+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ovislink 5000AP fecha em 40 Km ??

    Olá pessoal do super fórum Under-linux.org
    chamo assim pq num eh pequeno o n° de dúvidas q já tirei aqui .


    Mas pessoal toh com essa dúvida se Ovislink 5000 AP fecharia enlace com antenas Zirok de 90 cm.

    Tenho um enlace desse ponto "portela" no mapa com 31 Km a 15 DB de RX Relative usando os Ovislink 5000 Ap e essas zirok.

    Mas tenho dúvida se nos 40 Km do mapa ele daria pra fechar.

    http://www.visaonight.com/soledade.jpg

    Mais uma vez agradeço pessoal e tenham um bom trabalho.

  2. #2

    Padrão

    caro Amigo, olha por experiencia eu diria que o ovilsink vai ate no maximo uns 15 a 18 km, mas como vc mesmo falou fechou 31, entao acho que se vc aumentar o ganho das antenas , tipo uma de 37 ou de 42 dbi da pluton poderia ser que fecharia sim os 40 KM , porem o trafego sera pequeno. pois este radio WLa-5000 e para uso em curtas distancias, para longas distancias existe o Kod-4000 com mikrotik e o LOng Range terabeam que daram um trafego muito melhor nesta distancia .

  3. #3

    Padrão Oh pessoal me ajuda aí por favor

    Só tenho uma resposta até agora pessoal.

    Toh precisando realmente tirar esse dúvida.



    Valew

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por visaoalpha Ver Post
    Só tenho uma resposta até agora pessoal.

    Toh precisando realmente tirar esse dúvida.



    Valew
    Cara, tenho ele(Ovislink WLA 5000 e Antena Pluton PTX-36 de 37 DBI) rodando em um link de 24 Km passando 4 Megas real. Acredito que com antenas Pluton feche sim esse link. Mas aconcelho numa distância dessas usar Airaya por ex:.

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Também recomendo rádio mais robusto, tipo airaya... 40 km e muito chão!

  6. #6

    Padrão

    Caros Amigos, acho que nem o airaya conseguiria + que 30 km, em 40 ou terabeam long range ou MIkrotik Kod-4000 .

  7. #7
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo, pra fechar enlace não tem segredo. Use o Radio Mobile com spot mode 98% (isso é muito importante). O Rádio mobile baseia-se no relevo, porém existem outros fenômenos que o software não leva em conta para prver a perda de propagação. Porem, você pode calibrar esses fenômenos usando os modos de variabilidade. Nos meus enlaces em 5.8 GHz essa variabilidade é em média 98% para casos em linha de visada. Em 2.4 GHz essa variabilidade fica em torno de 96%.

    Se o software disser que fecha com Rx Relative maior que 5 dB, pode montar que seu enlace fecha. Para taxas elevadas, o Rx Relative deve ser maior que 10 dB. Tudo depende de quantos mega você quer passar nesse link.

    Se ele disser que não fecha, e o Rx Relative for menor que -5 dB, pode esquecer.

    Não esqueça de setar a sensibilidade do AP corretamente no Rádio Mobile.

    Não tem erro, não há como enganar a natureza.

    Espero ter ajudado.


    Gabriel Mota

    UFRN
    PPgECC
    LAPCOM - Lab. Antenas, Propagação e Com. Móveis.

  8. #8

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por americanexplorer Ver Post
    onde posso encontrar este radio mobile
    Tutorial para uso do RadioMobile - By Alam

  10. #10
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Radio Mobile

    Amigo,

    radio_mobile_brasil : Radio Mobile Brasil é o site do grupo nacional. Existem ótimos tutoriais em Inglês também. Recomendo também: Radio Mobile Brasil

    Mas lembrem-se, o Radio Mobile mostrará resultados errados se a simulação não for bem feita.

    Espero ter ajudado.

  11. #11
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Muito interessante o tutorial do colega. Entretanto, é necessário ressaltar, como falei antes, a utilização de um modo de variabilidade em torno de 98% para previsões mais realistas. Ao utilizar o modo de variabilidade padrão de 70% (spot mode para enlaces p-t-p), o software estará sendo otimista e vai reportar que o enlace fecha, quando não verdade não há ganho suficiente. O resultado é tempo perdido e o camarada vai dizer que o software mentiu.

    Sabendo utilizar o Radio Mobile, é tranquilo projetar enlace sem se arriscar a perder tempo.

    Atenciosamente,

    Gabriel Mota

  12. #12
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Complementando

    Outra coisa que esqueci de falar, é que o SRTM (banco de dados de relevo) deve ser usado ao contrário do GTOPO30 que é muito impreciso. No software basta escolher SRTM e automaticamente é baixado do Serviço Geológico Americano.
    O SRTM hoje em dia é o banco de dados de elevação digital mais preciso à custo zero. Usar SRTM também significa uma melhoria significativa na previsão do Radio Mobile em relação a outros bancos de dados (DTED e GTOPO).

    Espero ter contribuído.

    Gabriel Mota

  13. #13

    Padrão

    Cara gostei muito dah explicação, eu uso exatamente o SRTM mas naum sabia desse detalhe dos 98% uso no padrão, voh fazer um novo estudo pra esse enlace.

    Valew pelas dicas num sei nem como agradecer.

    FALW

    SIM, vc sabe quanto seria a sensibilidade do Ovislink 5000 AP v2 ???
    e se tem outro diagramas de irradiação de antenas tipow as de grade e as offset.


    Abraço
    até +

  14. #14
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Enlaces.

    Amigo, estamos aqui pra compartilharmos informações. Fico lisongeado em saber que ajudei a comunidade.

    Quanto aos diagramas de radiação, no grupo do Radio Mobile (oficial), na seção de downloads, existem diagramas úteis disponíveis para download. Um exemplo é um da Hyperlink de 27 dB. Na verdade esse diagrama pode ser adaptado para praticamente qualquer antena direcional de ganho elevado, pois o que importa é formato do feixe. O ganho é configurado no software. É só baixar o arquivo Hyperlink_27dbiGrid.ant e salvar na pasta antenna. Você pode usá-lo para antenas de 24 ou 25 dB. Outra coisa boa é que você pode fazer seus próprios diagramas e salvar com .ant.

    A respeito da sensibilidade do Ovislink, dê uma procurada no datasheet pela Internet, pois na verdade a sensibilidade varia com a taxa desejada. Na falta dessa informação, O IEEE definiu (padrão) como performance requerida para os sistemas "a" e "g" as seguintes sensibilidades para as possíveis taxas, embora varie (muito pouco) de equipamento para equipamento:

    6 MBps -82 dBm
    9 -81
    12 -79
    18 -77
    24 -74
    36 -70
    48 -66
    54 -65

    Tudo depende da taxa de transmissão desejada e do equipamento, mas esses valores acima são confiáveis e realistas.

    Aproveite e simule enlaces seus já fechados. Basta você anotar a potência recebida AP (dBm), e calibrar a porcentagem para que a previsão no Radio Mobile seja igual a potência vista no AP. Você fazendo isso para vários enlaces, encontrará uma variabilidade média que descreve a região dos seus enlaces. Com isso, na hora de projetar novos enlaces, você já sabe que variabilidade utilizar.

    Espero ter sido claro e ajudado.



    Gabriel Mota
    Eng° Telecom.
    UFRN
    PPgEEC
    LAPCOM

  15. #15

    Padrão

    Valew mais uma vez motacosta, voh procurar esses arquivos de diagramas das antenas.

    E fazer o estudo de enlaces existentes.

    Foi muito claro ajudou bastante.

    Mais uma vez esse fórum dah uma luz a minha mente



    Abraço.
    Tenho amigos que cursam Eng. Elétrica na UFRN tb
    como também na UFCG - Paraíba num sei se vc conhece.

  16. #16

    Exclamation Socorro!, Ptp De 5.8 Ghz, 25km CartÕes Ubiquiti Ls5 E Mikrotik De 400mw, Me Ajuda

    ola amigos, preciso de ajuda pra fechar essa ptp, bom, será se dar pra fechar? visada limpa, considerando as elevações, mas não vejo o outro ponto, pois são 25km, mas a noite dar pra ver o clarão das luzes bem nítido dos pontos relecionados, a primeira torre está à 465 pés de elevação, a segunda está à 550 pés de elevação, olhando pelo google earth, vejo no meio do caminho um ponto com 530 de elevação, que fica a 7 km da primeira torre que tem 465 de elevação. vou usar duas antenas da hyperlink de 29 dbi parabolica, (dúvida eu uso na vertical ou horizontal?), dois radios um com placa routerbord 133 e cartão ubiquiti 400mw em 5.8 ghz (obs: vou passar 2 mb), o outro é ubiquiti LS5, 400mw tb em 5.8 claro; pigtail original de aprox. 30cm, tb gostaria de se saber se tem outra ferramenta de alinhamento no mikrotik? (além da "align"). o que que eu não posso esquecer de configurar no mk, pra que um enxergue o outro. lembrando que são dois sistemas diferentes mikrotik e ubiquit (o Lite Station 5-LS5).

    Fico muito grato por qualquer ajuda, e fico feliz, por que as respostas servirá pra muuuuuuita gente! desse Brasilzão de meu Deus!!!!!!!!!!!
    Um abraço a todos.

  17. #17
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dnp Ver Post
    ola amigos, preciso de ajuda pra fechar essa ptp, bom, será se dar pra fechar? visada limpa, considerando as elevações, mas não vejo o outro ponto, pois são 25km, mas a noite dar pra ver o clarão das luzes bem nítido dos pontos relecionados, a primeira torre está à 465 pés de elevação, a segunda está à 550 pés de elevação, olhando pelo google earth, vejo no meio do caminho um ponto com 530 de elevação, que fica a 7 km da primeira torre que tem 465 de elevação. vou usar duas antenas da hyperlink de 29 dbi parabolica, (dúvida eu uso na vertical ou horizontal?), dois radios um com placa routerbord 133 e cartão ubiquiti 400mw em 5.8 ghz (obs: vou passar 2 mb), o outro é ubiquiti LS5, 400mw tb em 5.8 claro; pigtail original de aprox. 30cm, tb gostaria de se saber se tem outra ferramenta de alinhamento no mikrotik? (além da "align"). o que que eu não posso esquecer de configurar no mk, pra que um enxergue o outro. lembrando que são dois sistemas diferentes mikrotik e ubiquit (o Lite Station 5-LS5).

    Fico muito grato por qualquer ajuda, e fico feliz, por que as respostas servirá pra muuuuuuita gente! desse Brasilzão de meu Deus!!!!!!!!!!!
    Um abraço a todos.

    Amigo, passe as coordenadas geográficas e o ganho da antena que prentende utilizar, que eu simulo esse enlace pra você esse enlace.

    Gabriel Mota

  18. #18

    Padrão

    amigo, pela experiencia que tenho, vc vai ter grandes problemas fechando este link com estes rádios. Aconselho vc a usar Mikrotik com cartao de 350 mw ou long range terabeam, com antenas de 29 ou 33 (aconsenho esta) dbi.
    Qualquer dúvida entre em contato pelo msn: [email protected]