• Mozilla Lança Firefox 3.7 Alpha 5

    A Mozilla acaba de lançar o quinto preview para a o Firefox 4.0, chamado de "3.7 Alpha 5". Esse é um preview de desenvolvimento para a última versão da plataforma de renderização Web, a Gecko 1.9.3 Alpha. Para quem não sabe, as versões 3.6.x do Firefox utilizam a versão estável 1.9.2 do Gecko. Esse quinto preview inclui um grande número de alterações e novas funcionalidades, incluindo principalmente mudanças radicais na interface de usuário. Mas os usuários Linux talvez fiquem decepcionados, pois a maioria das mudanças parecem ter sido implementadas para beneficiar apenas os usuários da plataforma Windows.

    Um dos destaques está no gerenciador de atualizações de add-ons e no suporte para o Aero Glass, para a plataforma Windows, mais especificamente, Windows Vista e Windows 7. Essa nova versão também adiciona suporte para o recente (e aberto) formato de video WebM/VP8, desenvolvido pelo Google como parte do projeto WebM. Das alterações de plataforma inclui uma atualização da página about:memory, que apresenta a quantidade de memória sendo consumida, e o suporte para Mac OS X do modelo de evento Cocoa para plugins NPAPI utilizados pela versão 10.1 do Flash, assim como o último plugin Java da Apple. A nova versão também suporta o ChromeWorkers com jscytupes.

    Outra novidade é que, pela primeira vez, a Mozilla inclui o suporte para construções do Firefox em 64-bit para as plataformas Mac OS X e Linux. Entretanto, de nada adianta se as versões 64-bit não suportarem os plugins feitos para funcionar nas versões 32-bit. pelo jeito eles reestruturaram muita coisa o que tornou incompatível o sistema de add-ons já existentes no Mozilla Firefox, para plataforma 32-bit. Outro ponto negativo, é que os próprios desenvolvedores consideram essa versão 64-bit do Firefox, tanto para o sistema da maça, quanto para o do pingüim, como "experimental". Por isso, não é aconselhado utilizar a mesma em ambientes de produção para esses dois sistemas operacionais rodando em arquitetura 64-bit, de forma nativa.

    Entre as outras alterações, também destacamos a inclusão do suporte para aceleração de hardware, via DirectX no Windows, e OpenGL no Mac OS X, sempre que estiverem visualizando videos em HTML5 no formato tela cheia. Também já está presente o suporte para forms em HTML5, além de um grande número de melhorias de performance para JavaScript.

    Como alertado anteriormente, não é aconselhado utilizar essa versão do Firefox em ambientes de produção, muito menos de missão crítica. Os desenvolvedores aconselham os usuários que estejam interessados em testar esse quinto preview, que forneçam feedback para os desenvolvedores. Lembrem-se que vocês são parte fundamental para a melhoria e refinamento constante das versões de software lançadas para ambientes de produção.

    Para obter maiores detalhes sobre esse lançamento, acesse as notas de lançamento oficial. O quinto preview do Mozilla Firefox 4.0 está disponível para download nas plataformas Windows (apenas 32-bit), Mac OS X (32-bit e 64-bit) e Linux (32-bit e 64-bit). Todos eles com links para download direto.

    Os interessados em efetuar os respectivos downloads precisam ficar informados que os binários do Firefox 3.7 Alpha 5 estão sob a licença de software para usuário final da Mozilla (Mozilla Firefox End-User Software License Agreement). Já os fontes estão sob um conjunto de três licenças: Mozilla Public Licence, GPLv2 e LGPLv2.1. E fiquem atentos aos que querem ter uma versão estável do Firefox em suas máquinas. A última (versão 3.6.3) foi lançada no início de abril deste ano de 2010.


    Links de Interesse:

    - Mozilla releases Firefox 3.7 Alpha 5 developer preview


    Sobre o Autor: saryshagan


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L