aki de 50m. tenho 2 ominis, uma hyperlink de 15 e outra g-link de 18.. uso a hyperlink no canal 08 a 48m d altura, e uso a omini g-link no canal 1 a 25m. funciona legal, logico q ha uma interferencia, mas como os canais sao longes ha pouca interfecia, na melhor opçao sujegira, é usar setoriais o correto, mas como vc aki tenho 2 ominis, e estao blz aki na cidade, uso tbm o mk com cartao atheros5213... ta show, atendo clientes perto e longe... na boa... o mais longe q tenho é 8 km linha reta na omini funcionando show... se so tem q monta-las longe uma da outra o maximo e canais diferentes, uma dica tbm, nao sei se é o caso ai, nao jogue a omini no topo da torre, puxa se cair raio vai nela, e isole com borracha ela da torre e os radios tbm amigo. vlw.

  5. #5

    Padrão Aka

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Amigo, tenho uma torre aki de 50m. tenho 2 ominis, uma hyperlink de 15 e outra g-link de 18.. uso a hyperlink no canal 08 a 48m d altura, e uso a omini g-link no canal 1 a 25m. funciona legal, logico q ha uma interferencia, mas como os canais sao longes ha pouca interfecia, na melhor opçao sujegira, é usar setoriais o correto, mas como vc aki tenho 2 ominis, e estao blz aki na cidade, uso tbm o mk com cartao atheros5213... ta show, atendo clientes perto e longe... na boa... o mais longe q tenho é 8 km linha reta na omini funcionando show... se so tem q monta-las longe uma da outra o maximo e canais diferentes, uma dica tbm, nao sei se é o caso ai, nao jogue a omini no topo da torre, puxa se cair raio vai nela, e isole com borracha ela da torre e os radios tbm amigo. vlw.
    E aew parcero... em vc ja resolveu o problema de sinal das tua repetidoras? Kd minhas placas Dlink....
    Vlw

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandoMT Ver Post
    E aew parcero... em vc ja resolveu o problema de sinal das tua repetidoras? Kd minhas placas Dlink....
    Vlw
    Puts ate aki se tah hehe... underlinux baby... ow ta resolvido, dequise tenho q subir na torre pra resolver... to com preguiça, suas placas sairam agora cedo pelo aviao, chega ai agora cedo, logus taxi aereo.

  7. #7

    Padrão

    com a omni vc tem sinal mais ou menos, com as paineis vc arrebenta, o sinal fica perfeito

  8. #8

    Padrão

    vou colocar as setoriais assim que der, sem dúvidas. Mas agora não dá. O amigo do MT tem uma torre muito mais alta que a minha, então pode ter essa diferença de mais de 20mt de uma pra a outra. A minha tem 30m mais o mastro de 5mt. O máximo que eu consigo colocar aí de distância é 15mt uma da outra. Tem alguém por aí em situação mais similar à minha?

    aka2005, deixa eu te perguntar também. Você tem alguma maneira prática de medir a interferência que as antenas davam uma na outra? Ou é tudo na base da teoria?

    Mais uma , aqui como eu prendo a omni ou no topo da torre ou no mastro, prendo ela com abraçadeiras direto na torre ou no mastro. Mas colocando ela a meia altura, um lado dela vai ficar completamente encostado na torre, fazendo assim uma parede daquele lado, e tenho medo dela irradiar muito mal nessa direção. O que que você usa pra distanciar a antena da torre? Que tipo de base? Compra onde? Manda fazer?

    Valeu
    Última edição por Gosulator; 28-11-2007 às 16:36.

  9. #9

    Padrão

    ja usei por uns 4 meses 2 omni de 12 dbi generica cerca de 3 mts uma da outra, funcionou normal, nao tive do que reclamar, meu problema era o mesmo que o teu, uma omni pegava perto e a outra mais longe.

    só troquei pois mudei depois de um tempo para setoriais.

    flw amigo.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    aka2005, deixa eu te perguntar também. Você tem alguma maneira prática de medir a interferência que as antenas davam uma na outra? Ou é tudo na base da teoria?

    Mais uma , aqui como eu prendo a omni ou no topo da torre ou no mastro, prendo ela com abraçadeiras direto na torre ou no mastro. Mas colocando ela a meia altura, um lado dela vai ficar completamente encostado na torre, fazendo assim uma parede daquele lado, e tenho medo dela irradiar muito mal nessa direção. O que que você usa pra distanciar a antena da torre? Que tipo de base? Compra onde? Manda fazer?
    OPa amigo pode monta perto sim, quanto mais longe uma da outra melhor, o que difere sao os canais, joga uma no 11 pra longe e outra no 1 pra perto. Usei em outra cidade que temos aki no MT, uns 2 anos sem erro, tinha 8 metros de diferença uma da outra.

    Em questao dos bastoes, tive problema com raios, por ter colocado a omini na torre sem ter isolado ela do ferro da torre, ops do cano hehe... la tinha um cano de 18metros.. entaum sugiro a voce coloca um braço de ferro na torre afastando ela uns 20 30 cm da torre a que vai em baixo, e a de cima isola ela bem da torre, pra nao haver descarga nela e ela joga pro seus equipamentos... as duas isolas elas da torre ou de qualquer ferro.. vo mostra a foto nossa. daki da cidade de uma que tenho. Nao aparece bem definido, mas coloquei uma borracha na torre entre ela e o braço de ferro e outra entre o bastao e o braço de ferro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02030.JPG
Visualizações:	406
Tamanho: 	123,3 KB
ID:      	1432  

  11. #11

    Padrão

    Tenho duas omnis em uma torre e funcionam bem, duas hyper de 8Dbi.

  12. #12

    Smile

    amigo no provedor q trabalho nos usamos até três omins em uma torre de 80 mts sem problemas mas paines sentoriais seria bem melhor

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    comprei uma omni pensando que a minha primeira estava com problemas, mas ela não estava. Acontece que não resolvi meu problema de clientes desconectando do pppoe (aqui uso 1mkt server no chão e um mkt apbridge na torre com 1 AR5212). E tem um agravante, o fato de a minha antena antiga irradiar bem perto da base, e a atual (hyperlink) não. Então quero deixar a hyperlink a 35mt de altura atendendo clientes distantes, e a omni que irradia bem pra perto a 30 ou 25mt de altura, pra atender os clientes próximos.

    A dúvida é: vai causar interferência? Pretendo usar elas em canais bem distantes, tipo 2 e 10. E na potência padrão da placa (17dmb cada se forem duas ar5212, e 17dmb pra uma ar5212 e potência padrão pra uma ag520 que estou pensando em comprar).

    Como disse, a antena que vai ficar a 25mt irradia bem pra perto da base, então estou receoso de que ela atrapalhe o funcionamento da hyperlink que vai estar a 35mt, mesmo com canais distantes. Ela vai interferir mesmo em canais distantes?

    A idéia é por setoriais, mas por causa dessa compra inútel da hyperlink, junto com um investimento feito antes de começar o problema, a coisa ficou difícil.

    recapitulando, hyperlink 15dbi a 35mt e hipertec 15dbi a 25mt, dá interferência ou nem?

    Abraços
    vc colocando duas ominis so vai aumentar os ruidos é melhor colocar 2 paineis setoriais em sua torre vai funcionar melhor que as ominis, elas juntas vai ficar uma interferencia só