• GoogleCL: Ferramenta de Linha de Comando para Serviços do Google

    Sempre sonhou em utilizar os serviços do Google pela linha de comando? Pois chegou a hora. O Google, pensando em seus usuários, acaba de lançar um novo utilitário que permite aos programadores e usuários avançados terem acesso a uma grande variedade de serviços da empresa utilizando a linha de comando. batizado como GoogleCL (Google Command Line) esse é um projeto de código aberto todo feito em Python, permitindo que os usuários utilizem as bibliotecas gdata do Python [2] (Google Data Python Client Library) para se conectar aos serviços online disponibilizados pela Gigante da Internet.

    Até o momento os serviços suportados pela aplicação são o Blogger, Calendar, Docs, Contacts, YouTube, e o site de compartilhamento de fotos Picasa. O Google postou alguns scripts de exemplo [3] para auxiliar sues usuários, que mostram como criar um novo post no Blogger, uma entrada no Calendar ou Contact, e como efetuar o upload de um video para o YouTube. O mais interessante disso tudo é que o Google planeja disponibilizar o projeto em pouco tempo, para que o mesmo esteja disponível como um pacote para instalação nos repositórios do Debian e do Ubuntu, além dos já disponíveis, pacotes tarball.

    Para obter maiores detalhes sobre essa ferramenta de linha de comando, veja o post introdutório no Blog do Google [5]. O GoogleCL está hospedado no Portal Google Code [5], e liberado sob a Apache License 2.0. Você também poderá ter acesso a um manual [6] sobre o GoogleCL.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...s-1025911.html
    [2] Bibliotecas gdata do Python: http://code.google.com/p/gdata-python-client/
    [3] Scripts de Exemplo: http://code.google.com/p/googlecl/wiki/ExampleScripts
    [4] Post Introdutório no Blog do Google: http://google-opensource.blogspot.co...line-tool.html
    [5] GoogleCL Hospedado no Portal Google Code: http://code.google.com/p/googlecl/
    [6] Manual sobre GoogleCL: http://code.google.com/p/googlecl/wiki/Manual