+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Debian R4 não lê 8GB de memória

    Pessoal, aqui no órgão acabamos de adquirir servidores com IBM com 8GB de memória! Estou em fase de testes com estes servidores, acabei de instalar uma versão enchuta do Debian, e o mesmo não reconheceu os 8GB, apenas 3GB e um pouco mais!

    Existe alguma versão do Debian que reconheça? Caso não, o que fazer? Rsrsrs...

    Conto com a experiência da moçada ai!

    Grande abraço!

  2. #2

    Padrão

    acima de 4gb use big-mem seria tipo: grande memoria

    exemplo kernel 2.6.18-4-686 big-mem: Debian -- Details of package linux-image-2.6.18-4-686-bigmem in etch

    This package provides the binary image and pre-built loadable modules for Linux kernel 2.6.18 on Pentium Pro/Celeron/Pentium II/Pentium III/Pentium 4 with 4-64G RAM machines.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por avena Ver Post
    acima de 4gb use big-mem seria tipo: grande memoria

    exemplo kernel 2.6.18-4-686 big-mem: Debian -- Details of package linux-image-2.6.18-4-686-bigmem in etch

    This package provides the binary image and pre-built loadable modules for Linux kernel 2.6.18 on Pentium Pro/Celeron/Pentium II/Pentium III/Pentium 4 with 4-64G RAM machines.
    Avena, obrigado por essa alternativa, mas como estou com servidor em fase de testes e não em produção, utilizarei a arquitetura AMD64 (64-bit), que suporta tanto processadores AMD como Intel, vejam:

    Notas de Lançamento para o Debian GNU/Linux 4.0 ("etch"), AMD64 - O que há de novo no Debian GNU/Linux 4.0

    Abraço

  4. #4

    Padrão

    Na realidade acima de 3,5Gb voce jah deve usar o pacote do bigmem pois mesmo tendo uma "perda minima de perfomance" (isso não é notorio ao usuario), isto se da pois o kernel sempre reserva uma "espaco" de memoria, logo ele nao endereça todos os 4gb sem o pacote.

    Vale notar quem tem 4Gb ele pode representar qualquer coisa e vai endereçar o quanto ele contabiliza (geralmente voce poder isto usando o free), no meu caso eu tinha uma maquina com exatos 4gb sendo que ele so endereça 1,5Gb com o kernel padrão. Então é sempre importante verificar o que voce tem de hardware para saber o que vai rodar... isto vale para qualquer sistema operacional e nao somente Linux, verifique sempre se ele é compativel com o seu hardware.