• Personalizando o Site de Buscas do Google

    Você já está cansado daquela imensidão branca do site do Google? Pois saiba que agora você pode personalizar esta página principal de seu motor de buscas a seu bel prazer, pelo menos colocando uma imagem de fundo que mais lhe agrade. Para isso, tudo o que você precisa fazer é possuir uma conta no Google para qualquer um de seus serviços, ter efetuado login com a mesma, e estar visitando a página principal do motor de buscas da empresa, em http://google.com/.


    Página Personalizada do Google.

    Sei que isso pode parecer algo muito simples, ou "mais do mesmo", mas esse poderá ser o primeiro passo para um futuro mais interativo com os serviços desta gigante da Internet. A idéia com certeza partiu de seu adversário, o Bing. Desde que foi lançado pela Microsoft, o site para o motor de buscas da empresa de Redmond já estreou inovando. E não somente com imagens, mas muita interatividade inicial, com a própria imagem, além de várias opções de buscas.


    Iniciando

    Mas como fazer para personalizar o site de buscas do Google? Primeiro, você deve possuir uma conta válida em um dos serviços da empresa, como Maps, GMail, Analytics, etc. Acredito que a maioria esmagadora já possui uma conta no GMail, o serviço de e-mail gratuito do Google. Em posse desta conta, você precisa estar logado nela, e acessar a página principal do motor de buscas da companhia (acesse http://google.com/).


    Página Principal do Google.

    Por enquanto o serviço de personalização só está funcionando para o site principal. Mas não adianta você acessar essa página, se o sistema constantemente lhe redireciona para a página local de seu idioma/país (a ex.: http://google.com.br/). Caso isso aconteça, você deverá clicar no botão "Google in English" localizado abaixo e a direita do campo de buscas da página. Com isso o redirecionamento lhe enviará novamente para a página principal, onde poderemos começar esse tutorial.


    Escolhendo as Imagens

    Já na página principal do Google (http://google.com/) e logado em sua conta, você será capaz de ver um link no canto inferior esquerdo da página chamado "Change background image". Clique nele com o mouse, e uma janela de iteração aparecerá na sua frente, no centro da página, apresentando todas as opções de personalização disponíveis.


    Janela de iteração para a escolha da imagem de fundo.

    Essa janela permite que você busque imagens de seus álbuns no Picasa (My Picasa Web photos), na galeria pública de imagens do Google (Public gallery), ou mesmo escolher dentre uma das opções do Editor (Editor's picks). Mesmo que nenhuma dessas opções não lhe atenda, você ainda pode utilizar uma imagem disponível em seu computador (From my computer).

    Caso você opte por uma das opções de imagens pré-definidas pelo Google (contidas nos links "Public gallery" e "Editor's picks"), acesse o respectivo menu, selecione a imagem desejada com o mouse, e para finalizar, clique no botão "Select", localizado no canto inferior esquerdo da janela. E pronto! Sua imagem já está estampada como pano de fundo do site de buscas principal do Google, dentro de sua conta ativa.


    Imagem escolhida e automaticamente carregada pelo Google.

    Caso você deseje escolher uma imagem de seu computador, acesse o link "From my computer" do menu de opções na coluna da esquerda dessa janela. Ao clicar nesta opção de menu, você verá a direita, as informações de como proceder para efetuar o upload de qualquer imagem em seu computador, para apresentar a mesma na página principal do Google em sua conta.


    Selecionando a imagem de seu computador.

    Para isso, clique no botão "Choose File", e uma janela do seu gerenciador de arquivos será aberta para que você possa escolher uma das imagens que mais lhe agrada para ser papel de parede no site do Google.

    Após selecionar a imagem, clique no botão "Upload" localizado no canto inferior esquerdo da janela. Lembre-se que essa imagem escolhida por você de seu computador, será automaticamente adicionada ao Picasa, e estará rotulada como "pública" no sistema. Então, se você não quer que sua imagem esteja disponível para outros usuários, não utilize imagens vindas de seu computador para personalizar o sirte de buscas principal do Google sob a sua conta. Outro aviso que a janela lhe apresenta, é um texto ao lado dos botões de "Upload" e "Cancel", informando que você deve selecionar apenas imagens que você possua licença para usar" (no texto original "Only select images that you have confirmed that you have the license to use.").


    Imagem escolhida de seu computador.

    Ao clicar com o mouse no botão "Select" sua imagem será salva nos servidores do Picasa, e imediatamente carregada como papel de parede de sua página de buscas do Google.

    Quando você se cansar da imagem escolhida, é só clicar no link "Remove my background image", localizado no mesmo local onde ficava o link "Change background image". Imediatamente sua imagem será retirada, a página voltará ao padrão de fundo branco, e você poderá novamente iniciar o processo de escolha para uma nova imagem de fundo no site.


    Dica de Última Hora

    Como última dica, vale lembrar que você deve escolher uma imagem que tenha pelo menos o tamanho da resolução de seu monitor, ou superior. Como exemplo, se o seu monitor possui resolução de 1280x1024 pixels, de nada adianta carregar uma imagem de 1024x768 pixels, ou menor. Caso você carregue imagens que possuam dimensões inferiores a resolução de seu monitor, o efeito poderá ser bem desagradável, visualmente falando. Por isso, caso essa seja a resolução de seu monitor, carregue imagens de mesmo tamanho, ou superiores.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L