Comentários do Blog

  1. Avatar de patriciaadnetwork
    Boa tarde!!

    Eu sei que esse espaço é para responder ao tema lançado, porem gostaria que alguem me ajudasse, sou de iracemapolis e tenho uma empresa de InternetVia Radio, fomos adicionados no msn por varios vendedores de empresas que vendem os equipamentos wireless, contudo acabamos fechando um pedido para ver se daria certo comprar dessa forma, pois ja estamos acostuamdos de comprar de um unico fornecedor, esse vendedor do qual compramos chama - se Eduardo da ALCANCE WIRELESS, fizemos o pagamento, e os equipamentos não chegaram, o vendedor não nos responde e o telefone informado não atende... provavelmente caimos em um golpe, a empresa é de londrina, porem no cnpj esta São Paulo. Gostaria muito que se alguem tivesse alguma informação sobre essa empresa ou de como proceder nesse caso , falasse comigo.. muito obrigado!!!
  2. Avatar de patriciaadnetwork
    Boa tarde!!

    Eu sei que esse espaço é para responder ao tema lançado, porem gostaria que alguem me ajudasse, sou de iracemapolis e tenho uma empresa de InternetVia Radio, fomos adicionados no msn por varios vendedores de empresas que vendem os equipamentos wireless, contudo acabamos fechando um pedido para ver se daria certo comprar dessa forma, pois ja estamos acostuamdos de comprar de um unico fornecedor, esse vendedor do qual compramos chama - se Eduardo da ALCANCE WIRELESS, fizemos o pagamento, e os equipamentos não chegaram, o vendedor não nos responde e o telefone informado não atende... provavelmente caimos em um golpe, a empresa é de londrina, porem no cnpj esta São Paulo. Gostaria muito que se alguem tivesse alguma informação sobre essa empresa ou de como proceder nesse caso , falasse comigo.. muito obrigado!!!
  3. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por 1929
    Estes cabos na rua são do mesmo tipo que os telefonicos? Deve existir cabos de alta capacidade, pois 24x2 já seria um cabo com 48 fios. Como vai identificar tudo isso depois nas pontas?
    Sim, isso mesmo. A identificação dos pares na ponta é baseado na cor dos pares: vermelho/amarelo, vermelho/verde, vermelho/azul, azul/amarelo, etc.
    Trabalho de cabista.

    Citação Postado originalmente por 1929
    E por 250,00 por assinante e mais o cabeamento externo , deve ficar alto o valor da implantação.
    Como você disse, o mais prático ainda é para condomínios ou aplicações semelhantes.
    Eu vejo principalmente como aplicação aonde não existe oferta boa de banda larga por parte das operadoras tradicionais, pois o custo de implementação precisa ser pago pelos clientes, de uma maneira ou de outra.

    Citação Postado originalmente por 1929
    O Bruno Ferreira , lá do Espirito Santo, tem projeto de cabeamento com cabo de rede externo, nobreaks, switches etc etc. As redes cabeadas que ele montou ficaram na média de 17.000 reais o km. E para uso no cliente fica em torno de 20,00 reais por instalação.
    Quem vai lá visitar o projeto dele só elogia e vários já implantaram igual.
    O mais duro nisso tudo é conseguir a autorização.
    Se Anatel não meter a colher nisso para regulamentar o uso dos postes vai ficar este monopólio sempre. Estudos existem, mas sair do papel que é bom, tá dificil.
    O uso de switchs em áreas externas normalmente tem alguns problemas, como serem sensíveis a descargas elétricas, precisam ser instalados a cada 100m (para repetir o sinal) e um cliente tem acesso a todos os demais. Neste ultimo caso, se um cliente for hacker ou então pegar um vírus, irá gerar problemas. Eu já vi muitos projetos de switch externo migrarem para IP DSLAM depois de algum tempo pela dificuldade de manutenção.
  4. Avatar de 1929
    Estes cabos na rua são do mesmo tipo que os telefonicos? Deve existir cabos de alta capacidade, pois 24x2 já seria um cabo com 48 fios. Como vai identificar tudo isso depois nas pontas?

    E por 250,00 por assinante e mais o cabeamento externo , deve ficar alto o valor da implantação.
    Como você disse, o mais prático ainda é para condomínios ou aplicações semelhantes.

    O Bruno Ferreira , lá do Espirito Santo, tem projeto de cabeamento com cabo de rede externo, nobreaks, switches etc etc. As redes cabeadas que ele montou ficaram na média de 17.000 reais o km. E para uso no cliente fica em torno de 20,00 reais por instalação.
    Quem vai lá visitar o projeto dele só elogia e vários já implantaram igual.
    O mais duro nisso tudo é conseguir a autorização.
    Se Anatel não meter a colher nisso para regulamentar o uso dos postes vai ficar este monopólio sempre. Estudos existem, mas sair do papel que é bom, tá dificil.
  5. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por 1929
    Rodrigo, se entendi, o IP DSLAN pode ser uma alternativa para os provedores que querem fazer cabeamento externo. Isto se conseguirem autorização de uso de postes.
    Vencida esta barreira legal, ele não se tornaria uma instalação das mais simples, visto que não exige novos pontos de energia e switches a cada 100/200m?
    Estes Dslan são classificados por portas não é?
    Uma dúvida que fiquei, é se vai ter um par metálico para cada assinante, ou cada porta suporta vários IPs, como num cabo de rede?
    Qual o custo de um dslan destes?
    O IP DSLAM pode ser uma alternativa também para provedores que querem fazer cabeamento externo, porém é mais raro pois requer:
    a) ter autorização para passar o cabeamento externo nos postes
    b) passar alguns quilometros de cabos.

    Porém é possível sim. Eu já vi alguns poucos projetos desse tipo no Brasil (inclusive uma prefeitura no RS que passou ela mesma os cabos para prover acesso Internet para a periferia, se bem que periferia de cidade rica do RS é diferente de periferia em SP ou RJ).

    No entanto a maioria dos projetos que vi foi dentro de condomínios (residenciais ou comerciais).

    Quanto a sua pergunta sobre os IPs, cada par metálico é um modem ADSL. Atrás desse modem (que normalmente faz NAT e é servidor de DHCP) você pode colocar vários IPs. Mas cada par é um modem ADSL.

    Por ultimo, quanto ao custo, existem vários produtos no mercado. Um IP DSLAM para 24 pares já com 24 modems ADSL2+ vai custar um pouco menos de R$ 6.000,00 (depende do fabricante e de quanto você for bom de negociação). Assim, com R$ 6.000,00 (mais os pares que vão pela rua, obviamente), você consegue atender até 24 assinantes, cada um com um ou mais IPs.
  6. Avatar de 1929
    Rodrigo, se entendi, o IP DSLAN pode ser uma alternativa para os provedores que querem fazer cabeamento externo. Isto se conseguirem autorização de uso de postes.
    Vencida esta barreira legal, ele não se tornaria uma instalação das mais simples, visto que não exige novos pontos de energia e switches a cada 100/200m?
    Estes Dslan são classificados por portas não é?
    Uma dúvida que fiquei, é se vai ter um par metálico para cada assinante, ou cada porta suporta vários IPs, como num cabo de rede?
    Qual o custo de um dslan destes?
  7. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por gustavinho69
    Sim eu concordo, realmente é uma tecnologia que se ouve falar muito bem....porem poucos casos de sucesso....até então a citação que eu fiz em relação a CEMIG, ela investiu 200 mil reais para este projeto, no qual rodou 360 dias até a ultima postagem de resultados. Não sei como esta hoje e se ainda utilizam....

    Ah sim, esses 60 metros servem apenas como um parametro para o uso restrito da tecnologia em um local como prédios...Não ainda como um fornecimento padrão de atendimento em massa.

    Mas quando me referi ao DISLAM, me basiei nessa comparação com o PLC, em uma questão para os ambientes que você citou como Presidios, Hospitais e etc....Pois até onde ouvi da ultima vez, o custo do equipamento não era tão barato no qual também necessita de um conhecimento técnico mais aplicado com a tecnologia.

    Aqui até então na minha cidade sei que a telefonica utilza DSLAM e limita a venda em até no maximo 8 MBs, isso para quem fica a curtas distancias dos DGs dela. E vejo que ela também sofre com os outros concorrentes como a NET que ofertam maiores velocidades em métodos triple play. Com isso meu ponto vista faz com que eu pense que o DISLAM não se torne muito vantajoso hoje em dia.......mas sei que é uma solução para outra tipo de prática.
    Hoje um IP DSLAM de 24 portas sai ao redor de R$ 250,00 por porta (modem ADSL2+ incluso nesse custo). O conceito de caro ou barato varia bastante de caso a caso, mas com certeza é um custo menor do que uma reforma em um prédio para passagem de cabos o que, se a aplicação não requerer muita banda, pode ser algo viável.
  8. Avatar de Gustavinho
    Sim eu concordo, realmente é uma tecnologia que se ouve falar muito bem....porem poucos casos de sucesso....até então a citação que eu fiz em relação a CEMIG, ela investiu 200 mil reais para este projeto, no qual rodou 360 dias até a ultima postagem de resultados. Não sei como esta hoje e se ainda utilizam....

    Ah sim, esses 60 metros servem apenas como um parametro para o uso restrito da tecnologia em um local como prédios...Não ainda como um fornecimento padrão de atendimento em massa.

    Mas quando me referi ao DSLAM, me basiei nessa comparação com o PLC, em uma questão para os ambientes que você citou como Presidios, Hospitais e etc....Pois até onde ouvi da ultima vez, o custo do equipamento não era tão barato no qual também necessita de um conhecimento técnico mais aplicado com a tecnologia.

    Aqui até então na minha cidade sei que a telefonica utilza DSLAM e limita a venda em até no maximo 8 MBs, isso para quem fica a curtas distancias dos DGs dela. E vejo que ela também sofre com os outros concorrentes como a NET que ofertam maiores velocidades em métodos triple play. Com isso meu ponto vista faz com que eu pense que o DSLAM não se torne muito vantajoso hoje em dia.......mas sei que é uma solução para outra tipo de prática.
    Atualizado 28-03-2011 em 17:37 por Gustavinho
  9. Avatar de mlrodrig
    Citação Postado originalmente por gustavinho69
    Então eu vi uma matéria que me chamou atenção de um projeto da CEMIG em Belo Horizonte, onde eles colocaram um terminal master PLC que injetava o sinal nas fases e no neutro do circuito secundário, deixando o sinal disponível a todos os consumidores numa média de "50" que estivessem ligados no circuito elétrico deste transformador.

    Ele cobria trechos de 600m em média...........mais isso foi em 2003...

    Tinha visto um outro projeto também bem detalhado de uma estrutura parecida que a CEMIG utilizou, mais atual, mais não me lembro onde foi.

    Eu mesmo implantei em um prédio de 18 andares no topo da caixa d'agua o master e ligue o slave na recepção, e obtive bons resultados na navegação.....
    Esse é exatamente o problema do PLC. Várias histórias de testes de "sucesso", que por alguma razão misteriosa não se transformaram em produto. Na grande maioria dos casos dos testes de sucesso o que temos são testes cujos resultados foram relatados de maneira exageradamente otimista pelos fabricantes (afinal, se foram tão bons, porque não viraram produto?).

    Na prática o PLC serve para atingir prédios residenciais, desde que não exista um fator de potência muito descompensado na rede elétrica. Em prédios corporativos, aonde predominam as lampâda fluorescente, por exemplo, já é complicado.

    No seu caso, pelo que entendi, você instalou um master e um slave a uns 60m de distância (18 andares). Isso é um pouco diferente do que prover acesso Internet para vários moradores e você há de convir que não representa um teste de carga adequado para comprovar a viabilidade de uma tecnologia...
  10. Avatar de Gustavinho
    Então eu vi uma matéria que me chamou atenção de um projeto da CEMIG em Belo Horizonte, onde eles colocaram um terminal master PLC que injetava o sinal nas fases e no neutro do circuito secundário, deixando o sinal disponível a todos os consumidores numa média de "50" que estivessem ligados no circuito elétrico deste transformador.

    Ele cobria trechos de 600m em média...........mais isso foi em 2003...

    Tinha visto um outro projeto também bem detalhado de uma estrutura parecida que a CEMIG utilizou, mais atual, mais não me lembro onde foi.

    Eu mesmo implantei em um prédio de 18 andares no topo da caixa d'agua o master e ligue o slave na recepção, e obtive bons resultados na navegação.....