+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redistribuir/balancear banda no LINK?

    Tenho um provedor com um link de 1 MB, mas vou aumentar para 2 ou 3 MB (depende do $ da BRASILTELECON), atualmente com 70 clientes, mas tem mais gente na fila..., todos com 128 kbps.
    Tenho bastante reclamação da velocidade.
    Estou querendo aumentar os 128kbps uns 30% em todos os clientes.
    2 PERGUNTAS:
    1. COMO FAZER UM CALCULO DE QUANTOS USUARIOS PODERIA SER COLOCADO NO LINK?
    2. ALGUEM SABE COMO BALANCEAR O LINK: EX: SE TEM 10 USUARIOS USANDO A INTERNET EM DETERMINADO HORARIO, TERIA COMO ESTES 10 USUARIOS TEREM MAIS BANDA, VISTO QUE TEM LINK SOBRANDO?

  2. #2

    Padrão

    Amigo a reclamação de lentidão pode ser por varios fatores, como link no gargalo, infraestrutura, equipamentos de radio nos pops, ou no cliente, servidores, configurações.
    No geral não existe uma forma formula ou receita a melhor forma eh monitar seu link, servidores, radios, e ate mesmo o cliente, qualidade do sinal, velocidade da rede interna do cliente ate seus servidores, por exemplo

    1mb = 1024 /10 = 128kbps neste caso vc pode ter apenas 10 clientes com 128kbps, mais como não tera todos ao mesmo tempo vc pode trabalha com um maior numero de clientes, o uso de bons equipamentos de radio, um bom servidor de cache, ajuda bastante

    Faça o seguinte caso vc não tenha rodando ainda

    Limite de sessões TCP por IP de cada cliente
    Limite de velocidade de programas P2P
    Servidor de proxy bem configurado
    Firewall bem feito e com QOS, bloqueio de portas de virus e netbios

    e oq pra mim eh muito importante sempre monitore sua rede, clientes com virus sem atralham o funcionamento geral da rede.

    Temos aqui no forum varios posts de como efetuar a configuração desses serviços qualquer coisa estamos ai

  3. #3

    Padrão

    valeu Clecio pelas dicas vou rever estas dicas,
    O problema tb eh que o link da BRASILTELECON eh muito fraco quando
    tem que fazer downloads de sites fora do brasil.