+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O Zinwell como bridge irradia sinal?

    Olá a todos,

    Ainda não tive a oportunidade de configurar um rádio pra distribuir sinal, na condição de provedor, por exemplo: Se eu fizer da maneira descrita abaixo, funcionaria? Teria segurança pra que não clonem o IP e nem o MAC dos clientes?

    Link -> Linux -> Bridge -> Omini -> Cliente

    Grato a todos que puderem me tirar essa dúvida.

  2. #2

    Padrão

    adircastro,

    impedir clonagem de mac é muito difícíl, pois ao se propagar pelo ar as informações, qualquer pessoa com conhecimentos médios em informática consegue "entrar no teu sistema". (leia-se: navegar sem pagar)

    Criptografia dificulta um pouco, principalmente se for wpa2, mas ai entra a questão de compatibilidade pois é coisa nova e nem todos os rádios são compatíveis.

    Já PPPOE e hotspot melhoram bastante a situação ficando muito mais complicado a clonagem... pois o invasor teria que além de descobrir ip x mac, arrumar uma forma de conseguir o usuário e senha. Mas nada que um trojan ou engenharia social não resolva.

    Então é isso... não tem forma 100% segura em redes wireless.

    O que resta pra cada um de nós é implementar o máximo que conseguirmos sem prejudicar a rede e também sempre ficar monitorando o sistema.

    Espero ter ajudado, abraços.

  3. #3

    Padrão

    anarchist,

    Tudo bem que impedir a clonagem de MAC ou IP seja algo quase impossível, mas a pergunta principal é se o rádio configurado como Bridge irradiaria sinal, na seguinte ordem de instalação:

    Link -> Linux -> Bridge -> Omni -> Cliente.

    Grato.

  4. #4

    Padrão

    com certeza irradia o sinal,

    você iria fazer o controle de banda, mac x ip, etc no linux, funciona direitinho.

    Agora te recomendo botar um rádio mais potente em cima pra não ter dor de cabeça futuramente...

    um linuxap serve redondo.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adircastro Ver Post
    anarchist,

    Tudo bem que impedir a clonagem de MAC ou IP seja algo quase impossível, mas a pergunta principal é se o rádio configurado como Bridge irradiaria sinal, na seguinte ordem de instalação:

    Link -> Linux -> Bridge -> Omni -> Cliente.

    Grato.
    O que vai determinar se ele irradia ou não o sinal é o modo da wireless dele, e não o modo de operação (Router, Bridge ou Wireless ISP). O importante é em Wireless, Basic, vc configurar ele como AP...

  6. #6

    Padrão

    anarchist,

    Em breve estarei adqurindo um rádio, optei pelo Zinwell, inicialmente, mas poderei mudar sim, caso ele não atendas minhas necessidades. É que de início, pretendo colocar somente 30 clientes nele, não é um grande negócio, é apenas para não deixar o restante da banda ociosa. Mas gostei da sua sugestão.


    xandemartini,

    Foi muito boa essa sua explicação, pois ela tirou totalmente minhas dúvidas, mas aí você me tira a dúvida, quando diz que ele tem que ser configurado como AP em wireless.

    Tão logo esteja com o equipamento, vou configurar e fazer alguns testes, até não restar mais dúvidas quanto ao modo que o sinal será entregue no cliente. Minha preocupação principal é com a segurança dos dados dos clientes e também do meu link, pra que ele não seja usado por quem não está autorizado pra isso.

    O que pretendo fazer é bem simples: distribuir sinal com segurança, para mim e para o cliente, sem prejudicar em relação a qualidade, o serviço no cliente.

    Obrigados a vocês pelas dicas.

  7. #7

    Padrão

    Ele so irradia sinal para clientes como Ponto a ponto ou como AP.

    E tem que ser infraestruturado!