• Next3: Ext3 com Snapshots

    A Ctera [2], fabricante do appliance de armazenamento, acaba de anunciar que o seu sistema de arquivos Next3 [3] já está disponível. O Next3 é baseado no famoso (mas já aposentado) sistema de arquivos Ext3, e adiciona a capacidade de efetuar snapshots leves do mesmo. Para quem não sabe, atualmente o sistema de arquivos Ext3 está sendo substituído em larga escala por sua mais nova versão, a Ext4. Com o atual fluxo de migração, o Ext3 pode deixar de ser o sistema de arquivos predominante no mundo Linux em muito pouco tempo.


    O Next3 ainda é muito semelhante ao Ext3, tanto que seu formato de armazenamento de dados é o mesmo. outra curiosidade, é que o Next3 pode ser montado como um sistema de arquivos Ext3, a título de compatibilidade 9e apenas em formato read-only), para casos onde o usuário precise acessar seus dados sem precisar que o sistema hospedeiro entenda, ou mesmo conheça esse novo sistema de arquivos. Já o caminho inverso é mais favorável, permitindo que um sistema de arquivos Ext3 possa ser convertido para Next3.

    Quanto ao novo recurso de snapshot, os mesmos são armazenados em especial, em arquivos esparsos, que são criados ao mover blocos de dados delatados ou sobre-escritos, para essa porção mapeada do disco. Quando um arquivo esparso é acessado, todos os arquivos lá movidos são acessíveis na versão em que estavam, temporalmente ao ter sido criado o snapshot.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...s-1020107.html
    [2] Ctera: http://www.ctera.com/
    [3] Next3: http://sourceforge.net/apps/mediawik...itle=Main_Page

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L